Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
Tenho pena das pessoas que tal como eu, sofrem da síndrome do melhor amigo, isto é fatal para a nossa sanidade, especialmente quando o suposto melhor amigo nos trai.
Felizmente para o mundo, eu nunca conheci ninguém que sofresse disto como eu.
Causa-me aflição os seres humanos que se julgam como normais, e que só veem anormalidades psicológicas nos outros.
Quando você percebe o seu valor, deixa para trás um turbilhão de medos. A crítica ou a desaprovação do outro não te afeta mais e não estar mais na dependência do aval das pessoas é extremamente libertador e te permite ser verdadeiramente quem você é.
Angela Cristina Brand
Psicóloga
Nas grandes batalhas que enfrentamos, com certeza, a maior de todas é a da luta pela própria vida. E quando realmente nos deparamos com a doença, seja ela psíquica ou enfermidade física, muitas questões vem á tona e nosso emocional começa a processar sentimentos antes adormecidos. A fragilidade e a impotência, antes imperceptíveis, agora tornam-se as principais protagonistas. O olhar sobre a vida de uma maneira diferente, o desacelerar do ritmo, o enfrentamento da dor e da finitude da vida revelam uma postura diferente perante o nosso modo de ser e de viver. É nesse momento que devemos rever nossas atitudes, nossa forma de absorver os problemas e de como lidamos com as frustrações e com as exigências do dia a dia. Muitas doenças são resultantes de somatizações e a percepção de como geramos nossas dores e sintomas é de grande valia para a prevenção de doenças. O cuidado deve ser constante e o amor pela vida deve ser a base de nossa existência.
O encanto depende do seu jeito de ser e de revelar sua essência. Nada é mais genuíno que um coração leve, uma alma suave e um olhar repleto de ternura e compreensão.
Eu não tenho medo de partidas, pois elas nos ensinam que tudo tem uma finalidade, um propósito e em determinado momento, iremos embora. Assim é a vida...assim é a morte - uma partida de alguém muito especial que pode nos deixar e provocar em nós, uma profunda tristeza, dor e saudade. Nunca nos achamos preparados para enfrentar a perda de alguém, pois de certo modo nos iludimos com a falsa realidade de que podemos ser eternos. Pensar na morte causa angústia e medo, pois o apego atrelado ao desejo de viver é muito forte. Ninguém quer partir, mas fatalmente partirá... Somos efêmeros passageiros de um planeta, com passagem de volta já devidamente confirmada, porém sem data marcada. E a partir desta constatação, devemos nos permitir viver e amar intensamente tudo aquilo que nos for ofertado, pois como numa grande e linda viagem, em determinado momento, nos despedimos desta vida e partimos para além daqui. A partida é nossa maior certeza.
Por isso, não tenha medo da partida, tenha medo de não viver enquanto não partir.
O despertar da nossa mente para uma nova realidade provoca estranhamento, pois aciona sentimentos de medo e angústia, que ao longo da trajetória se tornam familiares e nos deixam confortáveis, ampliando nossas experiências. O que um dia provocou ansiedade pode num outro momento nos proporcionar alegria e completude. Estar aberto ao novo, descortinar horizontes e permitir-se na experiência com o outro é um caminho inesgotável de trocas e aprendizados.
Estar na frequência de boas energias e na sintonia de almas sensíveis preenche seu coração e transporta seus pensamentos para um lugar mais elevado.
O adoecer do Amor
O amor que ultrapassa os limites, que faz adoecer o sentimento, que provoca dolorosas brigas por ciúmes e términos abruptos, que faz o outro esquecer de si mesmo, que rouba do outro até a própria identidade, gerando um sentimento patológico, este amor precisa de cuidados. As pessoas que adoecem e amam demais, precisam de ajuda e tratamento, pois passaram do limiar do amor, perderam seu amor próprio e estão comprometidas emocionalmente. Ofereça seu apoio e sua ajuda. A crítica não permitirá a melhora. Com o olhar embaçado, ela não consegue vislumbrar a saída. Seja ombro, seja a ponte para que esta pessoa possa ser tratada. Amor ao próximo, sempre!
Amadurecer é ter a percepção que chegou o momento para lidar com as situações que a vida nos impõe, com calma e tranquilidade. Quando estou em equilíbrio para harmonizar meus conflitos internos e buscar uma alternativa na solução do problema, eu estou maduro. Assim como a fruta precisa de um tempo para que se torne saborosa, assim nós também devemos estar prontos para sermos cortados das nossas antigas crenças e levados para uma outra situação ... nova, desconhecida. O amadurecimento nos tira daquela árvore e nos joga para o mundo, revelando um horizonte amplo, com muitas possibilidades e oportunidades.
