Progresso
A CEGUEIRA DO PROGRESSO
Caminhando pelo centro de uma cidade movimentada, observo as pessoas apressadas. E, tenho do chão uma visão dos prédios altos e baixos, modernos, antigos e deteriorados. As frestas da luz do sol entre as construções pouco traspassam às ruas e calçadas, a pressão do calor sufocante ainda na primavera e a brisa quente que corre entre os corredores banham pedestres precipitados.
A lassidão revela-se nas caras das pessoas com seus passos sempre ocupados e os corres-corres inúteis para ter-se a sensação de utilidade na sociedade inundada de cobranças. Entre elas se cruzam ao atravessar as ruas, esbarrando e tropeçando nas laterais do trânsito engarrafado de carros fora da faixa, cada um por si na urgência da sua própria individualidade, indiferentes às algumas gentilezas e sorrisos de estranhos corteses, em meio às ofertas das lojas anunciadas em alto som.
Entretenho-me a refletir naquela multidão de gente sobre a situação em que a humanidade se encontra para viver numa cidade grande, escravo do progresso de uma vida agitada que não vai a lugar nenhum e deixa a alma vazia. E, logo, sendo interrompido no devaneio da minha análise por uma criança suja e malvestida, “Sinhô, sinhô, me dá um dinheirinho aí prá comprar pão? Estou c’um fome!”
... Um grupo de cegos tateia com suas bengalas o chão por onde pisam, param e ficam pacientemente a espera da ajuda para atravessar a rua e ninguém nem aí.
“- Quem serão os cegos?” Pois, que a visão de muitos foi prejudicada pela proposta do mundo moderno, com mais estatístico sem nenhum valor humano.
Assim caminha a humanidade aprisionada dentro de uma grande gaiola que a cega cada vez mais, sem tempo tão necessário para encontrar-se consigo mesmo em direção à liberdade.
Repliquei, “ô garoto! Se você quiser esta quantia da prá comprar um pão”, e, mesmo esfomeado, na sua frieza, me abandonou dizendo, “só isso eu não quero”, saiu apressado a pedir esmolas ao mundo cheio de ilusão.”
Espero que daqui a algum tempo nós brasileiros possamos gritar Ordem e Progresso na condição de cidadãos gerados da ética, do respeito e da dignidade sem precisar ser diferente
O Progresso do Homem Feliz
O homem feliz é aquele que conquistou a felicidade ou o momento da felicidade que sente presentemente. O tão afamado progresso tende a suprimir o esforço que medeia entre o desejo e a sua realização - e acaba por tornar o homem, na verdade, ainda mais infeliz.
Outro modo Puritano de avaliar o progresso na santidade é perguntar como estamos atualmente lutando contra a tentação. Se não estamos lutando contra as forças que pressionam nossa carne, estamos regredindo. Em ordem, portanto, para fazer progresso o crente deve orar ao trono da graça: "Ajude-me ser forte hoje, Senhor. Ajude-me a ser puro hoje. Ajude-me a ser justo hoje". Este é o constante desejo do Cristão que está fazendo progresso na santificação.
Alguém pode me dizer onde está o progresso pessoal? O meu ainda não encontrei, minha autoestima sempre está baixa, ouço crítica e cobrança, alguém pode me dizer?
Efetua plenamento o teu ministério, para que teu progresso seja manifesto a todos.palavra de um velho sabio, mas que vive!
