Psicologia Organizacional
A cultura organizacional são os valores, regras e hábitos que quando compartilhados, governam os aspectos cognitivos e afetivos de um grupo através da organização dos meios e símbolos pelos quais eles são moldados, expressos e evoluem.
Se quiser mudar uma cultura organizacional, dê o exemplo e pratique incansavelmente a nova cultura dando o exemplo sobre o que você quer que mude!
A cultura organizacional tem vida própria. É nossa responsabilidade direcionar e alinhar a cultura ao propósito real.
Cultura organizacional apoiada em liderança com atitudes sustentadas pelo comando e controle devora a agilidade para lidar com o novo, incerto, complexo, volátil e ambíguo.
O exemplo transmite o DNA da cultura organizacional de uma empresa. É a orientação em atos que fala muito mais alto que qualquer sermão. As atitudes de quem está acima na hierarquia de uma empresa servem de modelo para todos os demais. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O exemplo transmite o DNA da cultura organizacional de uma empresa. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
“A sistematização do conhecimento na área organizacional, que teve seu berço no final do Século XIX e início do Século XX, apresenta, atualmente, mudanças estruturais, motivadas por uma nova concepção do ser humano, pela evolução do conceito de globalização econômica e da dinâmica das novas tecnologias, criando possibilidade para um novo modelo de sociedade. Com conhecimento, liberdade, coragem e ética.”
“Alguns ainda acham que grandes estruturas significam status ou imagem organizacional. Mas, hoje o paradigma é outro: é fazer mais com menos, com menos insumo, menos pessoas, menos estrutura.”
“O mundo caminha para uma nova realidade organizacional, onde o fator diferenciador das organizações de sucesso será cada vez mais a adequada capacitação de seus recursos humanos, em particular de seu corpo gerencial, e a utilização do saber organizacional em toda a sua plenitude.”
“No meio organizacional não é eficaz, nem lógico, implantar um processo de mudança ou desenvolvimento sem um conhecimento prévio das bases estruturais, filosóficas e culturais da organização.”
Gender Balance é muito mais do que representatividade numérica,
é Cultura Organizacional. Isso se constrói!Números se esvaziam, Cultura vive!
Clima organizacional é o adudo para a terra florescer - se bem adubado as sementes florescem, se mal adubado nada floresce, apenas inços ou matos.
A mentoria organizacional tem como objetivo ressignificar o mentorado. Para que colha mais benefícios referentes ao alcance dos objetivos propostos no processo de mentoria, ele / ela deve ser percebido de forma diferente pela sua equipe, seus pares, suas lideranças e a área de Recursos Humanos. O que queremos dizer com isso é que não basta se aprimorar, é necessário que esse avanço seja reconhecido e validado. O seu conceito perante a organização precisa ser ressignificado.
Na mentoria organizacional o mentorado precisa saber que existe espaço para seu desenvolvimento, sentir-se desafiado e entender o que ganha se alcançar o objetivo e o que perde se continuar agindo da mesma forma.
"Missão e Visão organizacional devem ser definidas ou corrigidas na função administrativa do Planejamento".
“O Planejamento Organizacional é a função administrativa propícia para se realizar o diagnóstico Empresarial".
“O Planejamento Organizacional não existe para prover um mapa estático e inamovível à organização e sim para educar todos os componentes da empresa a seguir em uma rota adaptável, rumo ao alcance dos objetivos pretendidos”.