Qualidades Homem
O homem com conhecimento e sem caráter,
É capaz de manipular e escravizar uma nação,
A fim de suprir seus próprios interesses!
O homem, por natureza, é expansivo, mas tem cara muito amador, ainda não cruzou aquela fase de rebaixar o coleguinha pra se lançar, coisa do jardim de infância meu irmão! Insistir nisso em qualquer âmbito das relações humanas é amadorismo, reflexo de imaturidade. Ninguém tem culpa do 'bullying' ou carência que vc sofreu a vida toda, deve ter sido dificil não é, meu parceiro!? Mas fazer o que? Importante é você saber quem você é de verdade no HOJE e se garantir por excelência, o respeito e a falta dele na conduta corriqueira e na lida com as pessoas é o que faz um menino ser visto como homem ou um homem ser visto como menino.
Deus deu o livre arbítrio ao homem, e o homem? fez as piores escolhas, destruiu o seu corpo, destruiu o planeta, e ainda teve coragem de culpar a Deus pelas consequências de tudo isso.
O homem transformou a convivência humana num ninho de cobras com suas galerias de espelhos para narcisos; mas o céu ainda é aqui.
É, minha pequena não conseguir evitar
E hoje mais um escrito venho lhe entregar.
Que tremenda gratidão, eu contigo namorar.
Logo mais nossa casa iremos começar
E então o casamento iremos apreçar
E com nossos filhos a Deus iremos honrar.
Um poema…
(Nilo Ribeiro)
Um poema que te alcança,
um poema personalizado,
um poema de esperança,
um poema abençoado
não vendo sonho,
ele é pessoal, não se repassa,
eu apenas proponho,
um poema que te abraça
um poema para aninhar,
um poema musicado,
um poema para amar,
um poema apaixonado
não componho ilusão,
não construo utopia,
é um poema de coração,
uma simples poesia
para você ele foi feito,
feito com muito carinho,
para guardá-lo no peito,
para iluminar teu caminho
um poema gostoso,
para ler com calma,
um poema poderoso,
para adentrar tua alma
um poema sem nome,
o título é poema,
mas foi feito por um homem,
que quer teu amor como tema…
Cabine Telefônica
(Victor Bhering Drummond)
Procurei a cabine mais próxima.
Não era para tentar contato
Te ligar, te encontrar.
Era para deixar ali rabiscados meus versos
Soltos ao relento, versando ao léu
Quem sabe nessa mistura rítmica
De pessoas indo e vindo
Entrando e saindo
Eles pudessem tocar mais corações
E assim mais vidas pudessem
Ser tocadas pelo ritmo das canções
Que faz adormecer as guerras
E despertar as paixões
Os homens são dotados de inteligência estratégica certamente para um objectivo positivo. Mas essa mesma inteligência, se aliada ao desejo negativo, pode provocar as maiores atrocidades... Por isso que a história humana já assistiu explosões de bombas atômicas, guerras, escravidões, golpes militares e demais horrores. E a herança deixada no rastro do tempo demora a se dissipar. mais talvez em breve ele mesmo vem!
O pecado está na estrutura e na fundamentação do homem. Para sermos homens precisamos pecar, se alguém nunca pecar, não é homem, mesmo o sábio é um pecador. Existe um constante contraste entre aquilo que o homem é e aquilo que o homem deveria ser. Essa hesitação entre ser uma coisa ou ser outra, em escolher entre o bem e o mal é algo exclusivo dos seres humanos.
(da filosofia de Sêneca)
Lúcio Aneu Sêneca distingue o corpo da alma, o corpo é o que prende a alma e a alma é onde está o verdadeiro homem. Para que a alma se torne pura, ela tem que se libertar do corpo que é um peso que prende a alma nas coisas materiais.
Eus...
(Nilo Ribeiro)
Não sou deste jeito,
não sou como escrevo,
ser humano não perfeito,
dizer o contrário não atrevo
o poeta tem lente de aumento,
sua aquarela tem mais cores,
é imensurável seu sentimento,
seu paladar tem mais sabores
não cabe uma comparação,
entre o homem e o poeta,
este vive uma ficção,
aquele a coisa certa
existe diferença,
mas também semelhança,
vivem com muita crença,
vivem de esperança
eles se confundem,
trocam de personalidade,
às vezes se fundem,
um é o outro de verdade
o homem tem um conhecimento,
o poeta a sua fantasia,
o homem é puro sentimento,
o poeta, bem, é a pura poesia
o homem talvez seja sábio,
o poeta talvez pureza,
o homem talvez seja hábil,
o poeta leveza
o caráter forma o homem,
o poeta é o intelecto,
um vive pelo nome,
o outro pelo afeto
eu não consigo separar,
quem fica no comando,
se o homem que sempre vai te amar,
ou o poeta que continua te amando
personalidade ambígua,
ou dupla identidade,
sei que a união é profícua,
pois os dois amam de verdade
o que está dentro de mim,
o homem e o poeta,
eles teamam sem fim,
e é isto que nos interessa...
Ser
És alma cansada
É um grão na areia
É a peça na máquina
És tudo sozinho
É o reino nada
Ninguém na multidão
Vazio é o teu coração
Sonhas com tudo
Mas não consegue ser
Nem a metade de todo querer
Chamam-te Vaidade,
Talvez Egoísmo,
Por vez Solidão.
Todos tolos não sabem
Que é apenas bicho
O bicho chamado homem.
Livre é o homem que sabe amar sem regras, sem motivos, sem interesses, sem dúvidas. Livre é entregar-se ao amor! E é dentro dele, de um amor desprovido de qualquer sentimento negativo, que a condição de liberdade se torna real e profundamente salutar para a vida humana.
Nada se perde, tudo se transforma! Mais triste do que ver o paraíso sendo destruído é saber que os destruidores estão destruindo a sua própria espécie.