Propósito
Qual a valia do meu brilho, se meu propósito não for iluminar caminhos de outros passos, além dos meus ?
Não é por acaso que conhecemos as pessoas que passam e passaram em nosssas vidas, há um propósito por trás do nosso encontro. Algumas surgem para mudar nossas vidas, outras para que possamos mudar a vida delas.
Morrendo um homem pelo povo, com o propósito de salvar vidas da condenação eterna, a morte de Jesus permitiu que Ele alcançasse todas as gerações que cressem em Seu nome.
O propósito de Jesus ter morrido de braços abertos na cruz é para aqueles que morreram de braços fechados para o sepultamento de seus pecados e foram levantados com uma nova vida, de alma aberta para a Sua ressurreição.
“A humanidade é persistente no propósito de destruir, irracional na busca de divisas, irresoluta ao extremo, como uma máquina que confia na força bruta para triturar, ultrapassar... Abrir caminhos pelas entranhas da vida e avança alimentada pelo combustível tecnologia, que seduz, fascina e a impele a enveredar pela rota traçada por esse predador, pois ele, o desenvolvimento econômico, que está provocando a explosão populacional, exige cada vez mais da natureza: mais cidades; mais alimento; mais desmatamento; mais indústrias; mais automóveis; mais residências; mais esgoto lançado nos rios; mais lixo hospitalar, eletrônico, tóxico... E mais dióxido de carbono e metano disseminados na atmosfera.”
Passado é passado
Às vezes me questiono, qual o propósito de seu retorno...
Já faz tempo que te deixei no passado, justo você que foi motivo de tantas alegrias, mas também de tantas dores e decepções...
Tantas dores meu coração sentiu quando você partiu, nem olhou pra trás, se esqueceu de toda minha fragilidade, do quanto era importante em minha vida.
Desprezou o amor que lhe dei, aproveitou de minha ingenuidade de menina, fez de mim seu brinquedo e assim que cansou da brincadeira simplesmente me abandonou.
Você não se despediu e eu fiquei esperando a sua volta...
Sofri demais, perdi o rumo da vida, esperava sempre o seu regresso, eu sempre te observava de longe e nunca pude me aproximar, pois você nunca sentiu saudades...
Minha espera foi em vão, e eu estava quase desistindo de tudo.
Mas o tempo passou, meu coração cansado da dor de sua ausência decidiu seguir em frente...
Caminhei com todas as minhas dores, então a vida me levou por outros caminhos, numa dessas surpresas que o destino trama pra nós, encontrei outro alguém...
Meu coração sentiu uma nova esperança renascer em mim, e quando percebi o amor ascendeu novamente...
Esse alguém superou todas as minhas expectativas, uma joia rara em minha vida, uma resposta a todas as minhas dores, a cura de minha alma sofredora...
Agora você ressuscita do passado, querendo me reconquistar...
Não! Mil vezes não! Não vou reviver o passado...
Você passou! Foi difícil mais superei e sobrevivi ao seu abandono.
Te amei muito e como amei...
Mas você me perdeu!
O passado ficou pra trás e hoje eu pertenço a outro amor.
Quando você entenderá que estamos juntos nessa?
Sim! Estamos unidos em um único propósito e o que nos envolve é mais forte do qualquer coisa.
Por maior que sejam as dificuldades que nos cercam, mais forte é o nosso desejo de prosseguir unidos até alcançarmos o que queremos.
O que queremos é amar um ao outro intensamente todos os dias como “SE NÃO HOUVESSE O AMANHA”. Caminhar ao lado de quem anseia pelos mesmos propósitos é tornar a caminhada uma grande aventura e descoberta.
Talvez se estivermos caminhando ao lado de alguém e essa caminhada se tornou pesada demais, é momento de deixarmos pelo caminho às malas e seguirmos a diante. Saber dizer adeus na hora certa é essencial.
O caminhar junto e estar unido para o que der e vier é mais do que um mero prazer, é tornar o impossível possível, é desfrutar de momentos únicos. Saber que existem dificuldades mais que juntos venceremos, e que na ausência do cobertor, ainda que frio aumente, logo desaparecerá com o calor do corpo um do outro.
Saber que na ausência da alegria, a tristeza poderá crescer, mas logo desaparecerá com o esforço do outro em trazer a alegria.
Se quiser ter alguém por um momento, qualquer um serve para preencher o espaço, mas se quer algo histórico e duradouro, qualquer coisa não se encaixa no seu perfil.
Encontre alguém, ou melhor, deixe que alguém encontre você. Quando isso acontecer, não se prive de viver. Juntos o caminho se tornará curto.
O cansaço se tornará menor, os momentos serão incríveis, as coisas simples darão vida e a vida gerará prazer.
Juntos é vencer os que irão torcer contra essa caminhada, mas quem se importa com os comentários quando estamos do lado de quem nos faz feliz?
Que nessa jornada você desfrute não só de momentos incríveis, mas que você cresça e construa uma história digna de ser compartilhada.
Que seus netos possam ter orgulho das lições adquiridas ao longo da caminhada chamada vida e que eles possam entender que errar nos torna humanos e reconhecer e aprender com esses erros nos torna seres extraordinários.
Termino escrevendo essa frase “A vida é como um vinho, que com o passar do tempo tem seu cada vez melhor”.
A propósito de “Três pontos ex... citados”, peça de Carlos Alberto Sousa
Acabei de ler (reler, para ser exato) “Três pontos ex... citados”, texto de Carlos Alberto Sousa, em que ele apresenta uma peça de tese ou conceitual.
Eu gostei à primeira leitura do texto, que já vou chamar de literário, porque se revela desprovido dos elementos cênicos, como palco, música, luz e figurinos. O teatro, propriamente dito, remete ao espetáculo, à representação no palco. A rigor, teríamos o texto (literatura) e sua apresentação no palco (espetáculo). Segundo Aristóteles.
