Quadras fim de Curso para Filhos
Lembrete de Rushmore
Estas pedras serão para memória dos filhos de Israel para sempre. - Josué 4: 7
Em 1941, o escultor Gutzon Borglum completou seu trabalho no Monte Rushmore. Os chefes de granito de quatro metros e meio de altura dos presidentes dos EUA agora se destacam como sentinelas de democracia sobre as Black Hills de Dakota do Sul. As imponentes semelhanças de George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt lembram os visitantes da herança e da história de nossa nação.
Deus disse ao líder de Israel, Josué, que tirasse 12 pedras do meio do rio Jordão para um propósito semelhante (Js 4: 1-7,20-24). O Senhor queria que as gerações futuras tivessem um memorial à sua história nacional. Ele queria que eles lembrassem que, ao separar o Mar Vermelho para tirá-los do Egito, Ele também separou o Jordão para levá-los à Terra Prometida. Ele queria que eles vivessem não apenas no presente, mas com a lembrança dos valores, fé e experiências de seus pais fundadores: Moisés, Aarão e Josué.
Deus entende nossa natureza humana e sabe que “fora da vista, fora da mente” ocorre com demasiada frequência em nossa vida espiritual. Precisamos de lembretes físicos das verdades espirituais. Precisamos amontoar pedras, escrever diários e contar histórias de família para nos ajudar a lembrar do milagre das provisões de Deus que nem nós nem nossos filhos podemos nos dar ao luxo de esquecer.
Pense nisso
Como Deus demonstrou ser fiel a você e sua família no passado? Como você pode ter certeza de que vai se lembrar? Com quem você pode falar sobre isso hoje?
Memórias preciosas de ontem podem ser momentos preciosos hoje. Mart DeHaan
É a Sally!
Pais, não provoquem vossos filhos à ira, mas apresentem-nos no treinamento e na admoestação do Senhor. - Efésios 6: 4
Benjamin West estava apenas tentando ser uma boa babá para sua irmã mais nova, Sally. Enquanto sua mãe estava fora, Benjamin encontrou algumas garrafas de tinta colorida e começou a pintar o retrato de Sally. Mas no momento em que a Sra. West voltou, manchas de tinta mancharam a mesa, as cadeiras e o chão. A mãe de Benjamin examinou a bagunça sem dizer uma palavra até ver a foto. Pegando-a, ela exclamou: "Ora, é Sally!" E ela se abaixou e beijou seu filho pequeno.
Em 1763, quando tinha 25 anos, Benjamin West foi selecionado como pintor de história para o rei George III da Inglaterra. Ele se tornou um dos artistas mais famosos de sua época. Comentando sobre seu começo como artista, ele disse: “O beijo da minha mãe me fez um pintor”. Seu encorajamento fez muito mais do que uma repreensão jamais poderia ter feito.
O apóstolo Paulo instruiu os pais: “Não provoque vossos filhos à ira, mas apresente-os no treinamento e na admoestação do Senhor” (Efésios 6: 4).
É fácil perceber o erro em uma criança, mas é difícil olhar além de uma ofensa inocente para ver um ato de criatividade e amor. Que desafio educar nossos filhos de acordo com os padrões de Deus, saber quando dizer: “Está uma bagunça!” E quando dizer: “Ora, é Sally!”
Senhor, dá-nos a sabedoria para fornecer
a atmosfera adequada
para conduzir nossos filhos em seus caminhos
pelo que eles vêem e ouvem. —Sesper
Correção faz muito; o incentivo faz mais. David C. McCasland
Crianças indisciplinadas
Eu tenho nutrido e criado filhos, e eles se rebelaram contra mim. - Isaías 1: 2
Uma vez tive um guaxinim de estimação com o nome de Jason. Tendo carinhosamente me importado com esse "pequeno bandido" por vários meses, fiquei espantada e frustrada quando ele esqueceu minha amizade e se virou para mim. Na verdade, houve ocasiões em que ele afundou os dentes nas próprias mãos que o alimentavam.
O profeta Isaías enfatizou o comportamento indisciplinado do povo de Israel no primeiro capítulo de seu livro. Ele disse que um boi mudo reconhece seu dono, e o asno teimoso sabe o suficiente para voltar para sua própria tenda (v.3). Mas Israel ignorou o terno cuidado de Deus e eventualmente o provocou à ira (v.4).
O povo de Israel se afastou do Senhor como filhos rebeldes. Sua adoração e sacrifícios se tornaram um fedor nas narinas de Deus, pois seus corações estavam distantes Dele. Eles resistiram aos Seus avisos graciosos e finalmente experimentaram o julgamento divino. A terra do leite e do mel foi saqueada e saqueada diante dos seus olhos.
