Psicologia Organizacional
Desculpe por ser tão antissocial. E me desculpe por não saber expressar o que penso. Me desculpe por não saber responder a sua pergunta. Sou capaz de escrever belas palavras em letras, mas não por palavras. Desculpe parecer um débil mental na forma de agir e pelo meus espasmos. Desculpe por ser diferente dos demais homens. Mas aqui falo o que realmente sofro aos meus alunos e conviventes: eu tenho síndrome de Asperger. Apesar de sentir desprezo por isso, é melhor expor logo. É, ninguém é perfeito. Mas estou tratando já faz sete anos. Tenho me controlado bem.
O narcisista é tão absorto em seu egoismo que é incapaz de lidar com as necessidades dos outros, dando importância somente às dele. Em função de sua personalidade distorcida e inflada, venera a si próprio exaltando seu egocentrismo.
(Psicólogo e Escritor Alexandre Bez, Livro: O Que Era Doce, Virou Amargo)
"Nossa personalidade, enquanto somos jovens, é semelhante à pedra preciosa por lapidar. Mas o tempo, dia a dia, nos desgasta e transforma, até que um novo entendimento da vida nos faça brilhar o coração."
Emmanuel
(Ave, Cristo! / pelo espírito Emmanuel; [Psicografado por] Francisco Cândido Xavier. Brasília: FEB.)
É somente a medida que compreendo os sentimentos e pensamentos que parecem tão bizarros - é somente quando vejo como você os vê, e os aceito como a você, que você se sente realmente livre para explorar todos os cantos recônditos e fendas assustadoras de sua experiência interior frequentemente enterrada.
O 'eu' e a personalidade emergem da própria experiência, e não de uma experiência traduzida... para se encaixar a uma estrutura pré-concebida do eu.
Pouco importa que o estímulo venha de dentro ou de fora, pouco importa que o ambiente seja favorável ou desfavorável. Em qualquer uma dessas condições, os comportamentos de um organismo estarão voltados para a sua manutenção, seu crescimento e sua reprodução.
O amor é substância criadora e mantenedora do Universo, constituído por essência divina. É um tesouro que, quanto mais se divide, mais se multiplica, e se enriquece à medida que se reparte. Mais se agiganta na razão que mais se doa. Fixa-se com mais poder quanto mais se irradia. Nunca perece, porque não se entibia nem se enfraquece, desde que sua força reside no ato mesmo de doar-se, de tornar-se vida. (extraído do livro: Amor, imbatível amor)
Esse é um dos motivos pra eu admirar o Reino animal, porque quando nasce com problema assim a mãe já mata no ninho e come.
O ser humano é uma criatura em conflito e, em grande parte da sua existência, nem de perto é soberano de si mesmo, mas tem seus passos guiados pelo seu inconsciente, e sei o quanto passa a ser perturbador ter consciência disso.
O fato de pessoas não gostarem de você prova que você está vivendo em liberdade.
Empatia é a capacidade de considerar e respeitar os sentimentos alheios. É a habilidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, vivenciar o que a outra pessoa sentiria caso estivéssemos na situação e circunstância experimentada por ela.
O processo de mudança requer que você desaprenda. Requer que você rompa os hábitos do antigo "eu" e reinvente uma nova identidade.
Ao escolhermos uma profissão, relacionamento amoroso ou amizade por uma mera questão financeira, de status e poder, escolhemos também a frustração e a escravidão.
Hobbes disse que o homem é lobo do próprio homem, Rousseau que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe, Voltaire que homem é bom, mas a sociedade o muda, afinal, quem muda de fato? Se pra viver em sociedade o homem deve se moldar ao sistema posto, logo quem muda é o homem, a sociedade apenas segue sendo a representação da vontade humana que Schopenhauer disse brilhantemente em uma de suas obras.
"Não te endureças na estrada que o Senhor te levou a trilhar, em favor de teu resgate, aprimoramento e santificação.
Recorda a importância do tempo que se chama Hoje."
Emmanuel
(Emmanuel (Espírito). Pão Nosso. [Psicografado por] Francisco Cândido Xavier. Brasília-DF: FEB.)