Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
"Dizem que os pais tem que usar a psicologia inversa com os adolescentes, mas nos também precisamos usar com eles."
A beleza é a maior utópia criada pela psicologia humana. Enquanto na África a beleza está sob aqueles de silhueta mais avantajada; nos demais continentes, onde a comida se apresenta de forma mais acessível, batemos palmas a corpos mais próximos da autópsia do que de um desfile de moda
Professor
Alguém um dia se propôs a trabalhar na construção de vidas, estudou psicologia, filosofia e as melhores técnicas de comunicação. Passou dias, horas e minutos, observando o comportamento de todas as faixas etárias do ser humano.
Alguém que se percebeu vocacionado e, atendendo aos apelos do coração, inscreveu-se na batalha de frente da luta milenar contra os analfabetismos. Armado de pouquíssimos recursos materiais,postou-se de peito aberto, levando flechadas federais, estaduais, municipais.
Alguém se especializou nas oficinas mecânicas do ser humano e candidatou-se a reformar conceitos e valores da educação mal orientada.
Alguém se inscreveu no concurso da vida, não se importando de sacrificar o próprio corpo na concorrência desleal de convênios, convenções, tratados e dissídios.
Alguém se fez alheio às dificuldades, tendo plena certeza delas, e saiu disposto a questionar leis, portarias, resoluções e regimentos. Nos desmaios da sobrevivência, impôs-se.
Alguém foi nomeado, designado, empossado para o exercício do magistério, não se perdeu no labirinto do caminho nem se assustou com o fantasma da exigência impossível. Saiu a procurar o aluno perdido, nas balas perdidas da guerra civil.
Alguém convive com a distância, com a fome, com a injustiça, com a carência e a canseira, contudo, ensina gerações a acreditar no futuro, a ter fé e não se deter.
Para um ser assim tão especial, só um nome poderia identificá-lo: PROFESSOR.
O esforço precisa ser diário, e o processo, respeitado. As pessoas sempre colhem o que semeiam. Não existe atalho!
"Toda crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperança."
Emmanuel
(Vinha de Luz! / pelo espírito Emmanuel; [Psicografado por] Francisco Cândido Xavier. Brasília: FEB.)
Desculpe por ser tão antissocial. E me desculpe por não saber expressar o que penso. Me desculpe por não saber responder a sua pergunta. Sou capaz de escrever belas palavras em letras, mas não por palavras. Desculpe parecer um débil mental na forma de agir e pelo meus espasmos. Desculpe por ser diferente dos demais homens. Mas aqui falo o que realmente sofro aos meus alunos e conviventes: eu tenho síndrome de Asperger. Apesar de sentir desprezo por isso, é melhor expor logo. É, ninguém é perfeito. Mas estou tratando já faz sete anos. Tenho me controlado bem.
As mídias sociais não são apenas uma ferramenta esperando para ser usada. Elas têm os próprios objetivos e formas específicas de alcançá-los, usando sua psicologia contra você.
A sútil arte de ligar o foda-se
Ligar o foda-se não significa necessariamente ser indiferente em relação a tudo na sua vida, e sim escolher com o que se importar e foda-se os obstáculos.
Uma pessoa realmente feliz não tem a necessidade de ficar provando a si mesma ou aos outros que é feliz, ela simplesmente é.
Não devemos agir conforme nossos sentimentos mandam, devemos utilizar também a razão.
"Nossa personalidade, enquanto somos jovens, é semelhante à pedra preciosa por lapidar. Mas o tempo, dia a dia, nos desgasta e transforma, até que um novo entendimento da vida nos faça brilhar o coração."
Emmanuel
(Ave, Cristo! / pelo espírito Emmanuel; [Psicografado por] Francisco Cândido Xavier. Brasília: FEB.)
O amor é substância criadora e mantenedora do Universo, constituído por essência divina. É um tesouro que, quanto mais se divide, mais se multiplica, e se enriquece à medida que se reparte. Mais se agiganta na razão que mais se doa. Fixa-se com mais poder quanto mais se irradia. Nunca perece, porque não se entibia nem se enfraquece, desde que sua força reside no ato mesmo de doar-se, de tornar-se vida. (extraído do livro: Amor, imbatível amor)
O processo de mudança requer que você desaprenda. Requer que você rompa os hábitos do antigo "eu" e reinvente uma nova identidade.
Empatia é a capacidade de considerar e respeitar os sentimentos alheios. É a habilidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, vivenciar o que a outra pessoa sentiria caso estivéssemos na situação e circunstância experimentada por ela.
O fato de pessoas não gostarem de você prova que você está vivendo em liberdade.
Esse é um dos motivos pra eu admirar o Reino animal, porque quando nasce com problema assim a mãe já mata no ninho e come.
Existem princípios básicos para uma vida proveitosa, que forma a ética do caráter e aprender a integrá-los é o que forma o sucesso consistente.