Questão
Creio que tudo na vida é uma questão de como nós enxergamos a situação presente. A vida não seria a mesma se não houvesse a oportunidade do recomeço. Percebo no decorrer da minha pouca experiência que o começo é uma surpresa de fatos os quais se desdobram diante de nós, e por muitas vezes os passamos sem o discernimento dos acontecimentos e do leque que se abre diante de nós. E possa ser que em um desses momentos caiamos. É quando olhamos para os lados e o que nos resta são somente dois caminhos, ou permanecer caído, ou nos colocarmos de pé.
Recomeçar é melhor, pois trata-se da certeza do que queremos e de como fazemos novamente ou do que não fazer, ajudando-nos a aguçar nosso discernimento e avaliação daqueles que estão ao nosso redor e de qual é o melhor caminho a se tomar.
Eu havia aprendido rápido, por questão de sobrevivência, que precisava aproveitar as oportunidades à medida que elas surgissem – se surgissem – e olhar para a frente.
A questão,meu bem, é que eu aprendi a decifrar o silêncio.
E foi o que você não disse,que me disse tudo.
A verdadeira questão é: você pode amar o verdadeiro eu? Não a pessoa perfeita que quer que eu seja, não a imagem que tinha de mim, mas quem eu realmente sou.
Viver ou sobreviver? Eis a questão do ser. Quem se iludide vive bem, se compreendes a realidade, sobreviver é o que se tem.
Ser sensível a um grande amor não é questão de romantismo, é está com o coração preparado pra amar!
A questão nunca foi cuidar da saúde, mas justificar a própria decisão, atacando outros , sem assumir o próprio egocentrismo.
Durante a aula de filosofia, eis a questão de um aluno:
Professor, se a dialética não é só conversar, o que é?
A dialética para filosofia, é o encontro de duas ou mais pessoas, cada um chega com uma ideia, ao se encontrarem cada um troca ideia, ao saírem seguem seu caminho com duas ideias ou mais.
Você nunca fez questão de pedir perdão por ter quebrado mais um coração.
Você nunca se importou ao ponto de sentir falta de quem te deixou, de quem tu dizia que mais amava.
O que era real?
O seu amor nunca foi
Nem sua preocupação
Nem sua admiração
Nem seu sorriso
O que era real?
Você nunca sentiu nada real o suficiente para ser considerado sentimento.
Outra questão da aula de filosofia. Professor, como usar a filosofia no dia a dia?
Exemplo, se você mora num condomínio, lá tem um freezer de sorvetes e picolés, para cada um o valor de R$ 2,00 deve ser deixado numa caixa. Seguir essa regra para degustar seus picolés e sorvetes, é a ética.
Durante a aula de filosofia surge a questão: Professor, qual o dia mais importante da sua vida?
- Essa é fácil! É hoje, agora!
Como assim? Não entendi!
- Siga-me! Até ontem vivi o que poderia ser vivido por vários motivos, e aprendi. Hoje, agora, estou vivo e vivendo a vida; por isso é o dia mais importante.
Para um pensante, toda questão que envolve o ser, deveria ser bem vinda, pois não há enunciado que parta do além, sempre somos nós, os humanos, os protagonistas ou antagonistas da situação, quando não, seremos porta vozes.
Ajuda rejeitada também existe!
Algumas pessoas não aceitam ajuda por questão de orgulho ou por não quererem incomodar. Há também pessoas que só aceitam ajuda dos seus familiares ou daqueles com quem têm mais intimidade.
Por isso, é prudente esperar ser solicitado, ser chamado, para estar no lugar certo com as pessoas certas. É sábio reconhecer que nem sempre uma ajuda oferecida é bem-vinda. Há pessoas que não querem ajuda alguma.
Espere ser convidado, solicitado, chamado; não se ofereça. Porém, esteja sempre pronto para servir a quem lhe pedir ajuda, prudentemente levando em consideração as devidas condições para poder fazê-lo.
“Assim quem o convidou vai dizer a você: “Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor.” E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados” (Lc 14:10).
Quando somos solicitados, não somos rejeitados nem envergonhados.
É preciso aprender a respeitar o arbítrio do próximo; se ele não quer ajuda, fique em paz pelo menos por tê-la oferecido, independentemente de não ter sido aceita. Você não será culpado pela rejeição alheia; é o próprio Deus quem te garante:
“Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados” (Rm 8:33).
Ser ou não ser eis questão e pior tomar pedradas no coração ou sua alma armada em marte e na angustia dali um fim
O que aprendi em questão de plano estratégico, é que devemos ter além de um plano A, termos também um plano B, C e D ...
Os acontecimentos da vida podem mudar a todo momento, nem sempre o que planejamos é a receita certa para aquilo que desejamos conquistar. As coisas mudam sistematicamente, não há uma fórmula para controlar as mudanças que o mundo apresenta, as pessoas são voláteis e a vida é muito curta para não arriscar a viver. Só quem vive de verdade está sujeito as transformações da sociedade e acima disso mantém integralmente a sua autenticidade.