Progresso
" ...Ser mestre é promover transformações, através do conhecimento mais simples ao mais difícil e esperar a conquista e a realização. É exceder a função de mestre e tornar-se, às vezes, pai, orientador e amigo. Ser mestre é compartilhar lições, e ter ciência que de si e de seu trabalho nascem o conhecimento, o progresso e a união de um povo..."
Helena da Rosa
“ A modernização não descarta em qualquer hipótese as experiências passadas, sem ela não há alicerces suficientes para se manter atualizado, viveremos depauperados num constante declínio”.
Atualização é adequar-se aos dias de hoje, modernizar-se. Constitui um conceito no domínio das ciências sociais pelo qual a sociedade, através da industrialização, urbanização e entre outros o convívio social, avança em expressão ou atitude, transformando por inteiro a vida dos seres humanos que a formam. Descrevendo desta forma caracterizamos um processo evolutivo sócio cultural. Para não ficarmos ultrapassados, devemos enquadrar a nossa mentalidade num processo constante de reciclagem.
Só renovando nossos conhecimentos a todo instante e os equipamentos utilizados é que conseguimos acompanhar o progresso da humanidade. O problema maior da modernização é que isso gera um custo financeiro constante. Infelizmente para se fazer investimentos pessoais não há como não empregar capital. Nem todos conseguem.
Através dela aumentamos a potencialidade de criação, interação e globalização fundamentais para os dias de hoje e para o futuro próximo, gerando informações a serem utilizados no nosso cotidiano. Inclusive nos contatos e redes sociais, realizamos uma constante atualização, para mantermos a relação interpessoal estabelecida. Quem se esconde e não gera um “up grade” não acompanhará o fluxo de informação e ficará impossibilitado de usar novos recursos. Atualizei meus dados e percebi que anoiteceu, um excelente descanso a todos.
A humildade é essencial para o crescer em sabedoria, pois essa evolução começa pelo reconhecimento da própria ignorância.
Quando a busca por ovelhas for com a intenção de se ganhar para o reino de Deus e não para fins capitalistas, então haverá um crescimento maduro e progressivo!
O segredo era seguir em frente, e da melhor forma possível, eu estava seguindo. Olhar para trás protelava o progresso.
Caminha!
.
Caminha!
Não pare na rua,
No meio da rua com lua, sem lua.
É preciso seguir adiante
Sem retrocesso, num progresso
Não equidistante.
Caminha!
Num pedido imperativo,
Como democrata
Que põe as cartas,
Que outorga sem promulgar.
Realiza todas as vontades,
Acumula vantagens
E vai em frente sem parar.
Caminha!
Sem contar pedras no caminho,
Sem perder o teu ninho
E arriscando outros
E mais outros criar.
Caminha!
Caminha sem cansar.
Em busca da perfeição..
Ouço de muitas pessoas dizerem que o maior defeito delas é serem perfeccionistas..
Até aí tudo bem, tá tranquilo e favorável.
A questão é quando esse perfeccionismo nos leva a planejar, re-planejar muitas e muitas vezes em busca de algo perfeito e a única coisa que conseguimos é adiar as nossas ações.
Não partimos para ação por estarmos em busca de um "plano perfeito".
Lógico que planejamento é algo importantíssimo.
A questão, meu caro, é que uma ação vale mais do que mil planos..
Planejar não traz resultados, ações trazem resultados!
Lembre-se sempre, feito é melhor que perfeito..
Busque sempre o progresso, não a perfeição!
Não importa a velocidade em que você caminha rumo ao seu sucesso, o importante é manter a mobilidade, direção e foco em seu progresso.
Na minha terra tem poeira,
Já não vejo o Sabiá...
Que cantava alegremente.
Quando via o sol raiar!
O progresso é insolente,
Sacrifica inocentes.
Pra fazer o mundo "andar".
Inocente Sabiá, onde vais cantar?
Pois nos montes que cantara,
Nunca mais irás cantar,
Arrancaram nossos montes.
"Pro" progresso habitar.
O egoismo e o hipócrita só os leva a ruína e o humilde a sensatez de sua limitação... e no final a solidez de seu progresso.
"Agora, tendo visto tudo e sentido tudo, tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar, quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade”.
( em carta a Armando Côrtes-Rodrigues, de 19 de Janeiro de 1915.)
Assim como um relógio tem muitas engrenagens, todas elas contribuintes indispensáveis para o bom funcionamento do mesmo, os nossos labores, sem desprezar nenhum deles, são de suma importância para o progresso social.
“O aprender somente será possível quando existir um verbo chamado querer. É preciso que se queira aprender e nem sempre poderemos despertar no outro este verbo fundamental para qualquer tipo de progresso.”
Abrace as oportunidades da vida com celeridade e afinco. Muitas das vezes, a oportunidade perdida hoje não se repetirá no amanhã.