Provações
Em meio aos desafios, Deus se revela a nós, transforma nossas provações em oportunidades, nos faz crescer e romper em fé, provando o sobrenatural de Deus.
Melhor com do que sem
Conte tudo alegria quando você cair em várias provações. - Tiago 1: 2
O corpo humano é composto de 10 trilhões de células, que são o lar de cerca de 100 trilhões de bactérias. Um pedaço de pele do tamanho de uma moeda de dez centavos pode conter até 2 milhões de bactérias. A presença de todas essas pequenas criaturas pode parecer uma grande ameaça à nossa saúde. Mas os cientistas dizem que estaríamos mais doentes sem os insetos do que com eles. As boas bactérias aparentemente ajudam a combater as bactérias ruins que causam doenças.
Isso nos dá um interessante paralelo ao cenário em que os cristãos são chamados a viver para o Senhor. Ao contrário do que poderíamos pensar, podemos realmente estar melhor com um ambiente hostil do que sem ele.
Deus chama Seus filhos para mostrar paciência, amor e fé em um mundo poluído pelo pecado e oposto à justiça. Muitos dos problemas que encontramos podem nos ajudar a evitar maiores problemas de independência, auto-suficiência e orgulho que se instalam tão rapidamente quando tudo correr bem. Os problemas em nossas vidas podem nos levar a depender do Senhor e confiar em Sua Palavra.
As dificuldades que enfrentamos podem contribuir para a nossa saúde espiritual, se as considerarmos testes de nossa fé e oportunidades de desenvolver resistência. Até que Jesus venha, podemos ser mais saudáveis com eles do que sem eles.
A boa madeira não cresce com facilidade;
O vento mais forte, as árvores mais duras;
Por sol e frio, pela chuva e pela neve,
Na árvore ou no homem, boa madeira cresce. —Malloch
Deus quer usar nossas dificuldades para nos tornar melhores - não amargos. Mart DeHaan
A recompensa das provações
Atenda ao meu clamor, pois sou muito abatido. - Salmo 142: 6
Existem certas lições de graça que só podem ser aprendidas no vale da dor e da angústia. Mostre-me um cristão que sofreu muito e aprofundou sua dependência de Deus, e eu lhe mostrarei uma alma sensível, cheia de compaixão pelos outros, e com um profundo amor por seu Salvador.
Segundo uma lenda, um rei colocou uma pedra pesada na estrada. Então ele se escondeu e esperou para ver quem o removeria. Muitos dos que vieram culparam o governo por não manter as rodovias limpas, mas nenhum assumiu o dever de empurrar o obstáculo para fora do caminho. Por fim, um pobre camponês parou e o jogou na sarjeta. Para sua surpresa, ele encontrou uma sacola cheia de ouro embutida na estrada embaixo do local onde a pedra havia estado. Uma nota dizia que era a recompensa do rei para quem removeu o objeto problemático.
Assim também, nosso rei escondeu uma bênção em todas as provações. Os obstáculos em nosso caminho são colocados ali com um propósito. Por eles, Deus prova nossa fidelidade, volta nossa atenção para o céu e nos dá oportunidade de recompensa espiritual.
Escondida sob a “rocha da provação” que lhe trouxe “muito baixo” está uma bênção especial. Lance seu fardo sobre o Senhor e, com o tempo, encontrará o favor divino.
Vamos confiar nEle em nossos problemas,
ele é amoroso, gentil e sábio;
E na maioria das vezes provações e problemas
são apenas bênçãos disfarçadas. - Jarvis
Nenhuma provação é sem a bênção de Deus. Henry G. Bosch
Ouro invisível
Você tem sofrido com várias provações, que a genuinidade de sua fé, é muito mais preciosa do que ouro. . . , podem ser encontrados para louvor, honra e glória. - 1 Pedro 1: 6-7
Nos anos 80, o norte de Nevada foi palco de uma greve de ouro. A descoberta estaria além da imaginação dos garimpeiros do século XIX, pois o ouro naquelas colinas ocidentais é praticamente invisível. Mesmo depois de ampliadas 1.500 vezes, a maioria das partículas permanece imperceptível.
