Próximo
Aquele que quer fazer o bem ao próximo, deve fazê-lo em termos particulares. O bem geral é a alegação do patife hipócrita e adulador
Ame a sua religião como a do seu próximo...religião é religião...mas o poder está na fé, na caridade e na transformação do espírito.
"Mesmo que me considerem alguém proximo de Deus...preciso reconhecer que Deus tem
algo que eu não tenho.
Compaixão pelos fracos!Mas desferir golpes fatais e evitar a agonia alheia também não é
compaixão?"
Se meus sentimentos pelo proximo fossem RECIPOCROS, certamente todos se FODERIAM. Mas FELIZMENTE, meu OTIMISMO é maior que a minha IRA!
E em um futuro bem próximo baterá uma tristeza, você irá sentar, chorar e se arrepender, porque em um passado imutável você poderia ter lutado, mas simplesmente escolheu não lutar, e você se sentirá mal por ser a pessoa que você mesmo escolheu ser.
"Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem.
Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.
Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos?
Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?
Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.
Para julgar o próximo, olhe para si mesmo, e enxergue seus próprios defeitos... Assim que enxergá-los não terás mais vontade de encontrar no outro seu próprio defeito.
Observa primeiramente se sabes amar-te a ti mesmo; depois, te recomendo que ames o próximo como te amas a ti. Se ainda não sabes amar-te a ti mesmo, enganarás ao próximo como te enganas-te a ti.
É mais fácil apontar os erros do próximo para diminuir a sua incompetência do que aplaudir o sucesso e torná-lo exemplo.
A arte da sedução é dar prazer mesmo não estando próximo o bastante para certificar-se de que realmente não foi preciso tocar para satisfazer;
O Sacrifício da vida esta em compreender as diferenças do próximo e aceita-las sem querer muda-las com criticas.