Como crentes, devemos tremer com o pensamento de rejeitar a graça e a misericórdia de Deus. Rendendo-se a Cristo e atendendo ao aviso do Espírito quando pecamos, podemos evitar Sua correção e, em vez disso, desfrutar das bênçãos reservadas a Seus filhos arrependidos.
"Nós amamos você, Senhor Jesus", muitas vezes podemos dizer:
Mas estamos tão dispostos a sua vontade de obedecer?
Vamos prestar atenção ao que o Espírito de Deus quer que façamos,
pois é assim que mostramos a Ele um amor que é verdadeiro. —DJD
Responda a bênção imerecida com obediência sem reservas. Mart DeHaan
Pai número um
Veja que tipo de amor o Pai nos concedeu, que devemos ser chamados filhos de Deus! - 1 João 3: 1
Onde as crianças conseguem as coisas que inventam? Uma noite, enquanto eu estava pegando Steven de 8 anos de idade, se instalou para a noite, ele olhou para mim e disse: "Você é meu segundo pai favorito." Whoa, eu pensei. Estou faltando alguma coisa aqui? Mas então Steve rapidamente me preencheu. “Primeiro, Deus. Ele é meu pai número um. Então você."
Fico feliz que Steven seja capaz de transferir seus sentimentos de amor por seu pai terreno para seu Pai celestial. Mas algumas pessoas têm dificuldade em aceitar esse “outro Pai”. Tudo o que sabem sobre um pai na terra é deserção, abuso, negligência, ódio e dor. Para aqueles que não viram nada a não ser mal de um pai terreno, entregar sua vida a outro Pai - mesmo aquele que é Deus - não é fácil. Mas não é impossível.
Se você luta para amar Aquele que é nosso Pai celestial, lembre-se de que Ele é o pai supremo porque Ele simboliza o amor (1 João 4: 7), graça, misericórdia e compaixão. Ele dá coisas boas a Seus filhos (Mt 7:11). E Ele amorosamente nos corrige para desenvolver nosso crescimento espiritual e maturidade (Hb 12: 9-11).
Até o melhor dos pais terrenos às vezes nos decepciona. Mas você pode sempre confiar em seu pai no céu. Tenha certeza de que Deus é o seu Pai número um.
Um bom pai reflete o amor do Pai celestial. Dave Branon
Há mulheres que desestimulam os filhos a acreditarem em fada do dente, coelhinho da páscoa, papai noel, duendes e outros personagens encantados que fazem parte do imaginário social, ainda em tenra idade, porque para elas esses seres não existem. No entanto, não só acreditam como gastam boa parte do orçamento em cremes para estrias, celulite, gel redutor e creme rejuvenescedor, fantasias que só na imaginação delas é real.
"A educação se aprende em casa. A Escola é local de estudar. E é no dia-a-dia que seus filhos irão praticar tudo o que aprendeu em casa e na escola. Por favor pais, não queira inverter os papéis."
"Olhai e vigiai seus filhos para que no futuro não virem uns marginais."
NOSSA HERANÇA
Herança do
Senhor são os filhos...
—Salmo 127:3
Um amigo meu recentemente escreveu: “Se morrêssemos amanhã a empresa para a qual trabalhamos nos substituiria em questão de dias. Mas a família que deixaríamos para trás sentiria a nossa perda pelo resto de suas vidas. Então, porque investimos tanto em nosso trabalho e tão pouco na vida dos nossos filhos?”
Porque algumas vezes nos exaurimos acordando cedo e dormindo tarde, “comer o pão que penosamente granjeastes” (Salmo 127:1-2), nos ocupamos para deixar nossa marca no mundo e negligenciamos o único investimento relevante, que está acima de qualquer outra coisa — nossos filhos?
Salomão declarou: “Herança do Senhor são os filhos…” — um legado inestimável que Ele nos deixou. “Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da mocidade” (Salmo 127:4) é a sua espantosa comparação. Nada merece mais do nosso tempo e energia.
Não há necessidade de “comer o pão que penosamente granjeastes” trabalhando dia e noite, declarou o sábio Salomão, pois o Senhor cuida de nós (Salmo 127:2). Podemos arranjar tempo para os nossos filhos e confiar que o Senhor vai suprir todas as nossas necessidades físicas. Sejam nossos próprios filhos ou aqueles que discipulamos, eles são o nosso legado eterno — um investimento do qual jamais nos arrependeremos. —DHR
O tempo investido com os filhos
é um sábio investimento. David H. Roper
ENCORAJAMENTO CONSTANTE
Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. —Colossenses 3:21
O Dia dos Pais é comemorado em muitos países ao redor do mundo. Apesar das origens, atividades e comemorações diferirem muito, todos honram os pais por seu desempenho como genitores.