A tecnologia moderna, no entanto, encontrou uma maneira de extrair o ouro. Primeiro, toneladas de minério são trituradas até a consistência de areia fina. Em seguida, é adicionado cianeto para dissolver os grânulos em uma solução transparente. Quando o pó de zinco é misturado, o ouro se separa da mistura. O ouro estava lá o tempo todo, mas não podia ser visto.
Há uma semelhança aqui com a explicação de Pedro sobre o sofrimento em sua primeira carta do Novo Testamento. Ele viu um grande potencial nas montanhas de adversidades e aflições que o povo do Senhor enfrentava. Por isso, ele os incentivou a olhar além do calor e da pressão produzidos por seus sofrimentos, para a preciosa fé que o Senhor estava desenvolvendo a partir dele (1 Pedro 1: 6-7). Ele mostrou a eles que a experiência do “processamento da fé” era de grande valor para suas vidas espirituais. Portanto, eles poderiam realmente se alegrar nele (v.8).
Não ceda aos problemas da vida. Você pode não ver neles o rico potencial de uma fé forte, mas está lá. Desenvolvê-lo é muito mais precioso que o ouro!
Deus nos observa com olhos pacientes,
com amor forte e seguro: o
ouro dele suporta o calor ardente
necessário para torná-lo puro. - Anon.
Os tempos de teste da fé podem ser tempos de fortalecimento da fé.
Mart DeHaan
Paciência se conquista nas aflições, decepções e provações. Quem passa por essas fases, nao deseja retornar.
Quando aprendemos a confiar em Deus, não vemos mais as provações como castigo. Mas como oportunidades de crescimento e amadurecimento da nossa fé.
PERSEVERANÇA MO MEIO DAS PROVAÇÕES, SEGUNDO O EXEMPLO DE CRISTO.
Não desista, não pare de fazer a obra do Senhor!
🎶 Porque ele vive posso crer no amanhã. Porque ele vive, temor não há. Temor não há, mas eu bem sei, eu sei que a minha vida está nas mãos do meu Jesus que vivo está🎶
🎶Não pare, não pare; Deus está no controle, não pare, não pare🎶
Por nada! Trabalhe sempre no Senhor e em seu reino, o Reino de Deus!!!
O Senhor ouve a nossa oração e nos responde. Deus não precisa provar que ele está vivo porque ele está vivo.
Mas a sua resposta às nossas orações é uma prova de que ele vive e se importa com seus filhos e lhes dá as respostas que buscam, e assim encontram a certeza das coisas e a paz para executá-las.
Está escrito : “Eis que ensinaste a muitos e esforçaste as mãos fracas. As tuas palavras levantaram os que tropeçavam, e os joelhos desfalecentes fortificaste” (Jó 4:3-4).
Continue fazendo a obra do Senhor do jeito que ele lhe tem dado a fazer. Não tenha medo de nada nem de ninguém, pois ninguém roubará o que é teu nem tomará os seus bons feitos para si.
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33).
Confia em Deus e faça a obra do Senhor porque há muitos esperando pelo teu agir, pelas tuas palavras, pelo teu consolo. Eis a nossa missão:
“Confortai as mãos fracas e fortalecei os joelhos trementes” (Is 35:3).
“Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hb 12:12-15).
Não importa o quanto o inimigo tente me impedir de fazer a obra de Deus e de confiar nele (Jó 2:1-7), mas “devo” transmiti-la SEMPRE, a minha obra no Senhor. SEMPRE!!!
Na verdade, não acontece nada que não tenha a permissão de Deus. E Deus não nos dá nada além do que podemos suportar. No entanto, precisamos do fortalecimento do Senhor até que alcancemos a vitória. Portanto, fé:
“As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela” (1 Co 10:13).
