Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
FUI TROCADA PELA OUTRA
Cadê eu?
Onde é que eu fui parar mesmo?
Me levaram para algum lugar distante, me prenderam ou me mataram. Mas aqui eu não estou. Não! Eu não estou aqui (pelo menos para ELES).
Me despersonalizaram em suas mentes, enterraram a minha identidade. E agora só existe a minha OUTRA “parte” (estudante de Psicologia). Preferem ela, porque é muito mais fácil olhar para alguém e vê um rótulo, do que deixar o comodismo de lado e atravessar a margem de sua superfície.
Eu não penso, eu não sinto, eu não raciocino, eu não ajo, eu não aprendo... Só a OUTRA faz essas coisas! Portanto, “eu” não faço nada que não seja baseado nas teorias estudadas na academia.
O meu olhar para o outro, e a minha curiosidade ao fazer várias perguntas quando converso com alguém, nada disso me pertence, nada disso sou eu. Porque EU não estou aqui, quem está aqui é somente a OUTRA.
E se a OUTRA é quem faz tudo em minha vida, então, ELA não pode se desequilibrar em momento algum. “Raiva? Tristeza? Medo? Ansiedade? Não, nem pensar! Que Psicóloga é essa?” – É isso mesmo, “Psicóloga”, nem esperaram ELA concluir o curso ainda. Mas, mesmo se ELA já tivesse concluído, ELA deixou de ser um ser humano? Virou robô? Assim como o médico, por exemplo, só por ser médico, isso quer dizer que ele não pode adoecer?
Cadê eu?
Onde é que eu fui parar mesmo?
Se você me encontrar por aí, ou melhor, por aqui, muito obrigada! Ficarei muito feliz por ter sido reconhecida. Afinal, não é legal ficar “perdida” por tanto tempo, não é mesmo?
[25/12/15]
Com a psicoterapia conheci o autorreconhecimento, o autoacolhimento e o autoperdão.
Com a psicoterapia, conheci a mim mesma/o...
Em busca de quem somos, da essência que nos constitui, vamos juntando os fragmentos dos "eus" que há em nós.
Somos maré - vezes revolta, vezes mansa.
Nada nos satisfaz. E é justamente por isso que nada nos limita.
É o movimento das nossas águas que nos faz vivas/os.
Esta é a arte de viver...
Saiba respeitar os limites da outra pessoa e tenha um relacionamento duradouro. Lembre-se:"O amor que dura para sempre respeita as fronteiras da outra pessoa".
Não é pelos conhecimentos de que uma pessoa é detentora, que percebemos seu nível de inteligência, mas como ela controla suas próprias emoções a favor dela e dos demais.
Deixe sorrisos;
Deixe lembranças;
Deixe história;
Deixe rastros;
Deixe marco;
Deixe legados...
Só não deixe ser esquecido!
Empatia, vejo muitas pessoas falando sobre, postando sobre, mas ser uma pessoa empática é ser muito mais do que postar ou dizer essa palavra. Ser empático, começa dentro de casa, na família, na roda de amigos, se não for assim, acaba sendo só mais uma palavra.
5 conselhos refletir antes de dormir:
1- Não se sinta culpado por fazer o que é melhor pra você.
2- Viva de acordo com seus valores.
3- Faça mais do que te faz feliz.
4- Seja paciente com seus processos e mudanças.
5- Tudo bem não ser forte o tempo todo (ninguém é).
Cuide de você. Se fortaleça. Tenha admiração pela mulher que se tornou.
Tenha orgulho!Você cresceu e amadureceu, agora quando tentarem tirar o seu chão, você ainda vai conseguir se manter de pé!
Haverá dias em que você vai acordar muito animada dançando enquanto arruma a casa, e terão dias em que você não vai querer nem levantar da cama... uns dias serão bons, outros não. Isso não te mas sempre haverá algo para agradecer.
O caráter mental e comportamental de uma pessoa não deriva da sua condição profissional ou financeira, mas sim dos seus princípios.
O que aprendi com a psicologia em 9 anos foi algo duradouro e permanente. Aprendi que mudanças exigem tempo e, principalmente, esforço. Ocorre que nós vivemos na Era do imediato. Tudo tem que ser rápido, instantâneo e cosmético. "Perca 10 kg em uma semana com a dieta milagrosa das celebridades", "Tenha o corpo dos sonhos com o 'Dr. Perfeição". E nessa busca acabamos pondo em risco nossa saúde. E existe uma fórmula para a mudança. Ela se chama repetição contínua de um determinado comportamento esperado, até que se torne um hábito. Não há atalhos. E se porventura houverem, levarão a objetivos falhos.
Mude, mas mude gradativamente.
Psicologia barata?
O segredo de bem viver... de viver bem
não conte pra ninguém.
Oras, não seja egoísta,
não é bom quando todo o mundo em todo o mundo
está bem?
Pois bem, vamos ficar todo mundo bem.
É só não se entristecer com o que vem,
nem com o que não vem.
Tudo o que vem... vai.
Tudo o que não vem não é pra ser seu,
então fazer falta não vai.
O segredo de viver bem é estar contente com o que vem e o que não vem;
não se entristecer com o que vem, nem com o que não vem.
Aprenda: a vida é assim... um vaivém.
vai... vem
vai... vem
um eterno vaivém, sim
até o fim.