Mas, voltando à peça, o autor coloca em discussão algumas questões há muito conhecidas de nós, quais sejam, o fideísmo, o ateísmo e a luta de classes. Ele inclui também, com muita competência, elementos pop – o tráfico, o rock, o sincretismo religioso – e elementos metateatrais – o fazer artístico em debate.
Numa peça breve, composta por oito atos brevíssimos, Carlos Alberto narra uma história bastante interessante, em que os personagens são dirigidos por um diretor manipulador e ávido de messianismo. Enfim, um Brecht às direitas.
A trama – envolvendo o elenco (os “bíblicos” Paulo, Davi e Sara, especialmente) e o diretor – trata de uma tragédia (com a presença dos elementos clássicos, inclusive o recurso do chamado “deus ex machina”, consubstanciado pela presença da Bailarina). Isso fortalece o argumento de que estamos diante de um texto literário que, ainda segundo Aristóteles, precede e se sobrepõe à montagem teatral, ao espetáculo. (Por isso, o cinema nunca será literário!)
Já tive a oportunidade de assistir, no Teatro Municipal de Cabo Frio, a uma performance de autoria de Carlos Alberto, a qual me deixou muito impressionado com o talento com que ele havia conduzido o texto e dosado a densidade temática. Com “Três pontos ex... citados”, não é diferente.
Aliás, mesmo quando faz versos, meu confrade e amigo Carlos Alberto deixa transparecer seu lado dramaturgo. Isso – em vez de restrição – é um elogio. Aristóteles, de novo, não me deixa mentir.
Mais que impressionado com a peça filosófica “Três pontos ex... citados” que acabo de reler, já me vejo torcendo pela montagem dela. Gostaria muito de ver (o verbo apropriado é “interagir”) Paulo, Sara e Davi no palco. Pois, ao contrário do filósofo grego, tenho certeza de que será unir o útil ao agradável. Com perdão do lugar-comum.
A propósito de caligrafia, letra cursiva e outras belezuras
Para passar a régua nesse assunto cheio de boas intenções (proposto pelo amigo Wilton Soares), segue depoimento.
Desde pequenininho lá em Água Preta, sempre fui fascinado com letra bonita, desenhada, etc.
Por mais que tentasse, contudo, minha “caligrafia” continuava horrível. (Há uma espécie de esquecimento etimológico aqui, uma vez que “caligrafia” já quer dizer “escrita bela”, né?)
Pois bem. O tempo foi passando e aquele menino, por ironia do destino, acabou se licenciando em Letras e Literaturas Brasileira e Portuguesa, mas a letra seguia feia, horrível, pavorosa.
Professor de língua portuguesa, poeta e jornalista. E a bendita caligrafia... torta de nascença!
Para resolver o problema, cheguei a comprar aqueles cadernos de caligrafia... para praticar. Em vão. Os dedos, duros por natureza, não obedeciam ao comando do cérebro e, zás, descambavam para cima, para baixo ou de través, ignorando a bendita linha, como um trem desgovernado!
Frustrado, cheguei a dividir o mundo em duas classes de pessoas: as que têm letra bonita e as que não têm. (Minhas duas filhas têm uma gracinha de letra, o que descarta qualquer tipo de herança nessas questões caligráficas!)
Fato é que, se tivesse uma letra bonitinha, desenhadinha, cursivinha, estaria dando aulas de gramática, já que sou expert no assunto. Mais: já teria escrito uma gramática ou alguns manuais de português instrumental.
Na impossibilidade de me tornar professor de português, virei poeta. Os dedos continuam duros, mas o pensamento segue maleável, mágico, feito fumaça. Felizmente.
Isso é tão verdadeiro que, atualmente, no máximo, me permito autografar uns dois livros ou, mais raramente, assinar o nome de batismo...
Eu? Sigo grato aos modernos editores de textos, sem os quais ainda estaria sofrendo com a velha Olivetti ou, muito pior, me recuperando duma Lesão por Esforço Repetido LER)!
Oh
O proposito para estarmos vivos é a missão que são postas para nos na terra, missões essas que nos acompanha ao longo da vida e são chamadas de sonho. Sonhar é olhar com perseverança para o futuro, ter objetivos e ver as conquistas que estão por vir com o tempo, é a maior luta que temos que nos orgulhar por não desistir mesmo com grandes barreiras que estão em nossos caminhos, mas esses obstáculos é apenas um acrescento na vitória, nossos sonhos são isso, buscar uma vitória para nossas vidas e nunca desistir deles. Muitas vezes pessoas irão te desapontar dizendo que seus sonhos são impossíveis e que seu caminho está errado, mas o que importa é você não desistir pois o único que sabe o caminho para a realização do sonho é o sonhador, é como seguir uma estrada que você não conhece, cheia de surpresas e desavenças, mas sabe aonde vai chegar. No caminho para a realização do seu sonho você deve usar uma bússola que está em você chamada de força de vontade, só assim vai concluir sua jornada e alcançar o propósito de sua vida!
Testemunho lágrimas e dores todo dia
Minha psicóloga é minha mente, ela não me julga
A propósito, eu não confio nos humanos
Eles trai a confiança do iludidos facilmente!
Imprevistos são apenas avisos da vida para encararmos a realidade... Tudo tem um propósito, nada é por acaso.
Aonde há um cristão de fé, acompanhado da Bíblia e com um propósito espiritual, os inimigos de Deus desocupam o espaço ocupado por eles.
Tudo na vida tem um propósito. Até mesmo a infelicidade é capaz de nos mostrar quem são nosso verdadeiros amigos.