Eu tenho a garantia do Senhor para exercer a minha missão na execução da minha obra com segurança quando o meu chamado vem de Deus e não de homens.
Controverso -
Percorremos um grande caminho,
suportamos muitas provações ...
Porquê de vivermos tão sozinhos
por andar às ordens dos corações?!
Porquê de envelhecermos sem razão?!
Só por estarmos à mercê do tempo?
O porquê de existir a solidão?!
Só por sermos frágeis como o vento?
Quem ataca a memória é o esquecimento,
quem acaba com a vida é a morte,
das duas, qual será maior tormento,
qual das duas trará a maior sorte?!
Só nos resta a condição que temos:
nunca nada ser o que desejamos,
d'onde vimos, onde vamos, não sabermos,
e perdermos tudo aquilo quanto amamos.
Deus nos criou com plena capacidade de viver com alegria,enfrentando as provações com confiança e fé sem nos deixar esmorecer por nada,basta que usemos o escudo da fé que nos faz prosseguir, e nos leva a Vitória como um confiante guerreiro que jamais foge as lutas da vida lá fora e dentro de nós mesmos.
Ivânia D.Farias
Dois lados da moeda
Conte toda a alegria quando cair em várias provações. - James 1: 2
Tentações e provações são dois lados da mesma moeda, pois uma única palavra grega transmite as duas idéias. Em Tiago 1: 2 nos dizem que nos regozijamos quando caímos em várias “provações”. Mas o versículo 13 diz: “Ninguém diga quando for tentado: 'Eu sou tentado por Deus'; pois Deus não pode ser tentado pelo mal, nem Ele mesmo tenta a ninguém. ”
Em um sermão intitulado "A fé testada e coroada", Alexander Maclaren distinguiu entre ser tentado e ser provado. Ele disse que “a primeira palavra transmite a idéia de apelar para a pior parte do homem, com o desejo de que ele se renda e faça o que é errado. Este último significa apelar para a melhor parte do homem, com o desejo de que ele se mantenha.
Maclaren continuou: “A tentação diz: 'Faça essa coisa agradável; não seja impedido pelo fato de estar errado. Julgamento ou prova diz: 'Faça isso de maneira correta e nobre; não seja prejudicado pelo fato de ser doloroso. '”
Deus usa provações para nos tornar “perfeitos e completos, sem nada” (Tg 1: 4). E Ele prometeu uma “coroa da vida” (v.12) para aqueles que perseverarem. Então, quando estamos passando por uma provação ou quando as tentações vierem, vamos lembrar o que Deus está realizando em nós. Isso nos ajudará a evitar a atração e a armadilha de ceder à tentação.
Quando você é provado de fora
ou tentado por dentro,
confie no Senhor para ter força
Para ajudá-lo a deixar o pecado. —Sper
Satanás tenta-nos a trazer à tona o pior de nós; Deus nos prova para trazer o melhor. Dennis J. DeHaan
Dores de crescimento
Conte toda a alegria quando cair em várias provações. - Tiago 1: 2
Escritura de hoje : Tiago 1: 1-18
Quando o sofrimento invade nossas vidas, muitas vezes nos perguntamos o que fizemos para merecê-lo. No entanto, mesmo Jesus, nosso perfeito Salvador, sofreu durante Sua vida terrena. Hebreus 5: 8 diz que "Ele aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu."
O autor James Stalker escreve: “O sofrimento nem sempre santifica. Ele azeda alguns temperamentos e os torna egoístas. Mas muitos triunfam nobremente sobre sua tentação. Existem enfermarias [onde] é um privilégio visitar. ”
J. Oswald Sanders contou sobre visitar um lugar assim na Austrália, onde a senhorita Higgens morava. Constantemente com dor, ela não deixava o quarto há mais de 40 anos. Seus braços e pernas foram amputados para deter uma doença progressiva. Determinada a viver de forma criativa, ela chamou seu chalé de “Gladwish”, onde se dedicou à oração e ao ministério espiritual. Usando uma caneta presa ao toco do braço, ela manteve uma correspondência mundial por anos e levou centenas a Cristo. Seu sofrimento estimulou a criatividade em sua vida e serviço.
