Psicologia da Educação
“A Educação está cada vez mais desprovida de professor-leitor-investigador, desvanecendo a paixão de ensinar, que se colide com o descaso do aprender, pois a cultura de “não aprender para ensinar” está disseminada em faculdades e universidades abarrotadas de alunos, que passam pelas suas dependências e saem tão vazios quanto entraram.”
Educação Parte 4
Com referência à qualidade do corpo de professores, fomos informados na estatística apresentada na primeira semana de Maio que os universitários formados em Pedagogia apresentaram o pior desempenho entre todos os formados em cursos superiores em uma prova padronizada de ditado. Ou seja aqui temos um problema básico de formação para o posto de trabalho.
Mas voltando ao item anterior, o maior problema do corpo docente em todos os níveis é o fator cultural.
Por que não me dedico com alegria e afinco às minha obrigações de ensinar durante o período em que tenho que permanecer em meu ambiente de trabalho, já que gastarei este tempo de qualquer jeito?
Por que fico reclamando o tempo todos que sou mal remunerado, que não sou reconhecido etc.
A maior motivação do professor é o progresso do aluno.
Podemos também aqui nos referir à qualidade das instalações das escolas, estado do mobiliário etc. Mas também podemos aqui lembrar que todos os Estados e Municípios recebem o fundo de participação do governo federal, cujo dinheiro tem que ser aplicado no ensino e na saúde. Este fundo, caso o dinheiro seja recebido, o que não acontece desde o inicio de 2013, é suficiente para manter a educação e a saúde de responsabilidade dos municípios e estados.
Para finalizar vamos verificar as necessidades da sociedade e as obrigações do governo com relação à educação.
Desde os tempos de Roma ou antes reconhece-se que é obrigação do governo manter as artes, pesquisas, educação, saúde, saneamento, defesa etc. em troca do pagamento de impostos. Quem não lembra a frase daí a César o que é de César.
Reconhecendo-se este fato, até onde é obrigação do governo manter a educação gratuita para os seus cidadãos?
É óbvio que a educação fundamental é obrigação do governo prove-la gratuitamente e com boa qualidade.
Mas quando chegamos ao ensino médio, observamos aqui um grande ponto de interrogação.
É minha opinião particular, e todos tem o direito de discordar que a sociedade em sua estrutura necessita pessoas com diversos tipos de habilidades.
A maioria dos postos de trabalho que a sociedade oferece aos seus cidadãos e que necessitam ser preenchidos com trabalho de qualidade se enquadram naquela classificação denominada de artífice.
Uma parte dos postos de trabalho necessitam de pessoas melhores treinadas e melhores preparadas e que necessitam ser preenchidos por pessoas capazes e que tenham especialização, que se enquadram na classificação de técnicos.
Uma pequena parte dos postos de trabalham necessitam de pessoas com treinamento em universidades, aqui se enquadrando os médicos, odontólogos, advogados, engenheiros, etc
Por outro lado podemos afirmar que as pessoas diferem em suas habilidades naturais e que estas habilidades podem ser medidas através de testes denominados de testes de QI (coeficiente de inteligência) e QIE (coeficiente de inteligência emocional). Além disto um bom boletim de acompanhamento ao longo dos 8 (9) anos de ensino fundamental muito nos pode dizer a respeito das habilidades daquele cidadão.
Assim o estado pode quantificar os valores percentuais necessários das três categorias, artífices, técnicos e profissionais liberais e prover cursos em qualidade e quantidade suficientes para as três categorias, nas diferentes especialidades.
As categorias de artífices e técnicos podem ser perfeitamente atendidas pelos 4 anos (novamente os 4 anos) de ensino médio.
A categoria de profissionais liberais deverá ser atendida por um curso de ensino médio que poderá ser totalmente ou parcialmente especializado em ciências biológicas, exatas e sociais, conforme as habilidades e interesses dos jovens adolescentes.
Os cursos universitários devem oferecer em qualidade e número de vagas as diversas especialidades de acordo com as necessidades da sociedade.
É obrigação do Estado prover vagas em menor número para especialidades pouco procuradas pelo mercado de trabalho, mas que são necessários para o bom funcionamento da sociedade, tais como letras mortas, arqueologia, filosofia etc.
