Psicologia Organizacional
Não basta pedirmos para que o mundo leia mais, ele precisa nos ver lendo também, pois o exemplo é mais eficiente que o mais elaborado dos discursos.
Há sentimentos que só a poesia pode descrever.
Há sonhos que só são possíveis se, neles, tiver você...
Um precário nível de QE (Quociente Emocional) torna inoperantes até os maiores níveis de QI (Quociente de Inteligência), pois é a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL que aciona as nossas potencialidades enquanto verdadeiras ferramentas do sucesso.
A intervenção psicológica deve estar atuante nos treinamentos, jogos, formação de atletas, competições, viagens e no que diz respeito, tanto ao lado coletivo relacional, quanto no âmbito individual, promovendo otimização da eficácia acionária dos atletas e do clube.
Antes de alguém ousar querer defrontar com os demônios dos outros, faz-se necessário que encare primeiro os seus.
Motivação do esportista é uma condição sine qua non para que os seus resultados sejam de superação de si mesmo.
Quando temos informações enraizadas em nosso cérebro pela memória, fortalecidas através da repetição e da afetividade, tendemos a ver o mundo dentro desse prisma.
Como vemos, interpretamos ou julgamos as coisas ou pessoas, não condiz necessariamente com o que elas sejam de fato, mas sim como nós somos.
Os duelos de egos inflados, travados principalmente nas redes sociais, num mecanismo de autoafirmação, sinalizam claramente os limites intelectuais e morais dos elementos envolvidos.
Alto nível de estresse interfere negativamente no desempenho dos atletas e da comissão técnica, sendo necessário, mais do que se ter consciência dos gatilhos que o acionam, saber lidar com ele e então usá-lo em benefício acionário.
Sapo é sapo, e mesmo que o coloquemos para dormir numa cama com colcha de seda indiana, ele irá logo sentir saudades e preferirá o lago sujo e escuro, que é de sua natureza, portanto não se iluda de que seu sapo virará príncipe, isso só acontece nos contos de fada.
Diante de um problema de difícil resolução a proposta é sobre ele mudar os pontos de vista e analisá-lo sobre outros ângulos, alterando assim o estado de consciência avaliativo.
Talvez o som do acolhimento lhe seja silencioso, mas há de ser sempre um sopro de calor, de acalento e de força...
Para não poluirmos nossa mente, devemos cuidar não somente do que fazemos, sentimos e pensamos, mas também do que observamos, pois quando vemos alguém fazendo algo, acionamos em nosso cérebro, devido ao que chamamos de NEURÔNIOS-ESPELHO, as mesmas áreas afins, sendo como se estivéssemos promovendo tal ação.
No esporte, muitos fracassos ocorrem não devido à falta de talento, de bons técnicos e treinos, mas de psicologia.
Muitas vezes, o que mais nos tem incomodado a nosso respeito ou a outrem, é bem o que nós mesmos temos mais promovido.
Todos nós temos em nosso corpo composição química estelar, estando mais interligados do que imaginamos na dinâmica universal.
A consideração que devemos ter sobre as pessoas não deve ser correlata ao que elas são hoje, mas diante do que elas têm potencial de vir a se tornarem amanhã.
Percebemos o mundo através do nosso conteúdo interno introjetado, e o reconhecimento de algo, em primeira instância, dá-se com o que está mais proeminente em nós mesmos.