Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
Há pessoas que estão sempre querendo tirar o que é seu, tentando passar na sua frente, mesmo quando você está fazendo algo que não é de interesse delas. Essas pessoas insistem em se meter na sua vida apenas para ter o prazer de pensar que vão te "superar". Como diria a personagem de humor Filó: "Ooohh, Coitado(a)!".
"Poeta não e' alguém que sofre muito, mas sim que tem consciência profunda da dor e sabe traduzi-la; externando-a."
Entender que o seu corpo reflete o que você sente, acolher suas dores, reconhecer seu valor, dizer "não" de vez em quando, relaxar um pouco mais...
Isso é saúde mental! Pratique-a!!
Se eu pudesse te dar um conselho, cuide da sua saúde mental. Pois quem te abalou emocionalmente não estará no momento que você mais precisar. E é nessa hora que o mundo desmorona, que optamos por caminhos errados. Não permita que alguém interfira na sua saúde mental. Se você perceber alguma interferência, se afaste da pessoa, e o melhor, procure uma ajuda psicológica.
Você não precisa dizer "sim" para tudo e para todas/os, a fim de ser aceita/o, querida/o, "bem-vinda/o". As melhores relações são aquelas em que são estabelecidos limites saudáveis - o que beneficia você e as outras pessoas.
A maldade e agressividade são elementos importantes em uma luta.
Porém, somente elas não bastam.
Das lutas que ganhei, combinei junto a elas técnica e precisão.
Um lutador completo antes de treinar o corpo precisa treinar a mente!
É fácil amar quem, a todo tempo, nos acolhe...
O desafio é amar quem nos acolhe quando precisamos de acolhimento, mas também nos chacoalha, quando precisamos de amadurecimento...
Uma das coisas que mais me agrada na pós-modernidade, é a humildade em admitir que não basta somente submeter um problema humano a um sistema lógico-racional. Há também de se submeter a um sistema de lógica cultural e social e lógica emocional, formando assim de certa maneira, uma evolução da lógica matemática e pura, uma lógica humana.
Descobri que o medo não é meu inimigo.
Ele só se torna uma questão quando ignoro que ele existe, quando deixo que ele me domine e que me impeça de seguir em frente.
Mas isso já não é mais medo...
É falta de psicoterapia.
Dedique-se menos à televisão e entretenimentos que causam estados psicológicos negativos. Dedique-se mais às saídas ao campo, às caminhadas, à natação, a plantio de jardins e hortas caseiras...
Assim como a ciência e a arte da agricultura dependem da química e da botânica, a arte da educação depende da fisiologia e da psicologia.