Este ano decidi fazer algo diferente para o Dia dos Pais. Ao invés de esperar por um cartão ou um telefonema dos meus filhos, enviarei palavras de gratidão para eles e para minha esposa. Afinal, sem eles eu não seria pai.
Paulo instruiu os pais para influenciar positivamente no desenvolvimento de seus filhos, ao invés de ser fonte de ira e desânimo. Ele escreveu: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). “Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados” (Colossenses 3:21). Os dois versículos são mencionados em passagens sobre amar e honrar uns aos outros nas relações familiares.
O papel de um pai muda à medida que os filhos crescem, mas nunca termina. Elogios e palavras de ânimo são bem-vindos e não importa se o filho tem quatro ou 40 anos. A oração é sempre poderosa. Nunca é tarde demais para consertar um relacionamento rompido com um filho ou uma filha.
Pais, agora é um bom momento para dizer aos seus filhos, o quanto vocês os amam e os admiram. —DCM
Dar-se a si mesmo é o melhor presente que um pai pode oferecer ao seu filho. David C. McCasland
Nesse país a onde o dinheiro fala mais do que a moral e a honra,filhos matam pais,os pais,filhos,decerto amigos também matam uns aos outros.
A MELHOR HERANÇA
Tu as inculcarás a teus filhos [...] assentado em tua casa, e andando pelo caminho. —Deuteronômio 6:7
Recentemente meu neto me acompanhava enquanto eu cumpria algumas tarefas. Inesperadamente, ele me perguntou: “Então, vovô como o senhor recebeu Cristo como seu Salvador?” Emocionado, contei a ele sobre a minha conversão na infância. Como ele continuava a interessar-se, descrevi como o seu bisavô alcançou a fé em Cristo, o que incluía uma breve visão geral de como ele sobreviveu a Segunda Guerra Mundial. Contei-lhe sobre sua resistência inicial ao evangelho e como a vida dele mudou depois que se tornou cristão.
Mais tarde me lembrei da nossa conversa quando li a passagem bíblica que falava da fé sendo transmitida através das gerações. Em Deuteronômio 6:6-7, Moisés instruiu os israelitas a guardarem no coração as verdades de Deus e compartilhá-las com a próxima geração como estilo de vida: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”
Os cuidados paternos biblicamente corretos não são uma garantia de ter uma descendência santa. Mas quando vemos o interesse por assuntos espirituais na geração seguinte, podemos cultivar o diálogo construtivo sobre a Palavra de Deus. Este pode ser um dos maiores legados dos pais ou avós. —HDF
A melhor herança que os pais podem deixar é o exemplo de uma vida com valores cristãos. Dennis Fisher
O PROFESSOR E A PARTEIRA
Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós. —Gálatas 4:19
A mãe do filósofo da Grécia Antiga Sócrates era parteira. Portanto, Sócrates cresceu observando sua mãe ajudando mulheres a trazerem ao mundo uma nova vida. Mais tarde, esta experiência influenciou seu método de ensino. Sócrates disse: “Minha arte de obstetrícia é em geral como a deles; a única diferença é que os meus pacientes são homens, não mulheres, e a minha preocupação não é com o corpo, mas com a alma que está em trabalho de parto.”
Ao invés de apenas passar adiante informações para os seus alunos, Sócrates usava o processo, às vezes doloroso, de fazer perguntas provocadoras para ajudá-los a obter suas próprias conclusões. Algumas vezes, ensiná-los a pensar parecia um trabalho de parto.
Paulo expressou uma ideia semelhante ao disciplinar crentes na fé quando disse: “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós” (Gálatas 4:19). A preocupação de Paulo era de que cada crente crescesse para atingir a maturidade espiritual à semelhança de Cristo (Efésios 4:13).
Tornar-se como Cristo é uma experiência que dura a vida inteira; portanto, precisamos ser pacientes com os outros e com nós mesmos. Todos nós enfrentaremos desafios e decepções pelo caminho. Mas se em Cristo confiarmos, cresceremos espiritualmente e teremos qualidades de caráter que irradiarão a nova vida. —HDF
A conversão é um milagre momentâneo; o amadurecimento dura por toda a vida. Dennis Fisher
EXPECTATIVA
Ora, se vós […] sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? —Mateus 7:11
Com as mãos cheias de cereais matinais, tentei espiar sorrateiramente alguns peixes no aquário do jardim. Talvez tenha sido a minha sombra na água… ou quem sabe não fui tão sorrateiro quanto pensei. Enquanto me aproximava da grade, 15 enormes peixes dourados correram em minha direção, abrindo e fechando suas bocas freneticamente, na ávida expectativa de receber o alimento desejado.
