Prudência
A prudência em não colocar esperanças nas pessoas pode parecer cética à primeira vista, mas é um convite para um relacionamento mais saudável com a realidade, onde o reconhecimento das limitações humanas nos permite viver com menos frustrações e mais compreensão.
Foram derramadas em nosso coração toda a sabedoria e prudência para que sejamos um povo exclusivo de Deus.
Prudência, conhecimentos e conselhos são as porcões da sabedoria de Deus, dados àqueles que têm propósitos de glorificá-los em suas ações, palavras e pensamentos.
ERRADICANDO A RADICALIZAÇÃO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Às vezes não é medo;
é apenas prudência.
Nem segredo, é discrição...
Pode não ser ódio,
mas irritação, talvez,
ou talvez um talvez,
não exatamente um não...
De repente a bobeira
é simplesmente alegria;
o truque finge a magia...
O simples desconforto
nos parece tédio...
Ou aquele carinho
que aos nossos olhos
parece assédio...
Soa como revés
o que é revisão;
achamos algo estranho
e pode ser estilo...
Ou a liberdade
pode ser compromisso...
O mundo, às vezes,
não é tudo aquilo...
é apenas isso.
Não precisamos ser medrosos, claro, mas devemos saber que o medo é uma defesa que nos mantém a salvo das possíveis agressões do mundo que nos cerca. Ou seja: o medo nos informa. Por isso, temos que aprender com ele e nos manter no ponto de equilíbrio entre a coragem e a prudência.
A esquerda vai na frente e a direita vem bem atrás. Por isso a esquerda é também chamada de progressista porque vão quebrando costumes, valores e tradições; e a direita, mais prudente é chamada de conservadora, porque deseja manter a tradição, os valores e os costumes. Tanto uma como a outra são importantes. Sem esquerda não haveria evolução e o mundo seria uma estagnação. Sem direita, a esquerda não teria limites para seus avanços e o mundo ficaria desequilibrado.
O nível do desafio só vai aumentar!
A grande dica é jamais fugir do problema...
Ao longo dos anos hoje percebo que no dilema das escolhas nesta escola da vida: Entre o importante e aquilo que seja significativo, recomendo prudência e que se escolha o mais significativo, pois as prioridades mudam com o tempo, as coisas perdem a importância, mas os valores nos devemos preservar independente das urgências e emergências do mundo.
O Jesus que disse que devemos perdoar até mesmo nossos inimigos é o mesmo que disse que sejamos prudentes como as serpentes. Não podemos misturar o nobre gesto cristão com ingenuidade!
Os homens notáveis conseguem com graça e humor granjear a simpatia geral. Contudo, tem o devido respeito para com a prudência e nunca rompem com o decoro.
Por mais angustiante que uma situação conflituosa possa representar para um indivíduo, o sucesso na resolutividade dela demandará bom-senso, prudência e razoabilidade.
Toda a vida é um mosaico de plágios.
A maioria imita por preguiça, para se poupar o trabalho de procurar e inventar, ou por prudência, que aconselha os caminhos percorridos e as experiências coroadas de êxito.
… muitos têm tido e têm a opinião de que as coisas do mundo são governadas pela fortuna e por Deus, de sorte que a prudência dos homens não pode corrigi-las, e mesmo não lhes traz remédio algum. Por isso, poder-se-ia julgar que não deve alguém incomodar-se muito com elas, mas deixar-se governar pela sorte
(Niccolò Machiavelli - O Príncipe)
Não tem certeza?! Pense um pouco mais. Ninguém é obrigado a fazer nada por impulso. Haja com prudência!
É mais prudente considerar a opinião daqueles que construíram soluções para problemas semelhantes aos seus.