Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
O psicólogo não deve se render ao desejo de ter todas respostas e ser o dono da razão. Quem já sabe tudo nada tem a aprender, e se não há o que aprender não há motivos para trocar e se relacionar, o que é o oposto da atuação clinica.
Dissociação, acho que é assim que chamam, quando você vai a algum outro lugar em sua mente para suportar o insuportável.
Madame baixo-astral: Ela tem o poder do balde de água fria, que causa desânimo e preguiça para cuidar dos seus olhos. Se você planeja algo, ela lhe diz que é impossível, que você não é capaz e que não vai funcionar para o seu caso.
Garota ocupada: Ela tem o poder da correria. Causa em você a ilusão de que nunca vai haver tempo para exercitar seus olhos. Faz você se ocupar, mas não produzir. Tira o seu foco, sua organização e o seu poder de realização.
"Ter domínio sobre teorias nada mais é que ter domínio sobre teorias. Viver é prática constante, é árduo, é doloroso. Mas também é rico, é aprendizado, é superação... e faz a gente ter um orgulho danado da gente mesmo/a...".
Nós psicólogos somos os alquimistas da contemporaneidade, pois possuímos a fórmula alquímica de transformar o chumbo em ouro.
Tenho observado o quanto o significado da palavra amor-próprio, tem sido associada, quase limitando o sentido da palavra para algo relacionado somente ao autocuidado do corpo, como estética, vaidade. Como se uma tarde de compras ou no salão de beleza fossem a solução dos teus problemas.
Cuidar de si mesmo vai muito além da estética e da aparência exterior, apenas “mascarando” seus desconfortos físicos. A magia do amor próprio não irá funcionar se tu cuidar da tua beleza e continuar maltratando o teu mental. A essência do amor-próprio é mental. Consiste em se auto cuidar, sendo seguro, justo e gentil consigo mesmo e neste processo ir adquirindo controle emocional. Assume a tua responsabilidade pelos teus próprios atos, sem culpar outras pessoas e se dando a autonomia necessária para consertar coisas que tu mesmo causou. Tu se ama quando aceita teus erros, mas os reconhece, não se castiga e não carrega fardos, tu se perdoa por isso e se permite mudar, assumindo o controle dos atos futuros. Teus defeitos não te tornam inferior a ninguém.
Autoconhecimento é fundamental para adquirir uma autoestima saudável. Aprenda a lidar com tuas próprias emoções e momentos difíceis. Seja seguro de quem tu é no mais profundo do teu ser e não te coloca no alvo de críticas destrutivas. Descarta da tua vida coisas que não te fazem bem, te desapega com facilidade de coisas que já não fazem mais parte da tua evolução.
Desconstrua-se da crença de que o amor-próprio significa satisfazer todos os teus desejos e estar sempre mantendo uma postura inabalável de ter razão em tudo, não levar em conta a opinião de mais ninguém, isso é soberania, excesso. Quem se ama, se aceita de forma verdadeira. Quem tem falta deste amor, ama uma imagem distorcida de si próprio, que o cega para o que é real.
Amor-próprio não se resume a uma ação, trata-se de uma maneira de ser e agir.
O pensamento e a nossa mente funcionam como o céu e as nuvens. Tendo em vista que o céu trata-se da mente e o que recebe nossa atenção, e as nuvens são os pensamentos e emoções passageiras.
O céu é fixo, estável, permanente, assim como a nossa mente. O pensamento é mutável, impermanente e instável, como os nossos pensamentos e emoções. As nuvens no céu desempenham o papel dos nossos pensamentos negativos, ansiosos e tempestades e adversidades da vida. Ora as nuvens estão no céu deixando o céu carregado de nuvens em excesso e devido as mesmas pode-se fazer até chover, ora são só algumas nuvens de baixa densidade que não prejudicam na visualização do céu.
O que importa é entender que independente do quão forte for a tempestade o céu vai ficar azul, limpo e brilhante novamente, mas deve-se entender que as tempestades fazem parte do processo do céu/mente. Ou seja, aceite suas emoções, todas elas são necessárias. Saiba fazer chover, mas saiba também quando ser céu azul.
Escrevi como um canal para todos que já passaram por um momento de chuva intensa, a tempestade não vai durar pra sempre e o céu vai voltar a ser azul. Não deixa os pensamentos e situações temporárias acabarem com o que há de melhor em cada um.
"O caos se instalou pouco a pouco, então, pouco a pouco será também o seu desmonte. Comece por você. Reveja seus erros. Faça melhor. Só por hoje. Um passo de cada vez...".
"Sentia-se só.
Ele havia ido embora.
Percebeu-se, finalmente, ali.
Percebeu sua própria companhia.
Nunca mais sentiu solidão...".
INTROVERSÃO E EXTROVERSÃO
Introversão e Extroversão; ambiguidade para uma mesma tentativa, mecanismos de defesa do ego, estar dentro ou fora, ser tímido ou desenvolto, fechar-se ou abrir-se para o mundo: externo e interno?
Ambivalentes aspectos, desejos do inconsciente em busca do mesmo objetivo: o EU IDEAL, o self desejado, a luta constante entre razão e emoção.