Provar
Parte da minha energia, eu gastei me defendendo. Querendo provar pras pessoas o quanto eu era uma boa pessoa. Pena que alguns não me escutavam e por vezes essas pessoas me fizeram passar por maus momentos.
Arminianos debatem com ateus para provar que Deus existe, com satanistas para provar que Deus é bom e com calvinistas para provar que Deus não é o diabo!
Escute isso garota: “Você não tem que provar nada para ninguém! As únicas que você deve provar são: A bondade do Senhor (Sl 34.8), roupas e sapatos”.
As Cinco Vias de Tomás de Aquino.
As 5 Vias de Tomás de Aquino (1225 - 1274) Para Provar a Existência de Deus.
1ª – Primeira via – Primeiro Motor
Primeiro Motor Imóvel de Aristóteles: Para solucionar o problema do Ato e Potência, onde o Ato é a manifestação do ser, aquilo que já é, e Potência é a possibilidade do ser, em transformar-se, em mudar-se. Agora, como surgiu o movimento? Aristóteles resolve este problema com a doutrina do Primeiro Motor imóvel, isto é, ele é a causa do movimento.
Exemplo: Vamos supor que o primeiro motor seja um relojoeiro, ele cria um relógio e o coloca para funcionar. Ele é a causa do movimento, mas após sua função, o relógio trabalha por si só.
Tomás de Aquino recria esse modelo de Aristóteles. Para ele, tudo o que se move é movido por alguém. E este alguém não pode ser algo imóvel. Logo, há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente, e que por ninguém foi movido. Ou seja, “antes” do relojoeiro ou de qualquer outra origem de movimento, esteve um Ser, que é Deus, pois Ele é Eterno, sempre existiu e sempre vai existir.
2ª – Segunda via – Causa Eficiente
Todas as coisas que existem no mundo não possuem em si mesmo a causa eficiente de sua existência, e são de correntes do efeito de outra causa. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada. Então, esta causa primeira, ou este efeito primeiro é Deus.
3ª – Terceira via – Ser Necessário
Este argumento é uma variante do segundo. Tomás de Aquino afirma que tudo o que existe agora pode deixar de existir. Houve, portanto, um momento em que nada existia. É preciso admitir então que um Ser deu existência às coisas. Logo, este ser tinha quer ser eterno e ser a causa necessária de tudo que existe este Ser é Deus.
4ª – Quarta via – Ser Perfeito
Verifica-se que há graus de perfeição nos seres. Uns são mais perfeitos que outros, são mais belos, são mais verdadeiros, etc. Este juízo nós humanos o fizemos diariamente. Tomás de Aquino partiu deste raciocínio, concluindo que deve existir um ser que tenha o padrão máximo de perfeição, e que este ser é a causa da perfeição dos demais seres. Este ser, então, é Deus.
5ª – Quinta via – Inteligência Ordenadora
Existe uma ordem no universo, em que cada coisa está cumprindo uma função, um objetivo, uma finalidade. No entanto, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos. Logo, há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada e que dirige todas as coisas para que cumpram seu objetivo. Este ser é Deus.
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Antigamente debatíamos com ateus para provar que Deus existe e é bom. Hoje temos que debater com calvinistas para provar que Deus é bom e não é o diabo.
"Se a pessoa que diz te amar está presa em um cativeiro, não poderá provar esse amor, porque o amor so pode ser provado se houver a liberdade."
Perdemos muito tempo tentando provar algo. Quanto mais tentamos convencer aqueles que preferem acreditar em alguma coisa, mais percebemos que eles preferem ouvir da boca dos outros. Se ser e ter moral é o que nos torna éticos e honrados, então quem persegue o indivíduo que demonstra moralidade e não é imoral nem antiético é, na verdade, o errado.
Se as pessoas aprendessem tudo que sabem, não haveria tantos atritos e discussões para provar quem tem razão.
O resultado da Paciência é doce demais para o impaciente provar ...o que ele gosta mesmo é do imediatismo.
Não é preciso provar nada,
Precisamos um do outro,
Não devemos nada a ninguém;
Devemos nos provar...e bem!
Não é preciso justificar nada,
Entregamos fácil o ouro,
Não negamos nada a ninguém,
Todos percebem muito bem...
Não é preciso esconder,
Dançamos no abismo;
Não recusamos o amanhecer
Dois oráculos e um destino.
Vagueio peregrina na tua mente,
O teu corpo sente a ausência
- unicamente - do meu!...
E o meu escreve evitando
- lembrar - de que já teve o seu!
Escrevo poesia - evitando -
Lembrar de que ela existe,
Como um gemido de fidelidade
- extrema - pela falta que me fazes;
Ainda escreverei versos muito melhores,
E bem mais plenos e audazes...
Quer provar que a teoria da Evolução é uma mentira? Prove cientificamente que nenhum animal passou pelo o processo de seleção natural e não compartilha ancestralidade com nenhum outro ser vivo! Boa sorte, aguardo.
COMO PROVAR A EXISTÊNCIA DO ESPÍRITO E DA ALMA NO ORGANISMO HUMANO?
A existência do Espírito pode ser provada através da Observação de sinais de Respiração Pulmonar e Celular no Corpo, pois Espírito significa Pneuma ou Vida.
Assim, a falta de sinais de Respiração no Corpo evidencia a inexistência do Espírito no Corpo, enquanto a presença de sinais de Respiração evidencia a existência do Espírito.
A existência da Alma pode ser provada através da Experimentação baseada no movimento reativo do Corpo como variável dependente e existência da Alma no Corpo como variável independente, pois Alma significa Psique ou Animação.
A Experimentação pode ser feita por administração de estímulo em três estados do Organismo, nomeadamente, acordado, adormecido e morto.
A existência do movimento reativo do Corpo após um estímulo na presença de sinais de Respiração evidencia a existência da Alma em funcionamento no seu Corpo em estado acordado.
A falta de movimento reativo do Corpo após um estímulo na presença de sinais de Respiração evidencia a existência da Alma em recolhimento no centro do seu Espírito em estado adormecido.
A falta de movimento reativo do Corpo após um estímulo na ausência de sinais de Respiração evidencia a inexistência da Alma e do Espírito no Corpo em estado morto.
Portanto, a existência do Espírito ou Vida e da Alma ou Animação num Organismo Humano pode ser provada através de métodos de Observação e de Experimentação.
Um Corpo sem Vida é um Corpo sem Espírito, enquanto um Corpo sem Animação ou Movimento é um Corpo sem Alma.
Sem Alma no Corpo o Corpo não se move ou não reage nem age, o mover-se do Corpo é o mover-se da sua Alma; deste modo, não é o Corpo que se move, é a Alma que se move e o seu mover-se vê-se através do seu Corpo.
Tolo! Como pode dizer: não creio em Deus, se não pode provar sua própria crença?
Tornam-se nulos em seus próprios raciocínios, todos os que, segundo aquilo que, pela limitação de sua própria natureza, concluem a respeito do Criador que se oculta dos sentidos naturais do homem.
Pode a carne compreender o Espírito?
Pode o Espírito se revelar ao que crê, somente, pelo que vê?
É insensatez viver tentando provar que não há Deus. Ora, se tu crê nisto, repense a forma como usa seu tempo nesse mundo. Porque o fim do ateu é segundo aquilo que ele mesmo afirma. Certamente, a morte põe termo ao tempo, e não é razoável perdê-lo neste caso. Abrir mão do tempo, como o vemos, é um privilégio dos herdeiros da verdadeira vida, ou seja, dos que creem em Deus.