Psicologia da Educação

Cerca de 11334 frases e pensamentos: Psicologia da Educação

Para saber se está agindo corretamente com uma mulher, pergunte-se: a trataria assim na frente de seus pais, esposo ou namorado? Se a resposta for não, então você está agindo mal.

Mensurar: "armazenamos" na cabeça um turbilhão de informações, ideias e pensamentos e o quanto isso nos torna capazes ou não de ser uma pessoa melhor...

Tudo foi sistemátizado, mas Podes acreditar não foi impossibilitado.

Um dia o povo despertará.

Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar, sem muletas e sem tropeços.

Antonieta de Barros
BARROS, A. (2011). Falando as mestras. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 11(23), 7–12.

Nota: Trecho de discurso dado em 26 de novembro de 1945, no Teatro Álvaro de Carvalho, na formatura das Magistrandas do Instituto Coração de Jesus de Florianópolis.

...Mais

Nossos filhos estão nos observando ao vivo e o que somos grita mais alto do que qualquer coisa que possamos dizer.

Boa noite,
Seja ela de paz,
sono e sonhos bons
até o novo dia !

⁠Só existe violência, quando faltam argumentos.
Só existe palmada quando não se sabe educar

⁠Aranha metida a valente, é a primeira a morrer na pancada, portanto, saiba que sabedoria vem sempre acompanhada de mansidão, verdades, firmeza e foco no objetivo, sem nunca baixar o nível e nem elevar a voz.

Talvez você tenha esquecido a regra básica de ensinar.
Você não pode abrir a mente do outro se não tiver uma mente aberta.⁠

⁠⁠De que adianta um discurso florido, mas embolorado?
De que adianta tanta inovação discursiva e as velhas e empoeiradas ações?
A mudança não se faz ao falar, mas ao agir!
(sobre a educação brasileira)

⁠"Tecnologia é como honestidade: quem não tem não sabe o que é".

⁠Quem abraça a natureza, entende a sabedoria da vida

⁠A criança aprende mais quando ensinamos com amor do que quando ensinamos com violência.

É muito mais fácil criarem cadeias, criarem um sistema de opressão do que investirem na instrução pública, muito mais fácil prender do que instruir, é muito mais fácil prender um para meter medo no outro, uma sociedade que vive no medo, vitima do estado, pagadora de imposto, para o sustento do governo.

Muitos pais passam maior parte do dia-a-dia, ensinando o filho a ser homem e a filha a ser mulher, eles não ensinam o filho e a filha a serem crianças, até uma determinada idade. Se para muitos a criança não tem idade para escolher a sua opção sexual, uma coisa tem que saber, que a criança é curiosa, e ela vai querer tirar muitas dúvidas, e se você não tem a maturidade de explicar ao seu filho ou filha, alguém vai passar na sua frente para explicar, e ai que se encontra o perigo.

O ócio é necessário à produção de ideias, e as ideias são necessárias ao desenvolvimento da sociedade. Do mesmo modo que dedicamos tanto tempo e tanta atenção para educar os jovens para trabalhar, precisamos dedicar as mesmas coisas e em igual medida para educá-los ao ócio.

Crianças são adultos em treinamento.

⁠Quanto mais você tenta afastar os sentimentos infelizes de uma criança, mais ela fica presa neles. Quanto mais confortavelmente você aceitar os sentimentos ruins, mais fácil será para as crianças eliminá-los.

⁠"Desistir não é uma opção para quem quer transformar a sua vida."

⁠Autossabotagem é como um labirinto criado pela mente, onde nos perdemos entre medos e inseguranças, impedindo nosso próprio progresso.