Por que os peixes agitaram tão furiosamente as suas nadadeiras? Porque a minha simples presença acionou uma resposta condicionada nos seus minúsculos cérebros de peixe, informando-os que eu tinha algo especial para lhes dar.
Ah! Se reagíssemos sempre assim com relação a Deus, e ao Seu desejo de nos dar boas dádivas — uma reação alicerçada em nossa experiência anterior com Ele, que flui de um profundo conhecimento do Seu caráter.
O missionário William Carey declarou: “Espere grandes coisas de Deus. Empreenda grandes coisas para Ele.” O Senhor deseja nos capacitar perfeitamente para aquilo que Ele deseja que façamos, e nos convida a “nos achegar confiadamente” para encontrarmos graça e misericórdia em ocasião oportuna (Hebreus 4:16).
Quando nós, como filhos de Deus, vivemos pela fé, podemos ter uma grande expectativa e a confiança tranquila de que Deus nos dará exatamente o que precisamos, no momento adequado (Mateus 7:8-11). —CHK
A oração sem expectativas é como a descrença disfarçada. Cindy Hess Kasper
ENSINE BEM SEUS FILHOS
Ensinai-as a vossos filhos, falando […] e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. —Deuteronômio 11:19
A Valsa da Bela Adormecida, o Prelúdio de 1812 e A Suíte Quebra-Nozes fizeram parte das músicas da minha infância.
Às vezes, um narrador contava histórias ou — como no caso de Tubby, a Tuba e Pedro e o Lobo — apresentava os sons de diversos instrumentos as minhas irmãs e a mim. Em seu desejo de transmitir o seu amor pela música, meus pais usaram este método como uma ferramenta de ensino. Funcionou! O entrelaçamento entre os contos e melodias clássicas exerceu profundo impacto sobre nós.
Quando um adulto quer transmitir informações importantes à criança, muitas vezes é melhor contar com o apoio de uma história, pois esta é melhor compreendida e apreciada. É especialmente importante contar para as crianças as histórias da Palavra de Deus, porque as verdades duradouras da Bíblia podem moldar o caráter e mostrar as consequências das atitudes (1 Coríntios 10:11). Sementinhas de fé podem ser cultivadas em solo fértil e ajudar as crianças a ver como Deus trabalhou na vida de Seus seguidores através da história. As histórias bíblicas também revelam como Deus está intimamente envolvido em nossas vidas.
O que vimos Deus fazer por nós e o que Ele fez pelo Seu povo através da história deve ser transmitido à próxima geração (Deuteronômio 11:1-21). O futuro dela depende disso. Ensine bem suas crianças. —CHK
O caráter das suas crianças no amanhã, depende do que você colocar em seus corações hoje. Cindy Hess Kasper
HISTÓRIA VIVA
Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É […] Páscoa. —Êxodo 12:26-27
Um famoso filme americano, Uma Noite no Museu retrata as experiências engraçadas vividas por um segurança no museu de história natural. Para ele, a diversão começa quando as obras mostradas adquirem vida durante a noite.
Inspirados pelo filme, os diretores de um museu criaram uma experiência parecida. Os funcionários representavam figuras históricas tais como: cavaleiros em suas armaduras, damas vitorianas e a nobreza egípcia. Quando as crianças chegavam ao museu, diziam-lhes que as personagens na exposição tinham adquirido vida e precisavam encontrar o caminho de volta ao seu lugar de origem. À medida que as crianças levavam os personagens da exposição aos seus devidos lugares, a história tornava-se real para eles.
As crianças não precisam ficar entediadas com a história, especialmente com histórias bíblicas. Veja Moisés, por exemplo: ele escapou da morte quando era criança, foi criado como um príncipe, realizou milagres e recebeu os Dez Mandamentos em tábuas. Elementos históricos interessantes que ensinam as crianças sobre Deus!
Muitas gerações já compartilharam as histórias bíblicas com crianças — desde os tempos do Êxodo 12-13 e Deuteronômio 6. Moisés descreveu as ocasiões em que eram recontadas às crianças, os relatos de vital importância na história judaica.
Por que você não separa um momento para ler as histórias da Bíblia às crianças que fazem parte da sua vida? E quando a narrativa bíblica ganhar vida observe o entusiasmo delas! —HDF
Os que procuram arduamente, encontram os tesouros da Bíblia. Dennis Fisher
Seja luz!
