Psicologia Organizacional
Você sabe por que o filho pródigo precisou voltar para casa? Para aprender a ser filho. E para poder tornar-se pai.
Nenhuma fase começa sem aprendizagem. E só termina quando aprendemos. A aprendizagem promove a experiência.
Não deixe que sua solidão faça você se reconectar com pessoas tóxicas. Lembre-se que não se bebe água salgada só porque se está com sede.
A responsabilidade afetiva precisa começar conosco para ser efetiva. Se você não se ama, não se cuida ou não se respeita, não poderá amar, cuidar ou respeitar o outro de forma saudável e duradoura. Só se pode dar o que se tem.
Dia do Psicólogo
Hoje é dia do profissional
Que cuida da nossa saúde mental
Que não deixa à mente se abater
E o nosso corpo adoecer
Todos temos medos e aflições
Que bom que existe a terapia
Desse processo tiramos lições
Através da psicologia
Psicólogo hoje é seu dia
Nosso respeito e reconhecimento
Você muitas vezes nos guia
No controle dos nossos próprios sentimentos
Os banhos de chuvas na infância eram só uma forma de nos ensinar que uma brincadeira inocente se tornaria a preparação para tempestades!
Um vinho necessita de um período em repouso ( decantação), para que as impurezas possam ser excluídas.
De maneira parecida é a mente humana, precisa de momentos de repouso, a fim de que o pensamento possa ser organizado.
A roda do tempo só para quando o tempo acaba e como não sabemos o tempo certo, vivemos o hoje com sabedoria.
A gente sabe sobre o outro tão menos quanto o que não queremos saber sobre nós. Somos esse mix de incongruências difíceis de admitir. Somos o "x" da questão a que, nem sempre, "damos conta" de chegar...
Manifesto do Movimento Sociangustismo
Nós, os Sociangustistas, acreditamos na interseção entre arte, filosofia e vida cotidiana. Nosso movimento surge da necessidade de explorar e expressar as complexidades do convívio social, ansiedade, angústias e política de maneira autêntica e profunda.
- Convívio Social:
Reconhecemos que as relações humanas são intrincadas e muitas vezes desafiadoras. O Sociangustismo busca questionar as normas sociais, promovendo a empatia e a compreensão mútua.
Nossas obras de arte e reflexões filosóficas exploram a solidão, a conexão e a busca por significado nas interações humanas.
- Ansiedade e Angústias:
A ansiedade é uma constante em nossa sociedade moderna. No Sociangustismo, abraçamos a ansiedade como parte da experiência humana.
Nossas pinturas, poemas e esculturas capturam a tensão entre o desejo de segurança e a inevitabilidade do desconhecido.
- Política:
O Sociangustismo não é apolítico. Pelo contrário, a política é uma das nossas principais fontes de inspiração.
Nossas performances, debates e ensaios exploram questões políticas, desafiando o status quo e buscando alternativas mais justas e igualitárias.
- Autenticidade:
Somos contra a superficialidade e a conformidade. O Sociangustismo valoriza a autenticidade acima de tudo.
Nossos artistas e pensadores se esforçam para criar obras verdadeiras, que reflitam suas próprias experiências e visões de mundo.
Junte-se a nós no movimento Sociangustismo e vamos explorar juntos as profundezas da existência humana através da arte e da filosofia!
A gente acha que sabe muito sobre o outro, até perceber que, mesmo sobre nós, as notícias são remotas...
O amor do Pai nos leva às águas de descanso. Então, não precisa ter pressa. Não tenha pressa, tenha foco. A pressa não deixa espaço para reflexões, aí o piloto automático começa a dirigir sua vida.
A gente quer atalhos. A gente quer fórmulas prontas. A gente sente uma necessidade quase que desenfreada e tentadora de acelerar o controle remoto da vida, só pra ter certeza do que vem depois.
Mas, não dá. Isso não está disponível. Nada disso está.
Se você quiser saber o que vem depois, vai ter que esperar. E, nem sempre, deitado ou sentado. Vai ter que entrar no jogo, dançar a música, se sujar. Vai ter que investir. Vai ter que fazer força. Suar. Chorar. Sofrer. Estar na vida implica sentir. Ninguém vai te "salvar" - não porque não haja quem pense ter esse poder, ou até mesmo quem não se coloque à disposição para tentar, ainda que isso seja "impossível". Ocorre que, como dizia Freud: "Não há regra de ouro que se aplique a todos: todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo específico ele pode ser salvo”.
E a gente se salva tentando, ao menos tentando, querendo tentar, se salvar.
Não há nada pronto. Não há teoria que nos salve. Técnica. Métrica. Talvez, apenas talvez, cientes, ou tendo alguma notícia disso, que parte de nós não busque certos processos ou experiências - como até a da psicoterapia ou da análise -, ou sinta frustração, quando da tentativa mal sucedida nesses casos, em que, originalmente, buscava-se alguma "salvação" - ofertada a nós por um ser outro, mágico, poderoso.
É que não está nas coisas. Nas outras pessoas. Está em algo que, somente em você, pode ser construído. Numa possibilidade, mesmo que do tamanho de um grão de mostarda, que faz morada em algum lugar remoto em você. Ainda assim, em você.
Ninguém salva ninguém.
A gente que tem que descobrir, em nós, uma estrada, um traço, um risco, um rabisco, seja lá o que for, e, quem sabe, fazer disso um caminho para se salvar. É artesanal. E personalíssimo.
Deus nos habilita para que possamos viver seus propósitos aqui na terra. Assim vai construindo nossas carreiras. Avante!