Quem
QUEM SOU EU?
Leia: "Êxodo 4:8-17" Quem dá a boca ao ser humano ? [...] sou eu, Deus, o Senhor ( v.11 )
Examine: ...ouvi o Senhor dizer: - Quem é que vou enviar ? Quem será o nosso mensageiro ? então respondi: aqui estou eu. Envia-me a mim ! ( Isaías 6:8 )
Considere: Onde Deus o chama para servi-lo ? O que o impede de segui-lo ?
Mencione o nome de Moisés, e as pessoas pensarão em liderança, força e nos Dez Mandamentos. Elas tendem a se esquecer do assassinato. Perdem de vista seus 40 anos como fugitivo. Deixam de lado seu problema com a ira e sua intensa relutância em dizer sim a Deus.
Moisés fugiu para o deserto por ter matado um homem que perseguia um hebreu como ele. Deve ter gostado de sua vida tranquila no Sinai, porque não quis deixá-la quando Deus apareceu com ordens para marchar ( veja Êxodo 3:1-10 ). Ele inclusive teve uma longa discussão com Deus.
Moisés entrou no jogo de "não sou carta boa", perguntando a Deus: "Quem sou eu...?" ( Êxodo 3:11 ). Deus não lhe respondeu essa pergunta. Nem prometeu livrar Moisés de tempos difíceis. Ele simplesmente disse, "Eu estarei com você" ( v.12 ). E então disse a Moisés quem Ele era: "EU SOU QUEM SOU" ( v.14 ).
É saudável termos o senso de nossa inadequação. Se, porém, usarmos isso como desculpa para evitar que Deus nos use, nós o insultamos. O que estamos dizendo, na verdade, é que Deus não é bom o suficiente.
Pediram a um amigo meu, que deixasse seu trabalho e assumisse uma posição no ministério Cristão. Ele queria fazer isso, pois tinha o desejo de fazer algo diferente, algo mais significativo. Essa oferta para participar numa equipe da igreja, parecia adequar-se perfeitamente. E ele disse: "Não mereço isso pois eles não me conhecem. Não sou bom o suficiente."
Ele está certo. Não é bom o suficiente. O que significa que chegou exatamente ao lugar onde Deus o queria. "O mundo está cheio de pessoas más", disse o pastor Mark Driscol, "e Jesus". Quando descobrimos isso, estamos no lugar exato onde Deus quer que estejamos.
A pergunta não devia ser, Quem sou eu ? E sim, Quem é Deus ? - Tim Gustafson
POSICIONADOS
Leia: "Efésios 4:4-16" É ele quem faz com que o corpo [...] e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. [...] cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio de amor ( v.16 )
Examine: Ele ( Cristo ) é a cabeça do corpo, que é a igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo ( Colossenses 1:18 )
Considere: De que maneira você observa os outros para corroborar seu valor no corpo de Cristo ? Você precisa resolver algum conflito com outro cristão ?
" É uma tarefa muito importante. " Num tom sóbrio e maternal, minha filha de nove anos tentava convencer o irmão caçula a ajudá-la numa pequena missão. Tentando levar oito rolos de papel higiênico da cozinha para o banheiro, ela queria que o irmãozinho fosse atrás dela para garantir que nenhum deles caísse. Como geralmente ele é gentil e generoso, teve alguma dificuldade para compreender a relevância do pedido dela, mas finalmente a seguiu. A divertida conversa entre eles me fez refletir sobre o corpo de Cristo.
Fomos criados para viver com um propósito e queremos ter a certeza de que temos algo para dar. Também fomos criados com o desejo de pertença. Embora Deus planejasse satisfazer estes desejos nele, muitas vezes buscamos algo tangível para encontrar satisfação, mesmo no corpo de Cristo.
Se acreditarmos que a nossa que a nossa relevância no corpo de Cristo advém de qualquer cargo que ocupamos na igreja, distorcemos o nosso propósito, e o da igreja. No entanto, Deus insistiu a igreja para ser representação da Sua glória, não da nossa. Quando fundamentamos nosso senso de propósito naquilo que oslíderes nos pedem, nos preparamos para a decepção e abrimos a porta para os conflitos.
Para funcionar bem como corpo de Cristo, cada um de nós deve:
- Reconhecer que Deus, não o homem, é quem nos coloca na função ministerial ( Efésios 4:7,11 ).
- Submeter-se ao processo ordenado por Deus, equipar-nos para o ministério e submeter-se à supervisão da liderança estabelecida por Deus ( Efésios 4:12 ).
- Crescer para ser cada vez mais parecido com Jesus ( v.15 ).
- Conhecer sua função e ajudar os outros a crescerem espiritualmente ( v.16 )
A igreja existe para demonstrar a bondade e a glória de Deus ( 1 Pedro 2:9 ). Nós, como corpo o revelamos ? - Regina Franklin
Quando vem a tristeza, a gente muitas das vezes fica sem ação, quem sabe a tristeza seja o descanso da felicidade.
SUFICIENTE PARA DAR
Leia: Provérbios 28:21-28
Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem faz de conta que o pobre não existe será amaldiçoado ( v.27 ).
Examine: Deuteronômio 15:9-11 , Salmo 24:8-10
Considere: O que você fará esta semana por alguém que está passando por dificuldades financeiras ? Como o ato de dar aos pobres reflete o amor de Deus ?
