Questionar
Em um universo todo estruturado sobre o absurdo,
não há nada mais inútil do que questionar exceções.
Pessoas com a mente escravizada, aceita tudo sem nada questionar! Isso é um prato cheio para os lobos que governam esse mundo.
A educação é negada ao oprimido justamente para que ele continue a sê-lo sem questionar, e a se orgulhar de fazê-lo se por acaso conseguir algum dia se "igualar" ao opressor.
Estamos em um mundo sem explicação, uma vivência apresentada, sem que possamos questionar a natureza de nossa realidade, vivendo através de um contrato social, (contratualismo), que dar sentido a toda ignorância e atitudes, acreditando nas lógicas de programação que a vida cria, nos adaptando como pseudocódigo, sendo booleano, (questionando), buscando compreender qual é o destino. E aos 30 anos me pergunto: O que é real? É o que é insubstituível? Nesse mundo mágico, o que me importa é que eu viva minha passagem deixando o sentido para que você continue se redescobrindo, e lembre-se, se atualize com toda lógica, crie sua própria história, questione o jogo da vida, jogue, e vença.
" Quando vejo alguém sofrendo, penso em questionar Deus, mas ao mesmo tempo que direito tenho de interferir no andamento da vida...
Amar!
Amar é dá sem pedir,
é fazer sem esperar,
é querer sem questionar,
é viver sem remediar,
é desejar sem exigir,
é lutar sem parar.
"A minha mensagem é simples: mais do que uma geração tecnicamente capaz, nós necessitamos de uma geração capaz de questionar, capaz de repensar o país e o mundo. Mais do que gente preparada para dar respostas, necessitamos de capacidade para fazer perguntas”.
( no ensaio "Os sete sapatos sujos" (Intervenção no ISCTEM, Maputo). em "E se Obama fosse africano? e outras interinvenções Ensaios". Lisboa: Editorial Caminho, 2009.)
ONTEM E HOJE
Olhava para meu pai comendo tutano e me perguntava: Como alguém tem a coragem de comer aquilo!
Via nas revistas as mulheres do Oriente Médio usarem burcas e me perguntava: Como aceitam tamanha humilhação!
Questionava como pessoas poderiam escrever durante tanto tempo sem lhes faltar assunto!
Onde minha vó, uma senhora idosa, encontrava tanta disposição para ajudar ao próximo, chegando a esquecer de si!
Por que nem todas as pessoas buscam riqueza material?
Hoje, ao questionar, mudo a pergunta para: Quando irei fazer aquilo?
Sobreviventes não têm tempo de perguntar ‘Por que eu?’. Para os sobreviventes, a única reflexão relevante é ‘E agora?’.
Minha vida me levou a descobrir que não fui feito só para acreditar, confiar ou aceitar, que também fui feito para pensar, questionar e desconfiar. Entendi que nunca devemos depender muito mais de fé ou de razão, mas sim do equilíbrio entre fé e razão. E não, não é fácil equilibrar isso.
Vivem em suas zonas de ACOMODAÇÃO e não de conforto como muitos chamam. Não estão confortáveis, estão com medo de mudar, desanimadas, rolando devagar e de costas sobre pedras, sem questionar, sem refletir.
Como são complicadas essas esperas que a gente tem que passar, para que as coisas nos aconteçam com perfeição. Já me questionei o porquê e Deus me respondeu: "Simplesmente confie... o sonho é seu, mas o tempo e a vontade são Minhas, Estou trabalhando para te dar o melhor!
Nietzshe afirma que
"A humanidade tem espírito de rebanho." (Friedrich Nietzsche)
Por isso que existe pessoas que se subordinam a certas condições desumanas para sobreviver, pois a necessidade de ter alguém como seu superior imposta pelo sistema capitalista faz com que fiquemos alienados a tal ponto de não se quer questionarmos o porquê dessa situação miserável de subsistência!!!
O medo de questionarmos aquilo que tanto tempo cremos é tão desesperador, que não temos coragem de olhar pra baixo e ver se o chão que pisamos realmente esteve ali. Mas por conta disso perdemos a oportunidade de descobrir que na verdade sempre soubemos voar!