Questão
Ser idoso, ou sentir-se velho,
eis a questão,
que atormenta o coração...
Osculos e amplexos,
Marcial
A DIFERENÇA ENTRE SER IDOSO OU ESTAR VELHO
Marcial Salaverry
Ser idoso, ou estar velho, realmente essa é uma dúvida crucial, e são situações totalmente diferentes. Ser idoso, é uma verdade da qual não se foge, pois o tempo é inflexível, ele passa e cobra seu tributo, deixando suas marcas, no físico e na alma também.
E essa é a diferença fundamental, ou seja, se as marcas deixadas estão apenas no corpo, ou se a alma também sente a passagem inclemente do tempo.
Então o que se pode definir, é que uma pessoa idosa, é aquela que tem muita idade, que já viveu muitos anos, e apresenta as marcas em seu corpo. Uma pessoa velha, contudo, é aquela que perdeu a alegria pela vida, que se entregou à passagem do tempo, e tem sua alma marcada.
A idade simplesmente vai envelhecendo a matéria, tirando aos poucos a vitalidade da juventude, enquanto a velhice vai envelhecendo o espírito. Assim, pode se dizer que nem sempre um idoso pode ser chamado de velho, se consegue manter seu espírito jovem, ao passo que existem muitos velhos que ainda não são idosos. Apenas se recusam a viver, e se entregam passivamente ao tempo...
Quando apenas sentimos a passagem dos anos sem deixar que isso nos envelheça, ainda sonhamos, ainda temos planos para o futuro, ainda queremos aprender alguma coisa, ainda pensamos em cuidar de nosso físico, praticando algum esporte, quando ainda temos capacidade de amar quem vive conosco, ou de procurar novos amores se perdemos a parceria, enfim, quando não nos recusamos a viver, permitindo que nossa alma se mantenha viva.
Contudo, podemos ser chamados de velhos, se ao invés de procurar atividades, apenas pensamos em descansar, quando sequer temos vontade para ensinar o que um dia aprendemos. Quando deixamos de sentir amor, e apenas queremos reclamar a posse do amor que desejamos que outros nos dediquem.
Precisamos considerar o que L’Inconnu nos diz:
"Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida, mas é velho quando todos os dias parecem ser o último da longa jornada."
Sem dúvida alguma, idoso é aquele que teve a felicidade de viver uma longa vida produtiva, tendo com isso adquirido uma grande experiência, e sempre será preciso lembrar que há que se considerar que a vida é feita de muitas pontes, e temos que saber atravessa-las. Exemplificando, podemos dizer que a juventude é a ponte entre a infância e a maturidade, e é aquela cuja travessia requer os maiores cuidados, pois poderá deixar sequelas para sempre. A maturidade estará marcando a travessia para a idosidade, ou para a velhice, depende de como fizemos as travessias anteriores, e de como estaremos considerando o destino final.
Devemos sempre estar preparados para uma eventual renovação em nossa vida, vivendo de esperanças e jamais de saudade apenas. Devemos viver o momento presente, preparando-nos para o futuro, ao invés de lamentar o que tivemos ou fizemos no passado, destarte, não podemos ficar imaginando que o fim se aproxima, mas sim, devemos curtir o tempo que ainda temos de vida, vivendo-a o mais intensamente possível, viajando, amando, fazendo tudo aquilo que por uma razão ou outra não conseguimos enquanto estivemos atravessando as primeiras pontes.
Levando uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças, o tempo passará rapidamente, mas não sentiremos a velhice chegar.
Com os nossos desejos de UM LINDO DIA, vamos a mais uma citação de nosso guru favorito, o conhecido L’Inconnu:
"As rugas do idoso são bonitas, porque foram marcadas pelo sorriso, enquanto as rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura."
os dia se passam minha mente tudo faz uma questão já sei o que vai fazer, então morre,
nessa cidade de controversas,
desdenho emoções que se perdem em meus pensamentos, a tais sentidos pensa que ser humano não devia ser tão metódico...
Não é questão de guarda mágoa ou perdoa,
na verdade perdoa a gente perdoa
o que você não entende é que perdoar
não é preciso, estar do lado da pessoa
24 horas.
Shirlei Miriam de Souza
Sobre a covardia e a consciência
A covardia coloca a questão: 'É seguro? Mas a consciência coloca a questão, 'É correto?' E chega a uma altura da vida em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta. Então é necessário que não se confunda covardia com consciência. Provocar o outro para que ele tenha uma reação que a gente quer, é manipular a vontade do outro, que diga-se de passagem, deixa-se manipular, talvez porque seja cômodo, tenha medo, ou receba algum benefício em relação a isso. Pois bem, algumas pessoas tem consciência de que uma ação representa várias outras em cadeia, que poderiam interferir na vida de outros. E isso seria injusto. Assim, minha contribuição ao universo é sob hipótese alguma revidar. Eu amo, perdoo, sou grata, peço perdão, sou perdoada, sinto por todas as Dores minhas e compartilhadas, aceito, entrego e sigo. Não sou melhor nem pior que ninguém, apenas corrijo em mim, o que não gosto nos outros. Nina Lee Magalhães
A questão da verdade de uma religião é uma coisa, mas a questão de sua utilidade é outra, diferente. Estou tão firmemente persuadido de que as religiões são nocivas, como o estou de que são falsas.
[in: Porque não sou cristão]
Dizer ou não dizer a verdade...eis a questão.
De educado a politicamente correto engordo engolindo sapos, com um sorriso amarelo e vermelho de raiva.
Insônia...
Eu já não grito mais com ruídos
Já não faço mais questão de cuidar nem do meu umbigo.
Já estou perdido neste mundo de imensidão
Sou um corpo sem alma prestes a incineração
Não viajo mais em minhas memorias
Estou farto de tudo que dizem os que dão esmolas
Sou um ponto sem ter um final
Tenho em mim a razão de se fazer o temporal
Não olho mais a dimensão das feridas
Estou pouco me importando se não cicatrizam
Sou aquele medo que habita um olhar
Sou a flecha escolhida pronta a perfurar
Sou a noite de que quem em sonhos revira o luar
Sou a duvida do tempo ferindo o lembrar
Sou o peso do abismo impedido de voar
Eu sou a estrada de quem quer se encontrar.
Sou o que o tempo proporciona
Bem vindo ao meu momento de insônia!
Enide Santos 13.07.17
Nunca fiz questão de entender
Mas o meu passado, fiz de tudo para esquecer
Por que omitir em sua consciência
É esconder tudo para si mesmo;