Se você deseja viver de forma mais criativa, “conte toda a alegria quando cair em várias provações” (Tiago 1: 2). Atreva-se a dar aos seus aborrecimentos e mágoas um nome mais desafiador, como "dores de crescimento", com ênfase no crescimento !
Refletir e orar
Aqueles a quem Deus chamou para sofrer
conhecem a agonia da dor;
contudo , quando lhe entregam tudo,
encontram nela um grande ganho. —Hess
Se você louvar a Deus em suas provações, seus encargos se transformarão em bênçãos. Joanie Yoder
Transformando Provações em Triunfos
Meus irmãos, considerem toda a alegria quando caírem em várias provações. -
Tiago 1: 2
Escritura de hoje : Tiago 1: 1-11
As palavras de Tiago “Contem toda a alegria quando caem em várias provações” (1: 2) oferecem uma chave vital para transformar as provações em triunfos. Embora não optemos por fazer testes, podemos escolher como responderemos. JB Phillips parafraseou assim: “Não os ressentam como intrusos, mas sejam bem-vindos como amigos!”
A conselheira britânica Selwyn Hughes lembra às pessoas que as provações são nossas amigas apenas se nosso objetivo é tornar-se mais parecido com Jesus. Se nosso objetivo é evitar dificuldades ou contratempos, nossos testes parecerão mais intrusos.
Hughes admite que muitas vezes precisa seguir seus próprios conselhos. Ele se lembra de um momento em que ele e a esposa haviam parado ao lado da estrada para olhar um mapa. Então um caminhão desviou e bateu no carro deles. Eles escaparam de uma lesão, mas seu carro foi totalizado. Então começou a chover! Hughes imediatamente lutou contra a frustração, apreensão e raiva contra o outro motorista, e achou extremamente difícil “contar tudo com alegria”. Mas enquanto esperavam pela polícia, ele começou a se concentrar em como Deus poderia usar o julgamento para fazê-lo. mais como Jesus. Gradualmente, a crise se tornou sua amiga.
Da próxima vez que enfrentar algum tipo de provação, faça amizade com ele e permita que Deus use a situação para torná-lo mais parecido com Jesus.
Refletir e orar
Nosso Deus amoroso nos transforma
e nos torna como Seu Filho,
usando provas e testes
até que Seu trabalho seja feito. —Sper
Deus escolhe o que passamos; escolhemos como passamos por isso. Joanie Yoder
Diante dos sofrimentos, tentações e provações vivamos a certeza de que estamos sempre guardados pelas poderosas mãos de Deus.
Busquemos sempre aumentar nossa fé e a coloquemos para fora...
É com fé que superamos as provações impostas pelo mundo. Do alto nos vem somente as coisas boas.
caminha pelo mar de provações lentamente
suavemente
encara a raiva que lhe habita e aceita
traz o peso nas costas
do feminino machucado
recalcula a rota da vida
profetiza palavras do coração
sonha um sonho que não sabe
carrega a força que não enxerga
ilumina o que não acredita
finalmente se ama
se perdoa
abraça sua criança ferida
quer caminhar feliz e leve
quer se curar
registra por vários meios
- escreve sua própria história
Você e eu passamos
Por cruéis provações
Cheias de consequências
Cheias de ilusões
E emprega-se o enunciado
Da relatividade entre nós
Cada um com a cara fria do silêncio
Em notáveis atuações
Algumas provações serão necessárias não apenas para aumentar a fé, será também para fortalecer o caráter.