Provérbio Popular

Cerca de 234 proverbio Provérbio Popular

ALEGRIA dos outros vira
ALERGIA no nariz
do invejoso.

Sabe aquele proverbio popular que diz: Quem gasta tudo o que tem acaba sem nada? Isso é uma realidade, nossas paixões, nossos sentimentos nos consomem e as vezes não percebemo.Somos feitos de carne e osso e também não percebemos, somos feitos de amor, somos feitos de espírito, também não nos damos conta. Construimos dívidas apenas porque acreditamos que precisamos de alguma coisa. Nem sempre precisamos, nem sempre queremos As vezes os outros querem e nós achamos que somos obrigados a pagar por isso. Somos treinados o tempo todo para sermos honestos e não há nada de errado em ser honestos, mas as vezes nossa honestidade nos consomem.Somos convidados para uma festa e não temos condições financeiras para estar lá, então que fazemos? Contratamos dívidas para poder dizer que não estamos em dificuldades. No dia seguinte precisamos pagar nossas dívidas e também não temos coragem para dizer aos nossos credores que não temos dinheiro. Então vamos fazer outra dívida para pagar a primeira. Ora leitores, precisamos ser honestos, pagar nossas dívidas, mas também precisamos dizer as pessoas que estamos desprovidos de recursos e que não podemos nesse momento gastar mais nada. Quantas vezes deixamos de fazer coisas preciosas porque desperdiçamos nossos recursos em coisas desnecessárias. Nossa familia , nosso esposo, nossa esposa, nossos pais, nossos filhos, nossa igreja, tudo isso são coisas importante, mas voce é a mais importante de todas, seu bem interior. Não deixe que as coutras coisas por mais importante que seja tire seu bem maior. Sua paz de espírito.

"⁠Quem admira mira, quem comparara para."
provérbio popular sem autoria conhecida

Inserida por domzeferreira

⁠Eu desejo pra você em dobro, TUDO, oque me desejas.
Provérbio popular!

Só que NÃO!!!

Inserida por dalainilton

⁠Na sociedade atual, aquele bom e velho provérbio popular merece ser adequado ao poderoso mercado automobilístico: “diga-me com que carro andas que eu te direi quem és”.

Inserida por RodrigoVargas

⁠Há um lindo e velho adágio popular, que diz:“Estas a Sonhar acordado”, acredito que o provérbio vem retratar o facto de conseguirmos transpor e entrarmos num mundo abstrato (inexistente), onde sonhamos acordados e podemos atuar em nossos sonhos com os olhos abertos…
- Este jogo de imaginação tem o seu esplendor, quando conseguimos evocar na tela do imaginário, cenários onde os pensamentos mais recorrentes são sobre o Mar, praias exuberantes, sumo de coco e palmeiras… é bom por demais não è ? Ideal, irresistível, para se poder abrir mão deles, sem que os transformemos primeiro em realidade…
- Vem navegar, porque se esse for parte do teu sonhar, terá valido a pena…
Deny jossubo

Inserida por DenyJossubo

⁠Se do provérbio popular foi-se convencionando “Diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és", hoje, numa linguagem ‘social network’, é possível afirmar “Diz-me quem segues e eu dir-te-ei quem és”?

Inserida por claudio_torres

Dia de demostrar gentileza é todo dia... É uma missão diária. Já dizia o provérbio popular gentileza gera gentileza.

Àh, e a vida surpreende!...

Rosely Meirelles🍃

Inserida por rosely_de_aleluia

⁠O antigo e sábio provérbio popular: Faça o bem sem olhar a quem, é válido até hoje.

Nunca espere o retorno da terra, pois sem dúvida ele vem do céu.

Inserida por FonsinhoSouza

⁠As reflexões mais úteis são as que viram provérbio popular.

Inserida por Vinischuartz

MALUCO SENSATO (Crônica)