Pois, outrora, éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. —Efésios 5:8
Um amigo meu tem a oportunidade de assistir ao maior campeonato de futebol todos os invernos, como jornalista. Seu trabalho é entrevistar os atletas cristãos e as equipes do Campeonato Nacional para um programa de rádio evangélico.
Há alguns anos, ao iniciar seu trabalho cobrindo importantes competições, decepcionou-se com a atmosfera interesseira e egoísta reinante durante a semana de competições. “Achei aquele lugar muito escuro”, ele diz.
Um dia contou a um antigo jogador de futebol, cristão, como estava se sentindo. O atleta olhou para este meu amigo e disse: “Irmão, você está sendo uma luz nesse lugar escuro.” Esse comentário fez meu amigo lembrar-se do motivo por estar lá e o ajudou a renovar sua empolgação em servir a Deus onde existe a necessidade da luz do evangelho. O comentário o impulsionou a deixar que sua luz brilhasse.
Talvez você trabalhe em um ambiente onde Deus não seja reconhecido, a fé seja escarnecida, e a vida ímpia, aplaudida. Talvez você sinta que esteja indo para “um lugar muito escuro”.
Por que não ser uma luz (Efésios 5:8) — com seus sorrisos, palavras e ações bondosas, e trabalho diligente? Peça a Deus oportunidades para compartilhar as boas-novas de Jesus Cristo. Talvez você seja a única luz que o seu colega de trabalho verá no dia de hoje.
No mundo escuro, o nosso testemunho por Cristo é a luz. Dave Branon
Envie a luz
Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis […] resplandeceis como luzeiros no mundo. —Filipenses 2:15
O empresário americano Mark Bent investiu 250 mil dólares no desenvolvimento e na fabricação de uma lanterna alimentada por energia solar, economicamente viável. Milhares delas foram distribuídas gratuitamente ou por baixo preço às pessoas que vivem em campos de refugiados africanos. Uma carga diária de energia solar fornece sete horas de iluminação, vital para as pessoas em seus lares, escolas e clínicas médicas, onde a escuridão incentivou a ocorrência de crimes e violência.
O contraste entre a escuridão e a luz é uma imagem que sobressai na apresentação bíblica de Jesus, o Messias. “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz” (Isaías 9:2). “A vida estava nele [Jesus] e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (João 1:4-5).
Como seguidores de Jesus, hoje temos o privilégio de sermos os portadores da Sua luz. Paulo insistiu para que os cristãos de Filipos se tornassem “irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” (Filipenses 2:15).
Em vez de termos medo ou sermos oprimidos pela escuridão espiritual que nos cerca, podemos confiar na graça que Deus concede aos Seus filhos para resplandecerem por Ele.
Jesus veio trazer luz ao mundo de escuridão. David C. McCasland
Ter filhos não é um projeto de vida ou um sonho particular, como viajar para os Himalaias. É antes uma questão de justiça cósmica e de rigor filosófico. Alguém sem filhos torna-se quase sempre um sujeito insensível e idealista, em razão de seu conhecimento brutalmente amputado da natureza humana.
Privilégios singulares
[Deus] nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo… —Efésios 1:5
Em Jovem Para Sempre: Minha Amizade com John F. Kennedy Jr., Billy Noonan lembra-se das experiências que compartilhou com o filho do Presidente John Kennedy.
Em 1980, como conta uma das histórias, John Jr. e Billy foram convidados a subir a bordo do porta-aviões USS John F. Kennedy. Em visita monitorada pelo navio, os dois rapazes e seu guia invadiram inadvertidamente uma área restrita. Quando um oficial os parou, o guia apontou para John e disse: “Este navio é do pai dele.” Batendo continência, o oficial saudou John e explicou o seguinte; se um navio da Marinha dos Estados Unidos é batizado com o nome de alguém, considera-se que esse navio pertence àquela pessoa. Então, como filho do homem que dera nome ao navio, John Jr. tinha privilégios especiais.
Este acontecimento ilustra um princípio espiritual vital. Como filhos adotados na família de Deus, nós que fomos salvos, temos a posição de filhos. Paulo escreveu que, como cristãos, Ele nos “predestinou […] para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo” (Efésios 1:5). Por virtude dessa filiação, temos os privilégios singulares destinados aos filhos do Rei dos reis.
Na desafiante viagem por esta vida, podemos nos animar porque nosso “Abba, Pai” (Romanos 8:15) é o dono do navio e reparte tudo conosco. Louvado seja Deus, somos co-herdeiros com Cristo!
A herança do cristão está garantida para sempre! Dennis Fisher