Prova
O QUE TEM PARA O JANTAR?
Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! —Gênesis 22:1
Eu mal posso imaginar convidar amigos especiais para o jantar, e então colocar sobras de comida no microondas para servir-lhes. Mas se o fizesse, isto indicaria muita coisa sobre o que eu verdadeiramente sinto por eles.
Dar a Deus as sobras das nossas vidas diz tudo sobre o verdadeiro valor que Ele tem para nós. Quando Deus pediu a Abraão que lhe entregasse Isaque como um ato de adoração, Gênesis 22:1 chama a isto de uma prova. Uma prova para ver se havia algo na sua vida que Abraão valorizava mais do que a Deus.
Não é muito diferente conosco. Há épocas nas quais Deus requer algo realmente importante para fazer a Sua obra. Ele nos pedirá para abrimos mão de nossos instintos naturais de vingança para que possamos transmitir Seu amor que perdoa, perdoando os nossos inimigos. Ele pode pedir que sacrifiquemos porções do nosso tempo, dinheiro ou conforto para promover a Sua causa. Ou Ele pode requerer que permitamos que nossos filhos e filhas vão a lugares distantes para contar aos outros do Seu amor salvador. A nossa resposta ao que Ele nos pede, diz muito sobre o que nós verdadeiramente sentimos por Ele.
Qualquer um pode oferecer sobras. Somente aqueles que amam a Deus acima de tudo, vão servir-lhe o melhor. —JMS
Nenhum de nossos sacrifícios é grande o suficiente para Aquele que tudo sacrificou. Joe Stowell
O AMOR DE DEUS E O NOSSO
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. —Romanos 5:8
Agora Franklin Graham está arrependido, mas na sua juventude ele foi muito rebelde. Certo dia voltou à casa de seu pai acelerando sua moto Harley Davidson para pedir-lhe dinheiro. Com suas roupas de couro, sujo e barbudo, entrou abruptamente na sala de visitas e interrompeu uma reunião da junta diretiva de Billy Graham.
Sem hesitação, o pai reconheceu Franklin como seu filho. Então o apresentou com orgulho a cada membro da junta. Billy não se desculpou pelo filho, nem demonstrou nenhuma vergonha ou culpa. Mais tarde, Franklin escreveu em sua biografia, Rebel with a Cause (Rebelde Com Uma Causa), que nunca mais esquecera o amor e respeito que seu pai demonstrou naquele dia, mesmo durante seus anos de rebeldia.
Nossos filhos não precisam merecer nosso amor. Reter o amor em função de nossos motivos egoístas nos faz seguir o inimigo, e não a Deus. O amor de Deus por nós é imerecido. Não fizemos nada para merecê-lo; nada de bom em nós é digno deste amor. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Em todos os nossos relacionamentos, especialmente com nossos filhos, devemos mostrar o mesmo tipo de amor, de forma genuína.
Somos desafiados a tratar nossos filhos e todas as pessoas com amor e respeito. Se assim o fizermos lembraremos o que éramos quando Cristo morreu por nós. —DCE
O amor de Deus transforma filhos pródigos em santos preciosos. David C. Egner
O TESTE À PROVA DE CÁBULA
Firma os meus
passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma.
—Salmo 119:133
Dan Ariely, um professor de economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, realizou alguns testes sobre o comportamento humano. Em uma das experiências, os participantes foram testados e receberam dinheiro para cada resposta correta. Entretanto, os participantes não sabiam que o professor não estava testando seus conhecimentos, e sim, se usariam cábula. Ele montou o teste de forma que os grupos pensassem que seria fácil copiar.
Antes do teste, foi solicitado a um grupo que escrevesse o maior número dos Dez Mandamentos que pudessem lembrar. Para surpresa do pesquisador, nenhuma pessoa deste grupo copiou! Mas, em todos os outros grupos, na verdade, houve alguns participantes que copiaram. Relembrar um padrão moral fez diferença.
Há centenas de anos atrás, o salmista compreendeu a necessidade do padrão moral e pediu a ajuda divina para poder segui-lo. Ele orou ao Senhor, “Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma… e guardarei os teus preceitos… ensina-me os teus decretos” (Salmo 119:133-135).