Diz o provérbio popular, cada doido com sua mania, sobre ele, grande parte dos atores sociais constroem uma prenoção sobre a configuração daqueles sujeitos que por uma construção social expõe lampejos de uma suposta "loucura".
Me aproprio dessa representação no intuito de refuta-la. Pois bem, vamos aos fatos. Na rua onde resido todas as manhãs tenho registrado a presença de um sujeito conhecido por "Ciço doido ou cabo Ciço", que passa logo cedinho para o centro da cidade, em ato continuo, retorna ao meio dia.
Na minha dedução aquele comportamento é peculiar de qualquer indivíduo em ritmo de trabalho.
Porém nos últimos dias tenho observado que ao voltar de seu passeio matinal aquele sujeito apresenta um comportamento alheio ao que se denota pela manhã quando volta visivelmente embriagado e, proferindo palavras não condizentes à sua aparente realidade tais como: "É pra matar ou pra morrer". Em voz alta e bom tom entre outros... Assustando transeuntes, moradores e crianças que subjetivam aquela suposta "loucura" como sendo um perigo iminente.
Não obstante, em outro momento encontrei-o a chorar e, contrito em seu íntimo - Percebia-se.
Aquilo me desperta curiosidade em desvelar sua aflição, ou quiçá, sua "loucura". No entanto me deparava a um grande obstáculo que seria como aborda-lo de maneira a não ferir seus sentimentos, sejam eles quais forem.
E para minha sorte ou felicidade, nesta manhã ele ao me ver de fronte à minha casa parou e fitou-me o olhar com profundidade e um aterrorizante silêncio. Aquilo me assustou é fato!
Todavia me facultou o poder indaga-lo. E assim o fiz. Olá Ciço tudo bem? Sobre o mesmo silêncio ele caminha até minha pessoa cabisbaixo, e ao erguer a cabeça me pede algo para comer, de pronto, peguei alguns pães, bananas e uma xícara de café, convidei-lhe para entrar, e ainda emudecido sentou-se à calçada rapidamente comeu e saiu.
Concomitantemente, diante de peculiar comportamento, confesso, só me fez substanciar minha curiosidade em saber porque aquele indivíduo apresentava comportamento arredio, de tamanho sofrimento e, porque era entendido como doido.
Dias depois resolvi segui-lo até sua residência que não ficava tão distante, ao vê-lo entrar logo percebi que não havia trancas na sua porta e logo se ouvia seus gritos de revolta e alguns palavrões, em seguida clamava pelo filho enquanto chorava copiosamente.
Fiquei estarrecido com aquela cena e resolvi procurar a vizinhança que logo disseram: Ah. Isso é assim todos os dias! Já estamos acostumados, é porque depois que a mulher deixou ele, ele saiu do emprego, o filho se envolveu com drogas e está preso.
Por conseguinte, descobri que ele gostava de frequentar a barraca do Elói que fica de fronte ao estádio de futebol aqui em Esperança-PB onde ele ia todos os dias quando passava pela minha casa.
Diz-se de um lugar pitoresco ou um pequeno comercio onde os viciados em drogas licitas ou não (excluídos), se encontram para se socializarem e só ali ele se encontra enquanto ser. Segundo o próprio.
Moral da história - A loucura e seus loucos, nada mais é que uma construção social objetivada por aqueles indivíduos cujo sentimento é segregar àqueles que não apresentam à sociedade um padrão de comportamento condizente com suas aspirações, e que se apresentam como exóticos, estranhos, esquisitos.
Seja do ponto de vista da moradia, indumentária, físico ou intelectual. A fim de demarcar sobre essas minorias uma relação de poder subjetivamente repressora e dominante.
Sei que o papo está um tanto quanto depressivo. Vou colocar um ponto por aqui. Aproveitando para me encontrar com meu também louco sensato e degustarmos um cafezinho sociológico diga-se de passagem sem açucares.

Inserida por NICOLAVITAL

Eu te cumprimento pelo que você aparenta e me despeço pelo que você é.

Nevou comida e choveu bebida.

Soldado em marcha,
Pega no que acha

Inserida por josearnaldocastro

Diz um ditado popular: eu não posso impedir que um pássaro pouse sobre minha cabeça, mas posso impedir que ele faça um ninho ali - além do cuidado em filtrar o que permitimos entrar em nossa alma, devemos atentar para o que se aloja nela. Em determinadas situações estamos expostos e não temos como impedir as palavras, os fatos, as sensações e outras coisas de nos atingirem, mas a decisão se isto fica ou sai é totalmente nossa.

Ditado nem tão popular:
-Quem lava cavalo com sabonete leva coice e perde o sabonete.

Fazer o bem sem olhar a quem!
É esse o ditado popular!
Eu faço sem falsidade, sem esperar nada em troca, não quero aplausos, quero apenas ser reconhecida por ser uma pessoa honesta, e bondosa! Infelizmente muitos confundem bondade com tolice!
Mas prefiro ser tola, do que ter um coração de pedra e precisar usar as pessoas pra poder ser alguém! Prefiro ser tola, mais uma tola do bem!
Prefiro ser amiga, prefiro estender a mão, prefiro apanhar do que bater, prefiro ser assim como eu sempre fui uma pessoa humilde, mas com um coração bom!

Indo de encontro ao ditado popular, onde os opostos se atraem, na vida real somos atraídos por nossos iguais, pessoas com objetivos semelhantes, filosofia de vida que agrade a ambos, pois tudo que não nos é comum será primariamente rejeitado.

Como diz o ditado popular: água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
Alguns dos seres humanos adultos preferem manter-se ignorantes, e reclamam de quem estimula a sua massa cefálica, porém outros, às escondidas, aos poucos vão dando ouvidos, ou lendo, aos implicantes que cobram uma outra postura deles e, consequentemente, devagarinho eles vão conseguindo perceber que é preciso sair da zona de conforto que a ignorância proporciona e avançam esboçando passos de inteligência no que se refere a reflexão sobre o que era alvo da sua paralização intelectual.
Só isso já vale a exposição, as provocações e as porradas dos agressores de cérebros preguiçosos ou inativos.

"Há um ditado popular que diz que um computador seguro é aquele que está desligado. Isso é inteligente, mas é falso: O hacker convencerá alguém a entrar no escritório e ligar aquele computador. Tudo é uma questão de tempo, paciência, personalidade e persistência."