Provar
É tão engraçado essas pessoas que querem dar opinião sobre tudo, adoram provar do vinho, mas detestam colher as uvas
A sabedoria possui raízes tão profundas, que a inteligência está sempre a postos para provar do fruto do seu conhecimento
É inadmissível sentar à mesa para provar do pirão, aquele que ao usar sua vara, contamina com sua isca todo o rio ao fisgar o peixe
Nunca se justifique ou tente provar seu valor, pois os amigos nunca iram precisar, e os inimigos e incrédulos nunca iram acreditar.
A ventagem de se ser independente intelectualmente é que certas atitudes só servem para nos provar que estamos certos.
Eu não vou mudar meu ser
Apenas pra te agradar,
Tudo aquilo que eu sou
Eu não preciso provar.
Deus me fez só para eu,
Então cuida do que é seu
Ou então tú vais perder.
Quem se auto empodera
Circula numa esfera
De si sem se perceber.
As Cinco Vias de Tomás de Aquino.
As 5 Vias de Tomás de Aquino (1225 - 1274) Para Provar a Existência de Deus.
1ª – Primeira via – Primeiro Motor
Primeiro Motor Imóvel de Aristóteles: Para solucionar o problema do Ato e Potência, onde o Ato é a manifestação do ser, aquilo que já é, e Potência é a possibilidade do ser, em transformar-se, em mudar-se. Agora, como surgiu o movimento? Aristóteles resolve este problema com a doutrina do Primeiro Motor imóvel, isto é, ele é a causa do movimento.
Exemplo: Vamos supor que o primeiro motor seja um relojoeiro, ele cria um relógio e o coloca para funcionar. Ele é a causa do movimento, mas após sua função, o relógio trabalha por si só.
Tomás de Aquino recria esse modelo de Aristóteles. Para ele, tudo o que se move é movido por alguém. E este alguém não pode ser algo imóvel. Logo, há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente, e que por ninguém foi movido. Ou seja, “antes” do relojoeiro ou de qualquer outra origem de movimento, esteve um Ser, que é Deus, pois Ele é Eterno, sempre existiu e sempre vai existir.
2ª – Segunda via – Causa Eficiente
Todas as coisas que existem no mundo não possuem em si mesmo a causa eficiente de sua existência, e são de correntes do efeito de outra causa. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada. Então, esta causa primeira, ou este efeito primeiro é Deus.
3ª – Terceira via – Ser Necessário
Este argumento é uma variante do segundo. Tomás de Aquino afirma que tudo o que existe agora pode deixar de existir. Houve, portanto, um momento em que nada existia. É preciso admitir então que um Ser deu existência às coisas. Logo, este ser tinha quer ser eterno e ser a causa necessária de tudo que existe este Ser é Deus.
4ª – Quarta via – Ser Perfeito
Verifica-se que há graus de perfeição nos seres. Uns são mais perfeitos que outros, são mais belos, são mais verdadeiros, etc. Este juízo nós humanos o fizemos diariamente. Tomás de Aquino partiu deste raciocínio, concluindo que deve existir um ser que tenha o padrão máximo de perfeição, e que este ser é a causa da perfeição dos demais seres. Este ser, então, é Deus.
5ª – Quinta via – Inteligência Ordenadora
Existe uma ordem no universo, em que cada coisa está cumprindo uma função, um objetivo, uma finalidade. No entanto, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos. Logo, há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada e que dirige todas as coisas para que cumpram seu objetivo. Este ser é Deus.
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Não acreditar que a existência possa provar que existe ou existiu um Criador, é como ver um artesanato e não acreditar que existe Artesão.
Causalidade ≠ Casualidade
Escute isso garota: “Você não tem que provar nada para ninguém! As únicas que você deve provar são: A bondade do Senhor (Sl 34.8), roupas e sapatos”.
Antigamente debatíamos com ateus para provar que Deus existe e é bom. Hoje temos que debater com calvinistas para provar que Deus é bom e não é o diabo.
Depois de um tempo na minha vida descobri que não era mais importante provar nada para ninguém. Hoje, o que busco, é fazer o máximo para sentir orgulho de mim mesmo.
Marcelo Lima
Arminianos debatem com ateus para provar que Deus existe, com satanistas para provar que Deus é bom e com calvinistas para provar que Deus não é o diabo!
Pessoas reais não precisam provar o que são ou fazem, elas simplesmente vivem sua verdade sem esperar validação.
diga algo ao estúpido e insensato, e ele irá procurar de inúmeras formas provar que está certo. Pois, a verdadeira sabedoria não é algo que não se aprende apenas no plano natura, mais sim na nossa comunhão com Deus quando estamos no centro da sua vontade.
Quem tem que provar que o unicórnio existe, são os que estão dizendo que ele existe, e não os que não inventaram tal existência, e que vêem essa inexistência visível em todos os lugares.
Aí de repente, o que seria o homem mais limpo da humanidade, ele feito ENDEUSADO, DEIFICADO e ENFEITADO com tantas CONTRADIÇÕES e MENTIRAS, foi o que mais se sujou, e imundo ficou.
A maior prova de que deuses não existem, não é a falácia de que dizem ser impossível provar que ele não existe, uma vez que se faz na cabeça de uma maioria. Portanto, são esses que devem provar a existência, porque são os que estão dizendo. Não cabendo tais alegações formuladas por terceiros, ser provado por quem não criaram, inventaram e fundamentaram o argumento com suas alegações extraordinárias. Se EXISTISSE ninguém precisaria CRÊ para acreditar, bastaria vê para SABER