Que não Sinta Vergonha
Não existe cápsula milagrosa se você não for à luta e tomar o que precisa ser tomado
Vergonha na cara
E não estou falando de emagrecimento
Uma vergonha
Que na vida
Não passarei:
É a de prestar
Continência
À bandeira
Do Império
Porque nasci
Descalça,
Brasileira
E ao poder
Não me
Agarrarei,
Na minha
Áurea tenho
O hemisfério.
Não repito
Lema do
Passado,
Não aplaudo
Quem entoa
Tão pesado
Fardo exaurido:
'Brasil ame-o
ou deixei-o',
Na minha
Alma tenho
O indígeno
E o mistério.
No meu peito
Está escrito
Com o brilho
Das estrelas
Do céu da Pátria,
Com o verde
Das matas,
Com o amarelo
Das nossas
Riquezas,
E com o
Amazônico
Azul do mar
Que com toda
A mística
Consigno:
Brasil ame-o
ou ame-o.
Na atualidade, as pessoas não têm mais vergonha de ser idiotas e passaram a se orgulhar da própria ignorância.
“Construa um presente que não te faça ter vergonha do seu passado.”
Edvaldo José / Mensagens & Poesias
Não deixe que a vergonha causada pelo pecado, tire de vocês o brilho da glória de Deus. Pois, aqueles que muitos foram perdoados vão compreender que da mesma forma que o amor de Deus cobre uma multidão de pecados, a sua graça e misericórdia nos justificam, e nos dão novamente a cada novo amanhecer uma nova chance de recomeçarmos de novo.
A maior vergonha não é mostramos nossas maiores fraquezas, e defeitos. Mas sim, deixarmos de viver as verdades, que Deus coloca diante de nós a cada dia, quando estamos diante Dele, das pessoas ou das situações que passamos a cada dia. Pois cada uma delas, só irá revelar como estamos interiormente quando falarmos e vivermos a verdade, ou por covardia ocultarmos ela a cada momento,
Eu não tenho nenhuma dignidade. Eu quero ser a única pessoa que não morreu com dignidade. Eu vivi a minha vida inteira com vergonha. Por que eu deveria morrer com dignidade?
(George Costanza)
Prudente é saber que não ser
tão incrivel quanto pensa
e tão sábio quanto crê,
tem nome: realidade
O manual da vida não está em textos,
mas em atos.
Talvez difícil seja entender este passo:
Só se aprende perdendo
e assumir o erro não é vergonha,
é um salto.
Isso separa quem almeja ser melhor
e prefere o teto ao buraco.
Não invente desculpas, essa invenção já foi descoberta. Errar é o passo inicial para começar de novo.
Assim como o peixe não foi feito para viver na Lua, nós não fomos concebidos para viver envergonhados. Mas o que você faz? Aonde vai? A maioria enterra isso numa lata de lixo no fundo da alma e segue em frente - ou tenta. Mas as coisas que enterramos nos governam. Aquilo que desconhecemos irá nos destruir.
Para viver livre de condenações, vergonhas e censuras pelo mundo não é preciso transgredir o sistema, ser imoral. O principio da liberdade se encontra na amoralidade.
Um homem de bem não deve encobrir imundícies. Ele deve ter a consciência tranqüila, para amanhã não se envergonhar de si mesmo!
(Um inimigo do povo)
MINHA FRASE 0623 | 21/08/2013
Sim, eu adoro cachorros! O que não adoro são os donos dos cachorros que não têm vergonha na cara e passam a vida inteira incomodando os outros com os cachorros mal educados que têm. Isso eu não adoro. E você?
Conforme observou Jung, a Sombra nos é necessária porque não podemos ser tudo aquilo que, em princípio, poderíamos vir a ser. Precisamos escolher quais aspectos em nós mesmos vamos expressar no mundo. Todavia, se enganarmos a nós mesmos, transmitindo a falsa impressão de que somos só doçura e luz, então a nossa irada e rancorosa Sombra vai manifestar-se em outra parte – nas outras pessoas, em nossa visão do mundo, em nosso corpo e em nossos sonhos (talvez como uma figura sombria e escura, ou através de uma personalidade inteiramente desagradável). A nossa Sombra vai rapidamente nos provocar: "Olhe para mim! Estou aqui!" e podemos ou fingir que ela está "lá fora" ou fazer um sério exame em nós mesmos.
Se expusermos as Sombras à luz, elas desaparecerão como que por magia. Contudo, a maioria de nós tem medo ou, simplesmente, vergonha do nosso lado Sombra; assim, ele permanece escuro e, à medida que aumentamos a intensidade de luz que incide sobre nosso eu consciente, a sombra se aprofunda.
Isso não significa que devamos dar vazão ao lado "escuro" da nossa natureza. Tudo que precisamos fazer é reconhecer nosso eu Sombra, para que não mais precisemos projetá-lo sobre o mundo exterior. Enquanto nos enganarmos com a ideia de que nem sequer poderíamos imaginar-nos desejando a morte de alguém, por exemplo, aqueles impulsos assassinos serão substituídos por outros, como um espelho da nossa Sombra. Não basta dizer as palavras "Acho que eu poderia matar alguém"; precisamos tê-las dentro do coração. Somente quando possuímos a nossa Sombra é que nos tornamos inteiros. ("CRESCENDO E EVOLUINDO COM ALEGRIA", de Gill Edwards)