A dor do corte não deve ser sentida como hostil, o corte significa que estamos prontos para enfrentar novos desafios. Mesmo aquela fruta que está madura, se ela permanecer naquela árvore, ela terá seus dias contados... perecerá e então, de que valeu a pena? Mas quando esta fruta é tirada do pé e levada para uma outra situação, ela está cumprindo o seu papel, ela teve a sua utilidade e ao servir a sua missão, ela estará em paz.
Amadurecer é olhar a árvore, mas estar consciente que é preciso seguir o curso da vida!
Superproteção desprotege.
Se focarmos nossas relações na segurança, há grande chance de promovermos relações de dependência.
Quando alguém, se dispõe a arriscar, a tentar algo diferente, difícil, ou até que o exponha a algum desconforto e um outro (pai, mãe, namorado, esposa, amigo) diz:
"não vai, não faz, olha bem, cuidado..."
"Isso não é pra você."
"Será que você consegue?"
A mensagem inicial é de carinho, zelo, preocupação, em outras palavras é um gesto de amor. No entanto, quando esta dinâmica se torna frequente para quase todas ou todas as situações, a mensagem começa a ganhar outro sentido.
Pode ser que quem esteja escutando comece a acreditar que não é capaz de realizar tais atividades, com estas frases se planta a dúvida e se desencoraja. A mensagem de cuidado se transforma em mensagem de impotência.
Desta forma começamos a incentivar que as pessoas sejam mais medrosas, menos ousadas, mais inseguras, e portanto, mais dependentes, pois se elas sozinhas "não são capazes", terão que buscar algo ou alguém que seja capaz ou que gere nela a sensação de potência.
Então, tenha cuidado com o excesso de cuidado, às vezes é importante deixar que seu filho, sua esposa, seu irmão, ou sua mãe, acredite neles mesmos e em suas capacidades de vencer os obstáculos.
Suas perguntas não carecem de minhas respostas, são suas! não me pertencem. Mas se elas dão sentido as paixões e sofrimentos. Te dou todo meu apoio em está do seu lado. Outra boa notícia suportarei sua dor até todos seus traumas desintegrarem-se por completo.
Refletindo sobre a vida...
Descrevo a vida como uma escola, onde o tempo é seu mestre, as disciplinas são os acontecimentos, e como ocorre em toda trajetória escolar, cada disciplina tem um significado diferente para nós e de todas temos que passar por provas, algumas mais difíceis, outras maçantes, outras que são "água" e algumas que nos fazem, até mesmo, perder e repetir de ano. Somos matriculados por Deus, nessa escola, na qual só ele sabe as matérias que o tempo vai nos fazer passar. Nela conhecemos pessoas, criamos laços, nos apegamos, com algumas não nos identificamos tanto, outras compartilhamos todos os nossos momentos...aí de repente, vem a formatura de alguns "alunos" fazendo com que estes, deixem essa escola!! ahhh como isso nos faz sentir dor, saudades(algumas das disciplinas mais duras da vida)...aí vem o mestre(tempo) que nos faz lembrar de cada "aluno" que nos marcou de verdade e é assim
que vamos estudando para cada prova dessa... A alegria também é ensinada pelo tempo, essa talvez seja a matéria mas água com açúcar dessa escola! A trajetória que cada um vai passar nessa escola, só cabe ao pai que nos matriculou e a forma que cada um vai conduzir, cabe a cada aluno... A nós alunos ainda e simples mortais cabe, acreditar em Deus, pois como nosso pai, não foi a toa que ele nos matriculou e no tempo, pois sendo um mestre, ele saberá nos ensinar a passar por todas as dificuldades trazidas em cada disciplina...e assim vamos regidos todos pela disciplina que aprendemos e nunca podemos esquecer seus princípios básicos, essa se chama Fé!
É preciso ter cuidado com as causas que abraçamos. Pior que ser rebelde sem causa, é ser rebelde de qualquer causa. Pense sempre nos motivos, no senso crítico e jamais seja tocado como gado no pasto.
Saboto-me psicologicamente. Acredito em mentiras que eu só contei a mim mesmo, sofro de doenças que nunca tive, amo pessoas que não conheço. Crio desejos, vontades, necessidades insaciáveis e conquisto prêmios que não me satisfazem. Sou um covarde cultuando frases e pensamentos de coragem, dando conselhos que temo seguir e nunca sigo. Aparentemente firme, conscientemente confuso.
A mente humana é a arma mais poderosa do universo, pois todas as outras coisas do universo foram criadas a partir dela.