Próximo
Amar o próximo em toda sua essência, se torna mais fácil a medida que vamos aprendendo a amar a nós mesmos!
Amar com reta devoção é instigar o amor a parturiente do elo da cadência mais próximo do istmo do solar do coração: a juventude.
"É o orgulho, a maior pedra nas mãos do homem.
É a pedra, o que fere qualquer um próximo a esse homem.
É o ferimento, que faz sangrar uma amargura constante.
É a amargura, que leva a indiferença e a solidão.
É a solidão, o inferno de todo homem.
É o inferno, o maior medo de todo homem.
É o medo, o maior motivo para usar o orgulho, e assim esse ciclo se estende até que haja somente silêncio e amargura.
O orgulho, é a mais cruel arma humana, e nunca sabemos como pará-la."
sabe qual o propósito de querer sempre a felicidade do próximo, seja ele quem for, ou tenha feito ele o que for? É simples: é que pessoas felizes fazem outras pessoas felizes, enquanto pessoas infelizes fazem outras pessoas infelizes. E geralmente todo o mal que desejamos aos outros acaba voltando para nós mesmos de várias formas.
Quem chegou mais próximo do sonho depois daquele que conseguiu realizá-lo senão o que tentou até a sua morte?
“Mas, afinal, qual é a coisa que mais quero do amor? Quero proximidade. O amor tem que ser próximo. Não falo próximo de colado, grudado. Falo próximo de junto, cúmplice, companheiro. O amor é você perceber que não anda mais sozinho. Que tem alguém pra abraçar quando o mundo está grande demais. Que tem alguém pra se esconder quando tudo está sombrio demais. Que tem alguém pra brindar quando tudo dá certo demais. Que tem alguém pra dividir as coisas que a vida tem para nos mostrar. Amar, pra mim, é isso. É você cuidar do outro quando ele precisa, quando tá doente, triste, com frio, sozinho. É ficar feliz com a felicidade do outro. É fazer pequenas gentilezas. Se preocupar. Comprar o iogurte preferido. Assistir filmes de ação mesmo sem gostar, mas assistir porque ele gosta da sua companhia. É deixar o egoísmo dar espaço para a doação. É lógico que toda mulher tem sempre na cabeça uma cena de filme. A gente quer fogos de artifício, pedidos de casamento de joelhos, que o outro adivinhe os nossos desejos. Não quero isso, de verdade. Quero, apenas, que ele saiba quais são os meus sonhos, que preste atenção no que eu gosto e sinto. Mas, é claro, se ele aparecer com duas alianças e duas passagens para o lugar que eu mais quero conhecer no mundo é óbvio que vou adorar.”
Todo o mal causado ao próximo, um dia terá que retornar a origem. Pois somente assim a vida seguira seu ciclo.
Tenho pena do próximo que me amar depois da minha vida com ele. Vai ter que imitar todo aquele jeitinho de ser.
Procurar em outros, o que só um no mundo poderia ser pra mim não parece certo, mas é a única maneira para eu ser feliz.
Poucas pessoas podem dizer ao se deitar:
...Senhor trata-me amanhã como eu tratei o meu próximo hoje.
Poema do ansioso (c)
O poema que escrevo
é sempre o próximo
que tributo à este.
Sinto o que é próximo
e nunca este.
O poema que escrevo
é sempre o próximo
e na fôrma este.
Pois que será o próximo
senão este?
A felicidade se encontra na condição de se aceitar; aceitar o próximo e viver independente da opinião contrária.
Não tente ser melhor que os outros e chegar ao limite do céu, Faça o bem ao próximo e que o céu seja o limite!
Perfeccionismo nunca foi qualidade... Tu procura fazer o perfeito para o proximo e não consegue ser perfeito para ti...