Quedas e tombos
Calvinistas e a Imago Dei
Calvinistas gostam de inferir que depois da queda a imagem de Deus foi totalmente destruída no homem e não há mais nada de bom nele.
Essa é a depravação total Intensiva que o calvinismo ensina!
Agora, a Imago Dei foi Perdida Totalmente na Queda?
Deixemos a Bíblia responder:
Enoque era totalmente depravado como ensina o calvinismo? Será que ele carregava ainda algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Gn 5.24;
Noé era totalmente depravado como ensina o calvinismo? Será que ele carregava ainda algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Gn 6.8; Gn 7.1;
Abrão era totalmente depravado como ensina o calvinismo? Será que ele carregava ainda algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Gn 14.18-19; Gn 18.23-33 (havia homens justos ali?); Tg 2.23-24;
Os homens são totalmente depravados como ensina o calvinismo? Ou será que ainda carregamos algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Lc 11.13 e Tg 3.9.
Portanto, a Imagem de Deus no homem não foi destruída, mas distorcida!
Agradeço a oportunidade!
Marcelo Rissma.
Depois da queda, nenhum homem pode crer sem o auxílio da Graça Preveniente (At 18.27). Se alguém afirma que o homem pode agir em ordem sobrenatural sem uma precedência da Graça Divina, então essa afirmação deve ser rejeitada veementemente, pois é um ataque a Sã Doutrina e a Ortodoxia. Todos que afirmam que o homem só pode crer se houver o auxilio da Graça Preveniente, dá um testemunho Bíblico e Ortodoxo de que toda boa dádiva (graça) e tudo aquilo que o homem recebe do alto (Jo 3.27; Tg 1.17) é dom de Deus.
Se a queda é vontade decretiva segundo o calvinismo, então, à vontade decretiva vai contra a vontade ordenada?
Resposta protocolar calvinista: "é mistério"...
Na verdade é uma das várias contradições bizarras do calvinismo.
Depois da queda e seus efeitos na humanidade, Deus dá a lei não como castigo, mas como graça; pois, por meio da lei todo ser humano caído passa a ter consciência do quão pecador ele é.
Se um homem tira os olhos de Deus e confia em sua própria força, você pode esperar sua queda.
Teologia Arminiana
Na criação do homem Deus lhe deu a função de diácono da criação, mas a queda tornou o homem um comerciante voraz dela.
Todas as confissões do passado, unanimemente admitem um arbítrio morto depois da queda, e que apenas por esse arbítrio, o homem natural não pode ir a Deus, todavia, as mesmas confissões, defendem que após Cristo nos libertar, nosso livre-arbítrio é capaz de fazer o que é espiritualmente bom com toda liberdade. Até a CFW admite essa verdade Bíblica e Ortodoxa.
O criador conhece a tua dor alegria emoção, a tua nobreza depois da queda são motivos fortes para estar feliz com Deus.
Pode confrontar-me eu reconheço a minha queda mesmo estando de pé, a tua nobreza extravagante conforta a minh'alma devassa carente do teu amor, tua luz brilha resgata quem precisa de ti a tudo momento.
Não é bom confrontar a vergonha que te levou ao caos, lembra que a queda foi um aprendizado porém ao levantar você superou a vergonha esquecida, hoje é mais um capítulo feliz.
Não pensa em cair, se cair levanta mas forte para que todos vejam, a queda equilibrou a balança para ser melhor.
Após a queda vem a lição nada vem de graça, enquanto muitos estão no topo vivendo a vitória conheceu a queda levantou a cabeça retomou a dianteira por gratidão.
Depois da queda é hora de reerguer enquanto os demais estão dormindo após as gargalhadas fútil, não fale nada fica calado o céu proporciona a tua vitória.
Quando cê está caído em volta a um círculo de curiosos vibrando tua queda, quando cê está de pé os ma fasejos diz é pura sorte.
Olhando de frente, a queda nem sempre é fracasso, mas o medo de fracassar por não tentar leva à queda e à vergonha em desistir antes de lutar. Isto, sim, é queda e fracasso.
Mania curtume por trás da carapaça esconde o rosto por vergonha e arrependimento depois da queda, o tempo não esconde a vergonha.
Depois da queda, o homem se tornou um egoísta incurável, totalmente centrado em si mesmo, inclinado para o mal, que jamais conseguiria por si mesmo buscar a Deus sem a atuação da Graça Divina.
A imagem de Deus no homem, que foi deformada na queda do primeiro Adão, é restaurada pela obra redentora do segundo Adão (Cristo).
Depois da queda, a humanidade passou a manifestar a universalidade e a profundeza do pecado, numa constante inclinação para o mal.