Prova
Em uma prova que valia 10,0, o aluno tira 1,5 e sai mostrando a folha para todos da classe, sorridente como se fosse o mais feliz do todos, isso combina com a nota do IDEB 3,1 na placa ostentativa na porta do colégio. Eu não entendi ainda a graça... Minha alegria é diferente...
Play na semana do "pega pa capá estudantil". Que é aquela semana em que os alunos ficam eufóricos, pegando conteúdo de prova com os coleguinhas, fazendo resumos, dividindo em tópicos, não come, não dorme, se rasga, lembra que Deus existe e canta "Boa Sorte" de Vanessa da Mata chorando feito o ex governador Garotinho.
Você já experimentou acreditar em você mesmo?
Já olhou no seu histórico de vida
se existe algum bloqueio de infância?
E esse bloqueio, como vem tratando?
Já ousou expandir a sua essência?
Já iniciou um serviço que não dependesse de um emprego formal?
Já desprendeu de relacionamentos não harmonioso?
Já se olhou por completa, luz e trevas em união?
Tem algum projeto em mente em prol da humanidade?
Perguntas para reflexão que levam a passos para aqueles que escutam a voz do coração...
Tem noção da "responsabilidade" de acreditar em você mesmo e o impacto que traz para o mundo?
Acreditar em si é a maior prova de amor que você dá a você mesmo.
Se tivessem menos argumentos não aprenderíamos tanto.
É bom ter alguém que nos "esfrega" na cara prova de que não somos donos da razão
Reclamamos do Sistema, mas quantas vezes sucumbimos quando postos à prova nesta cultura do desperdício, exploração, narcisismo, preconceito e ganância?
Lembro de quando eu era novo, planejava dominar o mundo com o pessoal da creche". Lembro de quando eu criança, brincava de casinha, corria de braços abertos pensando ser um avião, me enterrava na areia pensando estar escondido, desenhava tudo, principalmente o que meus olhos não viam mas que minha mente imaginava, sonhava em ser de tudo, biólogo, médico, policial, artista plástico, ator, foi isso e diversas outras coisas que me faziam me sentir vivo. Até que um dia aprendo o que é a vida real, me obrigam a aprender que existe uma força que não permite o homem voar sem ajuda da tecnologia, me ensinam que devo escolher somente uma profissão à seguir, me ensinam que sonhar é errado e que devo ser mais "pé no chão" como diziam. E assim eu fui deixando minha criança interior esquecida, já não posso sonhar ser tudo aquilo, já não posso ser eu mesmo, ter minha própria concepção de mundo, não posso falar meus sonhos e pensamentos sem ser taxado de louco ou ouvir um "esse aí de tanto sonhar, sonhar, sonhar, vai ficar parado na vida, apenas sonhando". E então me falam que minha vida inteira depende de um papel, um papel que diz poder medir meu nível de inteligência, mas existe uma coisa que ele nunca poderá medir, são meus sonhos, o tamanho dos meus planos para o futuro, sonhos e planos que mesmo esse papel dizendo que eu não vou conseguir, eu vou lutar até o fim para conquista-los e torná-los reais. E mesmo todos dizendo que devo me tornar "um homem", que consiga se sustentar, etc, eu estou disposto a reacordar minha criança interior, e voltar a sonhar, voltar a deixar minha imaginação livre de qualquer sistema educacional existente. Foi assim, e só assim que nossos antepassados tornaram o mundo como ele é hoje, foi porque Thomas Edison sonhou, que hoje existe trilhões de lâmpadas ligadas constantemente em todo o mundo, foi porque um dia Da Vinci sonhou, que hoje podemos explorar o mundo marinho, foi porque um dia Santos Dumont e os irmãos Wright sonharam, que hoje podemos voar, foi porque centenas de pessoas sonharam que temos o mundo como é hoje. Mas aí chega nossa vez, e queremos suprimir nossos sonhos com livros, teorias, e fórmulas. Se todos soubessem que é muito mais interessante descobrir esse grande pequeno planeta com o nosso próprio pensamento, do que ler o que outras pessoas descobriram sobre ele, todos seriam menos ignorantes. Ler e estudar é importante? É claro, sem isso não poderíamos entender alguns conceitos que são essenciais, o que não podemos é deixar suprimirem nossa capacidade de sonhar e observar o mundo com outros olhos. "Os loucos que acham que podem mudar o mundo, são os que efetivamente o fazem" - Steve Jobs
Não precisa ser um gênio e ir bem em uma prova para ser inteligente. "A imaginação é mais importante que o conhecimento." - Albert Einstein
Uma prova não define quem você é, ou o seu nível de inteligência! Leve isso com você para toda a sua vida!
Quando Deus permite que um filho seja lançado na cova dos leões não é para ser devorado e sim para sair honrado perante os inimigos que desejaram o seu fim.
— Jucelya McAllister
Tenho orgulho de ser brasileiro e, afinal, ter podido provar a minha brilhante performance no teste supremo de resistência psicológica que não admite novatos.
É fácil fazer o professor trabalhar à toa. É só os alunos boicotarem a prova, e todos tirarem menos de 3, a coordenação o obriga elaborar e aplicar outra prova - a culpa é dele.
Professores vencidos, vendo sua impotência diante da prática da cola, unem-se e divulgam a "cola educativa", instituindo a prova de pesquisa, incentivando o fazer cola como método de estudo. Aí o hábito leva à desonestidade. Idiotas os que colam e se tornam eternos parasitadores.
Quando o professor está ali para vigiar o aluno, não o deixando colar, e ele sobretudo cola, então o educador se mostrará deficiente no seu papel de avaliador, nesse caso, os resultados de uma prova nunca são reais. A arte de colar é maior e mais apurada do que arte de ensinar! Mestre é o aluno!
Que os professores comecem por se libertar da mesquinhez e da insensível indiferença aos transtornos morais e educacionais da "Prova escrita e sem consulta": mera fachada, deixem que apenas o Enem cuide das notas.