Progresso
OS EXTREMOS DA VIDA
Nada tenho contra o progresso, afinal precisamos de um pouco de stress para que a mansidão da vida tenha o seu contraste. Alguns sonham com o sossego da aposentadoria numa praia silenciosa e com vista permanente para o horizonte. Já imaginou... Vinte anos sem uma “confusãozinha” e vendo a mesma paisagem o tempo inteiro! Se a loucura tem uma receita eu acho que é essa... O equilíbrio é uma condição imprescindível na existência humana. Em todos os sentidos da vida temos a necessidade do contraste para que as emoções fluam e a sensação de felicidade nos toque. O ideal seria que todos nós passássemos por extremos: um tempo de extrema pobreza para que a possibilidade de adquirir o que desejamos nos proporcionasse a sensação de euforia que de fato merece; um pouco de extrema insalubridade para que o corpo saudável fosse merecedor de comemoração; um pouco de frio extremo para que o entrelaçar de pernas com a pessoa amada se torne um momento de grande prazer; um pouco da verdadeira fome, não do apetite, para que a segurança alimentar signifique um dos principais motivos de ação de graça; um pouco de solidão para que a compaixão e o amor se tornem o norte da nossa existência; um pouco de desamparo para entendermos o quanto é magnífica a presença da família; e por fim um pouco de desespero e medo para termos plena certeza da existência de deus que surge da construção das nossas convicções.
Estar vivo de verdade é fundamentalmente perceber que todas as condições e situações existem no sentido de experimentarmos de toda sua plenitude; para que no contraste dos seus extremos possamos saborear o maravilhoso universo das emoções.
- O senhor não sabe nada do sul. Se há menos aventura e menos progresso – suponho que não devo dizer menos excitação – provocados pelo espírito de jogatina do comércio, que parece forçar a criação dessas maravilhosas invenções, também há menos sofrimento. Vejo homens aqui, andando de um lado para outro nas ruas, que parecem derrotados por alguma perturbadora tristeza ou preocupação, e que não são apenas sofredores, mas inimigos. Lá no sul temos lá os nossos pobres, mas não há nos seus rostos essa terrível expressão de doloroso senso de injustiça que eu vejo aqui.
O Progresso de qualquer individuo só acontece quando o mesmo se obstem do orgulho e se redime para crescer mas do que ele mesmo possa ser.
Conflitos e dores numa palavra tão simples
Que vos levara ao progresso,
Mesmo que este progresso esteja tão distante
E ninguém entre vós há que vos desperte.
O progresso é sinal de perturbação, incômodo e aberração sociais contra sua vida e contra seu patrimônio auditivo.
O progresso continua se expandindo de tal forma que a cada dia nossos ouvidos se sentem incomodados pelas invenções modernas.
☾.•°*”˜˜”*°•.✫
Em pleno século XXI com tanto progresso que humanidade conseguiu galgar, a escravidão da nova era continua sendo seus dogmas, disfarçando constantemente
de si mesmo...
✫ . ¸ ¸ . • ´ ¯ ` » Paulo Ursaia
☾.•°*”˜˜”*°•.✫
O custo do progresso é a base de coloridos artificiais
onde o dito popular “o que os olhos não veem o coração
não sente”... realmente... não sente, falece!
✫ . ¸ ¸ . • ´ ¯ ` » Paulo Ursaia