Prudência
Vá devagar quando teme afundar.
Que a argúcia estude o caminho e a prudência o conduza a terreno firme. Hoje em dia há baixios no trato com os outros, e o melhor é ir lançando a sonda.
Prudência no falar
Não peneire o grão em qualquer vento, nem siga por qualquer direção. Seja constante no modo de pensar e coerente na maneira de falar. Esteja pronto para ouvir e lento para dar a resposta. Se você for capaz, responda a seu próximo; se não for, fique calado. Falar pode trazer honra ou desonra, e a língua do homem é a sua ruína. Não tenha fama de caluniador, nem use a língua para preparar armadilhas, porque para o ladrão existe a vergonha, e para o homem falso uma condenação severa. Evite erros grandes e pequenos, e de amigo não se transforme em inimigo. (5,9-15)
A palavra pode construir ou destruir. Por isso, deve ser usada com prudência e discrição, para evitar situações irreparáveis.
(nota de rodapé)
Me altivo, a falar uma a duas vezes de algo que não me agradou, posso ate expor com prudência e divertimento, mas creia revelo sinceramente repudio a tal ato, porem sou recusante a exprimir-me pela terceira vez, após isso, apenas examino o agir, o reagir, e o repercutir de tal situação, e examinando com atenção, reúno cada façanha, cada fato, para então dar minha deliberação.
Aquele que arma se da força dos leões e da prudência das serpentes torna se imbatível e não esmorece aos obstáculos.
O medo é um instrumento idealizado por Deus para que tivéssemos prudência e não nos aventurássemos em algo, sem que antes avaliassemos a conseqüência.
Há quem nasce com tudo na mão, porém, mais prudencia tem aquele que nasce conquistando tudo com o cérebro.
Um mundo melhor começa com você, com sua forma de agir e tratar, com sua paciência e prudencia, com sua amizade e ajuda, com seu sorriso e dedicação, um mundo melhor não se constrói sozinho, mais cada um fazendo sua parte com certeza as relações serão melhores!