Psicologia Gestalt
Então, numa gestalt, também estamos conversados.
Ninguém enche o saco de ninguém,
você me deixa em paz, eu te deixo em paz – certo?
Fica combinado assim: se não te atrapalho,
você me dá licença de ser assim do jeito que sou?
"Gestalt"
Mesmo aqui encontrei a saída!
Em escadas não calculadas,
Em degraus que se tornam planos.
Onde você começa.
Lugar de nunca terminar!
Espaço reservado!
CONTATO NA GESTAlT
Quando a nossa vida está uma gestalt aberta, buscamos no contato com o próximo uma forma de nos centrarmos. E é nesse campo cheio de pré-contatos e pós-contatos que procuramos nos atualizar, porém o que acontece quando significamos algo errado? Nesse caso, perdemos a chance de perceber pessoas únicas e cheias de potencialidades, destinando elas a tornarem-se meros fundos em nossas vidas, em vez das figuras que elas poderiam ser, mas e se nós nos permitissemos ser contatados por elas? Ai se manifesta para nós, como um fenômeno, um leque de possibilidades, onde essas pessoas introjetam em nosso ser um saber novo, e assim nós podemos ser significativos a elas, projetando a experiência adquirida ao decorrer das nossas atualizações, onde cada função do contato tornar-se uma relação “Eu-Tu” e onde as fronteiras do contato se tornam permeáveis e, por conseguinte, a semi-permeabilidade tão almejada; por fim fechando as gestalten que geram as angustias de nossas relações, isso porque finalmente aprendemos o quanto essas pessoas podem ser significativas para nós, como um insight de que a nossa existência é mais completa pela existência do outro.
A rejeição é, sem dúvida, um dos desafios mais árduos que enfrentamos. Na perspectiva da Gestalt-terapia, a rejeição pode ser vista como uma interrupção no contato, um bloqueio no fluxo da experiência que impede a formação de uma gestalt completa. É um convite para olhar para as partes não resolvidas de nossa história e integrá-las ao todo.
A Gestalt-terapia nos encoraja a perceber que, embora a rejeição possa ser dolorosa, ela também oferece uma oportunidade para o autoconhecimento e crescimento. A dor da rejeição pode ser transformada em uma força motriz para a mudança, impulsionando-nos a fechar ciclos e iniciar novos.
Professor
Alguém um dia se propôs a trabalhar na construção de vidas, estudou psicologia, filosofia e as melhores técnicas de comunicação. Passou dias, horas e minutos, observando o comportamento de todas as faixas etárias do ser humano.
Alguém que se percebeu vocacionado e, atendendo aos apelos do coração, inscreveu-se na batalha de frente da luta milenar contra os analfabetismos. Armado de pouquíssimos recursos materiais,postou-se de peito aberto, levando flechadas federais, estaduais, municipais.
Alguém se especializou nas oficinas mecânicas do ser humano e candidatou-se a reformar conceitos e valores da educação mal orientada.
Alguém se inscreveu no concurso da vida, não se importando de sacrificar o próprio corpo na concorrência desleal de convênios, convenções, tratados e dissídios.
Alguém se fez alheio às dificuldades, tendo plena certeza delas, e saiu disposto a questionar leis, portarias, resoluções e regimentos. Nos desmaios da sobrevivência, impôs-se.
Alguém foi nomeado, designado, empossado para o exercício do magistério, não se perdeu no labirinto do caminho nem se assustou com o fantasma da exigência impossível. Saiu a procurar o aluno perdido, nas balas perdidas da guerra civil.
Alguém convive com a distância, com a fome, com a injustiça, com a carência e a canseira, contudo, ensina gerações a acreditar no futuro, a ter fé e não se deter.
Para um ser assim tão especial, só um nome poderia identificá-lo: PROFESSOR.
" Menos medo, menos ansiedade, menos expectativas no outro, menos rebeldia, menos desculpas para se cuidar, menos desamor e desafetos e mais valor a sua essência e verdade"
Você pode guardar gastando menos. Você pode gastar menos se desejar menos. E vai desejar menos se não se importar tanto com o que os outros pensam de você.
Uma das formas mais eficazes de aumentar suas economias não é aumentando sua renda, mas, sim, a sua humildade.
Você é uma pessoa especial, que tem potencial para ser feliz. Em alguns momentos, a vida parece que vai desmoronar.
Bate o desespero, o desânimo, aquela vontade de sair correndo...
Em outros ocorre o contrário: vem aquela vontade de enfrentar tudo e todos, e um enorme sentimento de impotência.
Se a vida parece inóspita, e a solidão lhe abraça, pense em você como alguém capaz de construir sua história da melhor forma.
Aproprie-se da sua vida, busque trilhar os caminhos que lhe trarão a paz e o reconforto, e não os caminhos tortuosos da mentira e do engano.
Autoestima é algo que se constrói de dentro pra fora e você só conseguirá ergue-la nos momentos em que se perceber como alguém capaz de escrever o próprio roteiro nas páginas da vida que ainda estão em branco.
Não olhe para trás, exceto se for necessário extrair preciosas lições.
Desapegue-se do passado, viva o presente e planeje o futuro.
Siga em frente, adiante....caminhe em busca do verdadeiro EU. Isto é felicidade.
Nunca se esqueça de que nem todo sucesso se deve ao trabalho duro, e nem toda pobreza se deve à preguiça. Tenha isso em mente antes de julgar as pessoas, inclusive você mesmo.
O grande valor intrínseco do dinheiro – e nunca é demais repetir isso – é a capacidade que ele nos dá de termos controle sobre o nosso tempo.
Gastar dinheiro para mostrar às pessoas quanto dinheiro você tem é a forma mais rápida de ter menos dinheiro.
Use o dinheiro para ter controle sobre o seu tempo, porque não ter controle sobre seu tempo é um empecilho universal, e muito forte, para a felicidade. A capacidade de fazer o que quiser, quando quiser, com quem quiser, por quanto tempo quiser, paga o maior dividendo que existe em finanças.
Independência, para mim, não significa parar de trabalhar. Significa fazer apenas o trabalho de que se gosta, com pessoas de que se gosta, nas horas que se quer, pelo tempo que se quer.
Usar o dinheiro para comprar tempo e poder de escolha proporciona um estilo de vida com o qual pouquíssimos itens de luxo podem competir.
Um plano só é útil se for capaz de sobreviver à realidade. E um futuro repleto de incógnitas é a realidade para todos.