Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
"Não é fácil colocar em prática as boas atitudes. Porém, é através delas que conseguiremos superar as barreiras e encontrar o melhor caminho para sermos felizes".
"Felicidade é você gostar de tudo que faz. É ficar em harmonia com seu interior. É sorrir. É sentir a sensação de liberdade, de saber que você tem uma família que o ama. É saber transmitir ao próximo também o seu contentamento, sua felicidade e sua alegria".
"Reconhecer suas falhas é um passo importante para o seu crescimento tanto profissional como espiritual. Elas podem ser usadas em seu benefício".
"Em cada experiência vivida, existe "um tesouro perdido". Cada nova descoberta poderá levá-lo a superar as adversidades. Aprenda a encontrar nas crises os benefícios que o levarão a ser uma pessoa entusiasmada, empolgada e encantada pela vida".
É fácil amar quem, a todo tempo, nos acolhe...
O desafio é amar quem nos acolhe quando precisamos de acolhimento, mas também nos chacoalha, quando precisamos de amadurecimento...
Uma das coisas que mais me agrada na pós-modernidade, é a humildade em admitir que não basta somente submeter um problema humano a um sistema lógico-racional. Há também de se submeter a um sistema de lógica cultural e social e lógica emocional, formando assim de certa maneira, uma evolução da lógica matemática e pura, uma lógica humana.
Descobri que o medo não é meu inimigo.
Ele só se torna uma questão quando ignoro que ele existe, quando deixo que ele me domine e que me impeça de seguir em frente.
Mas isso já não é mais medo...
É falta de psicoterapia.
Dedique-se menos à televisão e entretenimentos que causam estados psicológicos negativos. Dedique-se mais às saídas ao campo, às caminhadas, à natação, a plantio de jardins e hortas caseiras...
Assim como a ciência e a arte da agricultura dependem da química e da botânica, a arte da educação depende da fisiologia e da psicologia.
Talvez seja, o meu modo desconexo de VER, o atalho que me leva à conexão com o que há de mais profundo em mim. Em meio às contradições, as curvas me levam ao paraíso do SENTIR. Então, vou remando nos redemoinhos dos nós. Então, finalmente, posso SER, sem fingir...
Eu queria escrever uma coisa bonita,
Mas queria que essa coisa não fosse clichê nem cafona,
Queria que fosse inspirador e forte,
E não palavras vazias como as promessas de um estadista,
Tem que ser profundo e não raso como uma poça,
Se raso for, que seja claro e simples para que todos entendam.
Mas ainda não decidi se falo sobre os conflitos do passado, presente ou futuro,
Ora, ainda são e serão os mesmos conflitos, não?
E não me prendo somente ao que acontece em nosso mundo externo,
Na realidade o objetivo sempre foi falar dos nossos conflitos internos,
Pois resolvendo estes, resolvemos o mundo e a sua destruição pode ser adiada um pouco mais,
Pelo menos até eu conseguir ter um neto e vê-lo crescer.
A melhor maneira de sanar um problema está em sua origem,
Então eu queria escrever uma coisa bonita à respeito,
Mas queria que não fosse clichê nem cafona,
Precisa ser inspirador e bem forte,
Nada vazio,
Precisa ser claro e leve.
Bem desafiador seria escrever de uma forma bonita,
Que o grande câncer que nos matou, mata e matará,
Nada mais é que nós mesmos, e nossas pulsões egoístas,
Mas você já sabia disso, não é?
Cada ato de destruição cometido pelo homem,
Guarda um universo problemático no coração do ser.
Ainda vou escrever algo bonito à respeito,
Que não seja clichê nem cafona...
Quando nos esquecemos do passado e não nos inquietamos com o futuro, vivendo o presente, nos conectamos com o agora. Então o sofrimento cessa e uma janela de possibilidades infinitas se abre bem diante dos nossos olhos, porque não existe outro momento senão o momento presente.
Se eu soubesse o dia da minha morte eu faria uma festa e convidaria a todos que amo, com certeza todos os meus amigos. Se eu soubesse o dia brigaria mais, amaria mais, abraçaria mais, conversaria mais, escutaria mais, pedoaria e pediria mais perdão. Se eu soubesse o dia, faria tudo que faço hoje no entanto com mais intensidade. Se eu soubesse o dia.