Este modelo aqui apresentado é em maior ou menor grau adotado pelos países nórdicos.
Devemos nos lembrar de outro dado da estatística apresentada na primeira semana de Maio que o Brasil aplica em sua educação o dobro do percentual do PIB que a Alemanha aplica em seu sistema educacional.
Gostaria de deixar aqui registrado, que não sou contra a continuação do aprendizado pelos cidadãos que assim o desejarem, mas não por conta dos impostos pagos pelos demais cidadãos.
O Estado somente tem a obrigação de oferecer gratuitamente e com boa qualidade educação para atender as necessidades da sociedade e nada mais do que isto.
Abraços a todos
Ninguém pode desejar uma coisa que desconhece. Apenas clamam por educação as pessoa que já têm um pouco de educação e anseiam por ter mais.
Há tantos paradigmas na sociedade atual que nossa educação deve voltar para a Grécia Antiga para sobreviver.
País que chora
clama por revolução
e o povo implora
saúde e educação
O patrão enriquece
as custas do trabalhador
a massa padece
aumentando seu furor
Se o povo é ignorante
Sem estudo, instrução
O governo pinta e borda
Impunidade, mensalão
Delinqüência é conseqüência
Desse sistema doente
E o garoto foge da escola
Pra vender entorpecente
E vamos sendo manipulados
Assistindo TV no sofá da sala
O gigante de olhos fechados
Com muito a dizer e que nunca fala.
Em primeiro momento as pessoas te tratam com grosseria e má educação, aí quando descobrem quem você é estampam um sorriso amarelo no rosto tentando te comprar, quanta hipocrisia! Amo aqueles que amam do jeito que somos...os outros apenas suporto.
Um país no qual falta saúde, educação, segurança e onde se paga os impostos mais alto do mundo precisa ser repensado.
Em teoria, todas as leis de educação falam de metas de desenvolvimento humano: valores humanos, a cooperação, a comunidade, a solidariedade, a igualdade, a liberdade, a paz, a felicidade; eles estão cheios de palavras bonitas. Mas a realidade é que a estrutura básica do sistema de ensino incentiva precisamente os valores opostos: competição, o individualismo, a discriminação, a violência emocional, condicionado, materialismo...
Os princípios da educação, conhecimento, e responsabilidade profissional levados em consideração antes de qualquer ato. Levara qualquer pessoa ao mérito passe o tempo que passar, e será reconhecido até mesmo pelos seus piores inimigos.
"Falar com BOCA CHEIA é falta de respeito e de educação.
Deveria usar o mesmo critério, para quem deseja falar com a MENTE VAZIA."
O perfil tem de ser inspirador. A determinação tem de servir de exemplo para todos. A educação e o caráter têm de prevalecer. Pra mim, o indivíduo não basta ter sucesso, dinheiro e ser bonito.
Eu estava certo: Na educação de nossas crianças, o que não se consegue com ternura não se consegue por nenhum outro caminho.
Olha pra copa
A mais cara do mundo
E é você quem paga
Pelo roubo de um vagabundo
Educação precária
Saúde em alerta
Segurança em falta
E no estádio havendo festa
O que acontece agora
Há muito tempo não se viu
O povo criando voz
Lutando pelo Brasil.
A juventude clama nas ruas
É hora de protestar
Vaiar presidentes
Para o país melhorar
São tantos 20 centavos
E tanta polícia despreparada
Agredindo fisicamente
Quem luta com palavra
Não é guerra ou violência
Só queremos mudanças
O direito a voz
E um futuro pra nossas crianças
É hora de agir como diz no futebol
Com as cores da pátria de um povo viril
Vem pra rua, porque a rua
É a maior arquibancada do Brasil!
Ler e escrever, de per si, não são educação. Eu iniciaria a educação da criança, portanto, ensinando-lhe um trabalho manual útil, e colocando-a em grau de produzir desde o momento em que começa sua educação. Desse modo todas as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes, com a condição de o Estado comprar os manufaturados.
- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Educação, Segurança e Saúde
- Frases sobre aprendizagem que motivam a busca pelo saber
- 57 frases sobre conhecimento para alimentar a mente
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação