Progresso
Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos.
A vitória ou a derrota estão dentro de você.
Se você deseja ardentemente o progresso, a saúde, o bem-estar, a sua mente procurará os meios e condições de concretizá-los.
Acredite em si como a roseira que renova as rosas ou como as árvores que fecham suas feridas.
A força está dentro de você.
Comece agora a pensar em si e no seu futuro. Tenha otimismo. Acredite que existe bem-estar, alegria, saúde plena. Não tema atrapalhos. Sua força é maior que eles.
A força vem conforme o desejo de agir.
O progresso não é feito por aqueles que acordam cedo. É feito por preguiçosos que procuram modos mais fáceis para fazer as coisas.
Tem noite que eu nem durmo
Só peço a Deus progresso aos meus
Rumo ao topo do topo do jogo
Luto muito, mano, mas ainda é pouco
minha Ordem e Progresso
deixa que eu mesma faço ,
boto fé em Jah, e força nos meus braços!
as muralhas que puder, eu mesma derrubo,
aquelas que não der, Deus põe no chão pra mim!
(com Charlie Brown Jr)
Sem a doutrina da Queda, toda a idéia do progresso é sem sentido. [...] A menos que haja um padrão, você não pode se dizer em ascensão ou em queda. Mas o ponto principal é que a Queda, tal como todos os outros largos caminhos do cristianismo, está embebida, invisivelmente, na linguagem comum.
A rebeldia é a chave do progresso, e também a fuga da mediocridade. Sem a rebeldia o mundo permaneceria imóvel, seria um velho pálido e estático esperando a morte.
O "progresso social" não se exprime apenas pelo volume da renda global ou pela renda média per capita, que é uma abstração estatística.
Um lindo verso é sinal de progresso,
O amor e a dor são companheiros,
Mistérios que vêm desde da criação do universo,
Tristes lembranças que nos fazem prisioneiro.
Prisioneiro de antigas recordações,
Que insistem em ativar aquele velho medo,
São labirintos da solidão,
Caixa secreta de tantos segredos.
Segredos e histórias,
Mistérios e enigmas,
Derrotas e vitórias,
Vertigens e estigmas.
O céu é o paraíso,
O inferno local de prantos,
A lucidez do meu juízo,
Se perde na magia de teus encantos.
Eu me perco em teus segredos,
Me reencontro em teus carinhos,
Da solidão eu tenho medo,
Busco abrigo em teu ninho.
Eu seria apenas um intervalo,
Sem você nesse mundo triste,
Não me canso e não me calo,
Sou apenas um guerreiro que resiste.
Que resiste a dor da sua ausência,
Do silêncio da sua voz linda,
Dos caprichos de uma inocência,
Desse mundo esquálido sem tinta.
É nas adversidades que se coloca à prova o mais importante instrumento de progresso espiritual que Deus colocou nas mãos dos homens: a perseverança.
O egoísmo, esta chaga da Humanidade, deve desaparecer da Terra, cujo progresso moral retarda; ao Espiritismo está reservada a tarefa de fazê-la subir na hierarquia dos mundos. O egoísmo é, pois, o objetivo para o qual todos os verdadeiros crentes devem dirigir suas armas, suas forças e sua coragem; digo coragem porque é preicso mais coragem para vencer a si mesmo do que para vencer os outros. Que cada um, pois, coloque todos os seus cuidados para combatê-lo em si, porque esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho, é a fonte de todas as misérias deste mundo. É negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens.
Jesus vos deu o exemplo de caridade e, Pôncio Pilatos, o do egoísmo; porque enquanto o Justo vai percorrer as santas estações do seu martírio, Pilatos lava as mãos dizendo: Que me importa!Ele disse aos judeus: Este homem é justo, por que quereis crucificá-lo?e, entretanto, deixa que o conduzam ao suplício.
É a esse antagonismo da caridade e do egoísmo, à invasão dessa lepra do coração humano, que o Cristianismo deve não ter cumprido ainda toda a sua missão. É a vós, apóstolos novos da fé e que os Espíritos Superiores esclarecem, a quem incumbe a tarefa e o dever de extirpar esse mal, para dar ao Cristianismo toda a sua força e limpar o caminhos das sarças que lhe entravam a marcha. Extirpai o egoísmo da Terra, para que ela possa gravitar na escala dos mundos, porque já é tempo de a Humanidade vestir o seu traje viril e, para isso, é preciso primeiro extirpá-lo do vosso coração. (Evangelho Segundo o Espiritismmo.Cap.XI-11)