Prudência
Vasta Sorte de Azares
A prudência não foi vista
Recentemente,
Os excelentíssimos
Desarticularam-se.
Na cédula pomposa
Elegeríamos cardápios,
Opções que limitavam-se
A nenhuma alternativa.
Uma bela dor,
Mostra quem fomos,
Então a bela dor,
Mostra onde estivemos.
Afinal a bela dor,
Mostra quem somos,
Vasta e bela dor,
Nas remissões, logradouros.
Agradeço esclarecer-me
O que foi péssimo,
Sem tuas agressões
Banhadas de exageros,
Eu não distinguiria
Quais receios são sinceros.
Nossas opções
Quase sempre limitaram-se,
A pouca ou nenhuma alternativa.
Das várias desavenças,
Entre ímpares e pares,
Na vasta sorte de azares,
Pinçamos perspectivas.
Lágrimas da Infância Cravada
Pediram-me muita prudência, como se ela fosse côdea que se levasse ao bolso.
Mas, quando a criança crescia isoladamente, deprecoutava por um pedaço de pão, e isto, tornava uma razão de arrogância e pusselâminea a todos que a rodeavam.
E agora quereis! Quereis que cresça-lhe a consciência? Pois então, saiba que ainda ela chora pela inconsistência da vida que lhe é fria, crua e nua. Chora porque desconhece o seu criador divino e porque vê sua infância cravada na folha de um tempo que afundou-se em lágrimas do ser e do desejo, do ter e do viver, do sentir e do fingir.
Assim a letra borática disse.
A prudência do viver será sempre mais eficaz quando alcançamos o equilíbrio para escolher, com sabedoria, as opções que se abrem à nossa frente com a qualidade dos possíveis resultados. Devemos sempre priorizar nossas convicções e agir sobre elas, do que nos iludirmos com ideias alheias, mesmo porque, baseando-se em opiniões diferentes das nossas, sempre teremos a impressão de que alguma coisa faltou no final, para se completar. Se nos anteciparmos demais para obter resultados, não teremos tempo para curtir cada etapa, pois nos faltará a satisfação de todos os momentos desta conquista. O nosso infinito poderá ainda ser maior ou menor que o de outros, para isto basta que realizemos nossos sonhos ou deixemos até de sonhar. Nunca deixe de refletir, mesmo que seja para situações simples como falar, pois suas palavras só serão benéficas se teu silencio não for. Prepare-se para dialogar com pessoas pobres de espirito, não esperando delas nada próximo à riqueza de opiniões, pois seu prejuízo, por não estar familiarizado com o nível dela, será grande.
(teorilang)
É necessário fazer um alerta: na era das redes sociais deve se ter prudência com aquilo que se lê - menos paixão e mais razão.
O que houve com a prudência?
O que é certo ou errado?
Decisões e escolhas realizadas de forma irracional, precipitada, sem empatia alguma baseadas no ódio, tem empurrado muitas pessoas para o caos social, emocional e espiritual.
É preciso urgente realizar um auto-exame sobre si e perguntar; O que estou fazendo?
Este é o caminho?
A prudência é uma vestimenta que nos impede tolices, esta requer perícia e sensatez, para atravessar normalmente um momento difícil, vestir-nos com este traje para nos acautelarmos, se faz necessário, Já que nos permite evitar adversidades que possam surgir pelo caminho, e, consequentemente abertura com indisposições, por meio de opiniões indiscutíveis, que podem gerar conflitos maiores, já que ainda, não houve reconhecimento dos envolvidos a respeito dos fatos e suas consequências previsíveis.
Amo com a ardência
De um coração desejoso
Amo com a prudência
De um espírito amoroso
Amo com a vida
De um toque doce de amor
Amo sem vergonha
De repetir a palavra amor!
É difícil de imaginar o mundo desdenhador da prudência e coragem, indeciso sobre a temeridade e a covardia - era desse modo que o mundo pandêmico era concebido.
PRUDÊNCIA
Quando carente tudo atropela
Não pensa e nem vê a sua indecência
E nem um remendo há de servir
Na explosão sempre há falta dela
Na reflexão matiz de prudência
Pintando a sabedoria de agir.
A prudência recomenda: Não troque o certo pelo duvidoso. Não troque o correto pelo tortuoso. Não troque a progressão pela regressão.
"... Não quero a prudência,
do silêncio que não ressoa.
Vou inventar-me de sonhos,
ainda não vistos..."
Investir em situações que ponderas como relevante é válido. Contudo,prudência ao potencializar energia em algo que o distancie de quem tu és em essência.
"A prudência está a milímetros da insensatez. Mas, a insensatez está a quilômetros da prudência. O que faz a diferença é o fato de o prudente buscar socorro em Deus; enquanto, o insensato busca socorro no homem".
Pense nisso...
O amigo Valdemar Fontoura
Prudência, paciência, humildade, discrição e disciplina é um ótimo começo para alcançar a sabedoria