Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
O termo Psicologia Positiva não deixa de ser uma crítica à antiga abordagem na psicologia, considerada, então, de Psicologia Negativa.
A Psicologia Positiva faz parte da tendência atual dentro da Renascença Civilizacional 2.0 do incentivo à originalização do Sapiens.
Me parece que a Psicologia Positiva procura atuar em cuidados prévios, sugerindo que as pessoas reflitam sobre seu bem estar e evitem maiores problemas psicológicos.
A psicologia evolutiva pode ser protociência ou pseudociência. A popular é uma pilha de fantasias, algumas falsas e outras incomprováveis. Por exemplo, é falso que as desigualdades sociais sejam determinadas pelo genoma, que todos somos basicamente egoístas e que temos deixado de evoluir por uns 40.000 anos, de modo que somos “fósseis andantes”, que sentimos, pensamos e agimos como se estivéssemos defendendo-nos de leopardos. Veja “Evoluti e Abbandonati”, de Telmo Pievani, publicado em 2014.
Segundo a psicologia, não vemos as pessoas como elas são, vemos as pessoas como nós somos.
Por isso que Jesus nos ensina: Ame ao próximo como a ti mesmo.
Antes da Psicologia o mundo se resolvia entre o certo e o errado, depois da psicologia o porém se tornou regra.
Uma definição simples para Psicologia, é estudo da alma, mas o manual da alma é a Bíblia e a psicologia nega sua eficácia.
Segundo a psicologia, os críticos constantes lutam contra suas próprias inseguranças e as projetam nos outros.
Viva como se fosse o última dia de sua vida, pois a vida é curta para se importar ao que os outros
pensam.
Se no século passado, tivemos o boom da musculação do corpo, no século XXI teremos o boom do pilates da mente!
Em meio às turbulências da vida moderna, onde os minutos fazem toda a diferença, deveríamos ter um momento para descomprimir nossa caixa de entulhos, que vamos acumulando ao longo do tempo. As tensões diárias vão impregnando a mente, gerando estress e sobrecarga. Não adianta ignorar os sintomas, como a fadiga, o cansaço, a ansiedade, a irritabilidade, a insônia talvez. Estes sinais formam um leque de doenças que vão se instalar e perturbar o equilíbrio do nosso organismo. Sei que não é fácil parar o que está fazendo e sair para tomar um ar... mas a pausa consciente das atividades é essencial para nosso bem estar. Muitas vezes, ouvir uma música relaxante, dar uma volta no parque, brincar com seu animal de estimação, jogar bola com seu filho, ler um livro, enfim, fazer algo que te desligue do barulho do mundo e esvazie sua cabeça, já é muito salutar e eficiente para liberar as tensões e ficar mais leve. Não deixe acumular aquilo que pode te fazer mal. Relaxa, respira, distraia...
Por: Angela Cristina Brand
CRP 08/04889
Por amor se vive, por amor se morre, por amor o simples se transforma no extraordinário, por amor buscamos e difícilmente o encontramos.