Psicologia Organizacional
Decidimos promover mudanças em nossa vida movidos pela esperança que nos impulsiona ou pela dor que nos força.
Da atuação do psicólogo do esporte, a parte mais difícil de saber é onde ela é mais importante, se na formação do atleta, na atuação do profissional ou quando ele se torna craque.
Tem quem realmente sabe muita coisa e estudou muito, mas está longe do 'ipse se nihil scire id unum sciat' socrático, invalidando assim o próprio saber.
É sabido que podemos nos responsabilizar somente pelo que gostaríamos de dizer, e não pelo que os outros entendem daquilo que dizemos.
Seja honesto nesta análise: se a empresa em que você trabalha fosse sua, será que iria contratar uma pessoa como você?
"A harmonia da vida consiste em saber viver com humildade, simplicidade, honestidade e respeito ao ser humano".
Então, a vida acaba por se resumir em um nó: daqueles que a gente não desata porque, dele, depende a nossa existência... mas, também, que não se pode deixar de tentar afrouxar, volta e meia, porque, do contrário, o existir é impossível.
Tudo na vida tem uma função...
A dor de agora, no mínimo, é a minha inspiração.
Se, por um lado, perco um pedaço de mim; por outro, sou apresentada a um "eu" que quero deixar entrar, e acolher, e abraçar.
Sou-me empatia.
Sou-me poesia.
Se você quer livrar-se dos “vampiros emocionais”, liberte-se da necessidade de provar que você é bom. Tenha em mente que pena e omissão é tudo o que as pessoas manipuladoras precisam para te manter cativo – sugando as suas energias. Impor limites é a melhor demonstração de empatia e autodefesa. E se você tem fé o suficiente para insistir que elas podem mudar, boa sorte! Porém, esteja ciente daquelas que preferem te odiar e se vitimizar a admitir necessidade de cura. Em todo caso, não ceda às chantagens, use o “poder do não” e jamais abra mão dos seus valores inegociáveis. Se possível, afaste-se de quem se recusar a te tratar com dignidade.
— Jucelya McAllister
O que a gente espera da outra pessoa é só o que a gente espera da outra pessoa, e isso pouco tem a ver com o que ela realmente tem para dar...
A educação e o compromisso com a outra pessoa também são aspectos da técnica.
As/os melhores profissionais, para além das doutrinas, são pessoas que, por meio do seu serviço, praticam a humanidade...
E se seus cérebros não estivessem sobrecarregados, mas sem inibição - forçados a contar com tudo que estava vindo em sua direção, a cada segundo de cada dia?
O problema é até que ponto ficamos presos no drama de nossas vidas e, quando algo acontece conosco (bom ou ruim), levamos isso para o lado pessoal.
Queremos que nos deem as respostas, mas a verdade é que, por vezes, só precisamos das perguntas certas...
Uma das muitas possibilidades de autodestruição pessoal e de desvalorização afetiva é apaixonar-se erroneamente por uma pessoa descomprometida com o seu bem estar.