Você não precisa muito tempo para ser doador ( 2 Coríntios 6:10 ). Um dia uma amiga me levou a um vilarejo distante em Uganda para conhecer sua família. Por ser a única pessoa branca a visitar o vilarejo em meses, a notícia de um "Muzungu" estar lá, correu rapidamente. Em pouco tempo, 30 crianças se juntaram do outro lado da cerca de palha para me ver falando com a família de minha amiga.
Após fingir que não percebia os seus olhares e cochichos, pedi licença e fui até a cerca. Entrei onde estavam, e, brincando, comecei a correr atrás das crianças que gritando e rindo rapidamente fugiam até suas cabanas - mas logo reapareciam para que eu corresse atrás delas novamente. Foi muito legal demonstrar este amor em ação às crianças ( Lucas 18:16 ).
Nossa brincadeira de "pega" improvisada durou quase uma hora. Quando paramos paramos de brincar com as crianças pegaram minhas mãos e me levaram de volta à cabana de minha amiga. O sogro dela, um pastor sábio e gentil, olhou para as crianças e disse, " Você fez novos amigos. ". Uma nova e amorosa amizade havia sido formada ( Colossenses 1:8 ).
Esta foi uma das muitas vezes que o Senhor usou crianças ou um sábio pastor ou amigo ugandense para lembrar-me que mesmo que meus recursos financeiros sejam limitados ( 2 Coríntios 6:10 ), Deus meu dará oportunidade para demonstrar o Seu amor aos pobres " ...com tristeza no coração, mas seja generoso com ele " ( Deuteronômio 15:10 ). Podemos e devemos dar uma porcentagem de nossa renda para ajudar os necessitados. Podemos também prover o empobrecido com ajuda física, palavras de encorajamento ou outros recursos úteis ( Lucas 6:36 ). Ao darmos, Deus promete que não passaremos necessidades ( Provérbios 28:27 ). - Roxanne Robbins
Quem ama não prende, não quer ser peso e também não perde tempo ou se consome tentando mudar o outro...apenas ama, aceita e deixa solto para seguir a sua jornada se necessário for. Todos trazemos aprendizagem diferente para nos tornarmos seres melhores, mais sábios.
Mudar por causa de pessoas?
Espera ai!
Quem é você?
Você não tem que ser do modo que as pessoas querem que você seja!
Você é você!
Nada mais importa, seja você mesmo até porque todos os outros ja existem!
QUEM É O MEU PRÓXIMO?
Leia: " Lucas 10:30-37 "
Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado ? Aquele que o socorreu ! - respondeu o mestre da Lei... ( vv.36-37 ).
Examine: Oseias 6:6 ; Miqueias 6:8 ; Mateus 10:42
Considere: Quando foi a última vez que você desviou o seu trajeto para ajudar alguém ? Você pode surpreender alguém com uma atitude inesperada e imerecida ainda hoje ?
"Quem é o meu próximo?" É pergunta relevante para um judeu. Cercado por inimigos durante séculos, os judeus da época de Jesus olhavam com desprezo para os samaritanos mestiços que corriam grandes riscos e se casavam com estrangeiros.
"Quem é o meu próximo?" É pergunta relevante para nós. Cercados por países pobres com pessoas carentes; que, comem tortas de lama no Haiti, bebem água contaminada na Índia e adormem sem mosquiteiros no Burundi, questionamos se deveríamos fazer mais pelos que estão há apenas um clique de distância.
Jesus respondeu com a parábola do Bom Samaritano. Ao contrário do sacerdote e do levita ( Lucas 10:31-32 ), figuras religiosas ocupadas demais, assustadas ou obviamente egoístas para ajudar um moribundo à beira da estrada, o samaritano desprezado perdeu um dia de viagem e o salário de dois dias, ao levar a vítima de assalto à modesta hospedaria ( vv.34-35 ).
Jesus concluiu a parábola reformulando a questão. Mudou a pergunta de " Quem é o meu próximo ? " para " Em sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado ? " ( v.36 ). Jesus transformou o substantivo em verbo, e disse que seja quem for o nosso próximo, o que interessa é exersermos boa vizinhança. Nossa atitude é mais importante do que o número de pessoas que ajudamos.
Jesus rejeitou a nossa pergunta feita por razões erradas e semelhante à indagação do judeu, o mestre da lei que indagou " Quem é o meu próximo ? ", para justificar suas atitudes ( Lucas 10:29 ). Nos questionamos para descobrir qual é o mínimo que podemos dar e ainda ser salvos.
Os egoístas perguntam: " Quem é o meu próximo ? ", para ofertar pouco e guardar o restante para si. Os Bons Samaritanos perguntam " Quem precisa da minha ajuda ? " Eles reconhecem que não podem salvar a todos, mas estão prontos para servi-los. - Mike Wittmer
Infelizmente numa guerra quem sofre não é quem provoca ela, não é quem se encontra no poder, e sim, todo um povo, já esquecido e abandonado pelos seus governantes.
Queria ter o poder de mostrar o que existe dentro do meu coração a quem amo, sem precisar dizer uma palavra. ♥
Por que se foi?
Se foi é porque nunca esteve, porque quem vai, deixa em evidência que nunca valeu á pena estar.
Dia da saudade
É bom sentir saudades de quem amamos, daquilo que passou, do que fomos e do que poderíamos ter sido. Ter saudade é ver a vida desfilando na memória, com suas alegorias alegres ou tristes, fantasias e alas da escola de samba "Caprichos do Senhor Tempo”.
No céu
estradas
traçadas
pela fumaça
do bafo do avião.
Quem passeia
por elas
vê as estrelas
brilhando
no chão?