Prudência
Pensar muito no passado coloca nós em uma gaiola; o mais prudente é focar no agora e planejar o futuro
O insensato se irrita diante dos desafios que não consegue superar , inventa pretextos e culpa pessoas para se desculpar. O sábio tem a prudência, direciona sua raiva para os desafios e não para as pessoas. Ele foca suas energias em soluções. Mais vale a sabedoria 🦉.
Aos conterrâneos brasileiros, ocasionalmente se apresentam "fatos" com uma função social análoga a da arena romana, conquanto, nada verossímil a eloquência de Górgias ou à retórica sofisticada de Protágoras.
O produto do mau emprego do dinheiro é infelizmente a desgraça, porém o bom emprego do dinheiro é honra, prudência, tranquilidade e paz em meio as aflições da vida.
"Nunca há limites para se evitar um conflito quando prudentemente no momento o silêncio for oportuno"
É sábio ouvir tudo com muita atenção. Considere sobre os interesses de quem fala, e responda com poucas palavras, para que não venha a assumir um acordo comprometedor. Um aperto de mão pode criar uma obrigação desastrosa.
Não se torne fiador de alguém ao afirmar: "É verdade."
Considera que tudo o que sabemos se fundamenta em conclusões de outros que também são fiadores.
"Enquanto palavras convencem, exemplos arrastam. Mas é fundamental sabermos para onde estamos indo."
Ande sempre alegre e bem vestido, cuide das aparências sim, mais se preocupe com o interior também, humildade, prudência e paciência.
O homem casado deve ter cuidado, com outros mais sagazes, assim como Adão deveria, se prudênciar com a serpente, em favor de sua mulher.
Um certo sanguessuga, disse uma vez: "eu sempre capturo o meu alvo, quando o mesmo tenta fugir da minha armadilha criando certos movimentos barulhentos, porquanto desperta-me a atenção."
Um jovem decepcionado e frustrado, disse uma vez: "quando achares que a tua vida não presta para nada, joga-te ao mar, saberás que vales mais que o Ouro e a Prata, e entenderás o propósito da tua vida ao tentares sair das ondas das águas."
Não somos bobos; temos consciência do tamanho do dano que podemos causar. Portanto, não abuse da sorte.
A vida é como um cartão de crédito: te permite ir para onde você quiser, mas tem limites. Por favor, use com moderação; se você exagerar, não poderá reclamar quando os boletos chegarem.