Prudente
Seja prudente e sábio ao revelar seus planos às pessoas, tendo discrição e discernimento com que você se relaciona, pois alguns criticarão, interferirão e terão inveja do seu trabalho, queimando o filme da sua produção, em vez de lhe compartilhar com você outros elogios e sugestões.
O cristão sábio, fiel e prudente aplica a sua sabedoria em momentos de provação, perseguição e acusação o autocontrole e busca um equilíbrio saudável para viver o seu cristianismo de forma coerente e sadia, de acordo com os princípios que aprendeu por meio das Escrituras.
O sábio e prudente é cuidadoso com cada atitude e palavra, para não ferir emocionalmente as pessoas. Pois, depois que a confiança é fragilizada, torna-se muito mais árduo reconquistá-la.
Todo aquele que é prudente e anda nos caminhos da sabedoria divina, terá como galardão a prosperidade, a honra e uma a vida plena e abundante. Pois, com ela está o favor do Senhor e todos que dela se alimentam serão sempre bem-aventurados.
Aprender com os erros dos outros é mais prudente e sábio do que aprender com os próprios erros. Isso evitará que você prejudique o relacionamento consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.
É prudente traçarmos perspectivas sem exagerada idealização, já que a propensão ao desvio é inerente à natureza humana.
De acordo com a Bíblia,o homem prudente sabe julgar os fatos da vida, enquanto a mente do tolo é enganosa e cheia de ilusões.
Muitos entendem que os príncipes que granjearam fama de prudentes, devem-no não à sua natureza, mas aos bons conselhos dos que lhe estão ao redor. É um erro manifesto, porque é regra geral, que não falha nunca: um príncipe que não seja prudente por si mesmo não pode ser bem aconselhado, se por acaso não acatar o juízo de um só, muito sábio, que entenda de tudo. (...)
Os bons conselhos, de onde quer que provenham, nascem da prudência do príncipe e não a prudência do príncipe dos bons conselhos.
Niccolò Machiavelli - O Príncipe - cap.XXIII
… um erro do qual os príncipes só com dificuldade se defendem, se não são muito prudentes ou não fazem boa escolha. Refiro-me aos aduladores de que as cortes estão cheias;
Niccolò Machiavelli - O Príncipe - cap XXIII
Não existe positividade tóxica. Um substantivo positivo não pode carregar um adjetivo negativo. O que há é a falta de racionalidade prejudicando o resultado final de certas atitudes. Colocar os pés no chão e pensar antes de agir é um diferencial daquele que é prudente.
É inteligente quem sabe onde quer chegar. É sábio quem sabe onde não deve ir. É inteligente, sábio e prudente quem sabe distinguir por onde ir.
Quando o coração e a cabeça entram em conflito, é sempre o coração que vence. A pobre cabeça acaba sempre por ceder porque é a mais prudente.
O rico explora o pobre, e o poderoso não perde a chance de oprimir e humilhar os fracos. É preciso ser muito prudente com pessoas que exercem o poder, a fim de não ser dominado por elas
(nota de rodapé - Eclesiástico 13)
As decepções advindas das relações humanas surgem da ilimitada expectativa que depositamos nos outros. O resultado da aposta nem sempre é aquele que queremos. Portanto, seja prudente ao jogar todas as suas fichas, os diferentes dificilmente serão iguais.
Não devemos aprisionar o nosso espirito e muito menos o do outro, escolhas são feitas a todo momento, magoar o próximo é sempre muito fácil, por este motivo devemos nos manter serenos e focados, como um motorista em um transito caótico, onde os carros são substituído por pessoas, e a todo instante devemos olhar para os lados, afim de não provocar acidentes irreparáveis que trazem dor.
cabe a cada piloto dessa vida louca, manter-se integro e viver de forma quase que plasmática, e se mesmo assim magoar alguém? Entenda os desejos desse alguém, certamente esse ele sinalizará para distancia minima, evitando assim, novos acidentes, novas magoas, novas dores.
é preciso avaliar seu coração antes das decisões... não é prudente se arriscar vivendo o desconhecido, sem antes estar preparado para o novo.
querendo ou não, nunca seremos capazes de realizar todos os nossos verdadeiros desejos, mas somos obrigados pela vida a fazer o que dá pra ser feito, lembrando sempre que o grande trufo está em fazer o que for, mas faze com amor.
- Relacionados
- Seja Prudente