Este experimento do teste à prova de cábula ilustra claramente a necessidade de termos uma orientação moral. O Senhor nos deu Sua Palavra como lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho (Salmo 119:105) para orientar-nos em nossas escolhas morais. —HDF
Como uma bússola,
a Bíblia sempre nos orienta à direção correta. Dennis Fisher
Prova Positiva
Jesus nosso Senhor. . . foi criado por causa da nossa justificativa. - Romanos 4: 24-25
A ressurreição de Jesus Cristo é um dos eventos mais bem estabelecidos da história. Paulo citou como evidência irrefutável as mais de 500 testemunhas oculares que viram Jesus depois que Ele ressuscitou, a maioria das quais ainda estava viva quando o apóstolo escreveu aos coríntios.
Tão certo é o fato de que o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário pagou totalmente a penalidade pelo pecado de toda a humanidade, de modo que todo aquele que confia nEle como Salvador recebe o perdão. E é a ressurreição de Cristo que garante isso. Se apenas um pecado tivesse sido anulado, Jesus não teria saído da tumba.
Em seu livro A ressurreição de Jesus o Cristo, Fred John Meldau ressalta o significado da ressurreição de Jesus descrevendo o ritual anual do Dia da Expiação de Israel. Meldau escreve: “Se [o Sumo Sacerdote] ofereceu corretamente, ele surgiu no devido tempo; mas . . . se ele não oferecesse corretamente, ele morreu atrás do véu. Da mesma forma, o surgimento de Jesus, o Cristo, em Sua ressurreição, após Sua expiação pelos nossos pecados na cruz, mostra que Sua oferta foi aceita. O túmulo vazio é o 'Amém' de Deus para o Cristo 'Está consumado' ”.
Quando Cristo saiu da tumba, nosso pecado foi completamente pago. Sua ressurreição foi uma prova positiva!
Jesus ressuscitou e provou o Seu poder
Por esse glorioso levantar-se;
Da poderosa compreensão da morte
Ele saiu vitorioso. —Anon.
O túmulo vazio de Cristo garante nossa salvação completa. Richard DeHaan
A vida prova todo dia que a morte é certa. Basta o fato de acordar e agradecer que ela ainda não veio.
Seja vivo de verdade sem esperar o fim, pq quando ele vier, sempre parecerá prematuro.
UM BOM TRATAMENTO
Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos. Pois […] tenho-a perante os olhos […] —Salmo 26:2-3
Dolly, nosso animal de estimação, é da raça West Highland Terrier e tem sete anos. Ela adora cavar na sujeira, o que significa que suja-se muito. Damos banho nela em casa quase todas as semanas, mas às vezes ela fica tão encardida e o pelo embaraça tanto que temos que levá-la para cuidados profissionais.
Antigamente ela odiava ir à Pet Shop, porque a atendente estava sempre com pressa e mal-humorada. Fazê-la entrar no recinto era uma luta. A visão da loja sempre a animava para fugir.
No ano passado decidimos experimentar outra Pet Shop e descobrimos que o nosso animal de estimação, apesar de nem sempre gostar da experiência, agia com menos relutância. A atendente era bondosa apesar de lavar Dolly e causar-lhe desconforto.
Quando o pecado e os entulhos se acumulam em nossos corações, precisamos ser purificados. Como o salmista Davi, precisamos pedir a Deus que “sonde” e “prove” nossos corações e mentes e nos mostre nossos pensamentos, atitudes e caminhos perversos (Salmo 139:23-24). Nosso Senhor pode causar-nos desconforto, pois a exposição dos nossos erros é muitas vezes difícil, mas podemos nos aproximar dele sem medo.
Quando o Senhor nos examina, apesar de ser doloroso, Ele é gentil e bondoso. —DHR
Arrependimento é a ferida que traz a cura. David H. Roper
Refletindo uma frase de uma prova que eu fiz.
" Não confunda uma vida sensacional com uma vida sensacionalista."
Que palavras...
Somos invejosos muita das vezes sem notarmos. Queremos estar perto de pessoas que exalam adrenalina, que estejam sempre "vivendo" e curtindo, pura ilusão, muita das vezes são pessoas vazias e solitárias, que precisam estar sempre em movimento para que seja preenchido tal vazio.
Um lugar simples, uma boa companhia, umas músicas antigas e nostálgicas, na maioria das vezes trás mais satisfação que muitas " aventuras", pois quando se está bem qualquer lugar é o paraíso.
No que se refere à mudança pessoal: é um logo caminho prová-la para alguém que já se convenceu de que você é de determinada maneira. Mais importante do que provar a sua mudança é vivê-la.
Em alguns casos a omissão pode ser usada como proteção, mas não é um colete a prova de balas que se pode usar todo dia.
Sofrer por amor só nos prova uma coisa, que aquela cara de tonto de quando estamos amando agora tem explicação.