Não atrase seu progresso com medo de fracassar. É sempre preferivél cometer erros e corrigi-los do que permanecer parado para evitá-los
Desejando encorajar o progresso de seu jovem filho a piano, uma mãe levou seu pequeno filho a um concerto de Paderewski. Depois de sentarem a mãe viu uma amiga na platéia e foi até ela para saudá-la. Aproveitando a oportunidade de explorar as maravilhas do teatro, o pequeno menino se levantou e eventualmente suas explorações o levaram a uma porta onde estava escrito "PROIBIDA A ENTRADA". Quando as luzes abaixaram e o concerto estava prestes a começar, a mãe retornou ao seu lugar e descobriu que seu filho não estava lá. De repente, as cortinas se abriram e as luzes caíram sobre um impressionante piano Steinway no centro do palco. Horrorizada, a mãe viu seu filho sentado ao teclado, inocentemente catando as notas de "Cai, cai, balão". Naquele momento, o grande mestre de piano piano, e sussurrou no ouvido do menino: "Não pare, continue tocando". Então, debruçando, Paderewsky estendeu sua mãe esquerda e começou a preencher a parte do baixo. Logo, colocou a sua mão direita ao redor do menino e crescentou um belo acompanhamento de melodia. Juntos, o velho mestre e o jovem noviço transformaram uma situação embaraçosa em uma experiência maravilhosamente criativa. O público estava perplexo. É assim que as coisas são com Deus. O que podemos conseguir por conta própria mal vale mencionar. Fazemos o melhor possível, mas os resultados não são exatamente como uma música graciosamente fluída. Mas, com as mãos do Mestre, as obras de nossas vidas verdadeiramente poem ser lindas. Sinta seus braços amorosos ao seu redor. Saiba que suas fortes mãos estão tocando o concerto de sua vida. Lembre-se: Deus não chama aqueles que são quipados. Ele equipa aqueles que são chamados. E Ele sempre stará lá para amar e guiar você a grandes coisas. Só é últil o conhecimento que nos torna melhores!
ORDEM E PROGRESSO (By Jeff Cruz)
Nosso amor se eterniza nos versos
De todas as formas, com todos os verbos.
Nosso amor se impregna nos leitores
Com diferentes códigos, em outros valores.
Nosso amor é palavra na boca dos apaixonados
É sorriso contagiante dos circos e palhaços
Nosso amor é independente
É o fato mais repetido da literatura
É ritmo insistente nas canções e poemas
Nosso amor é pacifico como o oceano e violento como os furacões
Nosso amor é ação cronológica.
É estado físico de reação e estado espiritual de resistência
Nosso amor é renuncia e permissão
Renuncie o corpo e permita o amor
Nosso amor é poder absoluto
É acordo entre as nações
É inclusão dos marginalizados
É canal de comunicação entre brancos e negros, farrapos e fardados.
Nosso amor é Bahia de Todos os Santos
E todos os santos na Bahia
Nosso amor é segredo de essência
Nosso amor é inteiro
Poder partir do individual para o coletivo ou vice versa
Nosso ultrapassa o infinito
Nosso amor é abrigo para os mendigos
É tolerância entre as famílias
É verdade na política
É justiça nos tribunais
Nosso amor é escudo e não é arma de guerra
Nosso amor é passa tempo nas horas vagas
É conservação da natureza
É expansão de territórios da paz
Nosso amor é linguagem, é cura, é visão mais doce.
Nosso amor é a força que engrandece os covardes
É consolo dos inocentes oprimidos
É a solução nas horas certas
Nosso amor é a expressão da saudade
É a negação repreensora da maldade
Nosso amor é educação igualitária
É conhecimento nas escolas das periferias
Nosso amor é conhecimento nas eleições
Nosso amor não se define
É poesia que não se conclui
Nosso amor não obedece aos pontos finais
É pontuado apenas pelas reticências da existência
Nosso amor é lagrima de alegria e até de tristeza
Nosso amor é liberdade de expressão.
É festa de vitória dos oprimidos
Nosso amor não se disputa, se distribui.
Nosso não se distorce na distância
Ele se ajusta na convivência
Nosso amor é palavra que não se afasta
Nosso amor não se cansa nunca de ser pronunciado
Não se cansa nunca em existir
Nosso amor não se perde no tempo
Nosso amor não se constroe, já nasce pronto conosco.
Amar é a ordem humana
Nosso amor é progresso mundial
Nosso amor é totalmente possível…
Saiba que você é o comandante de sua vida. O seu progresso depende unicamente de você. Tudo de bom ou mal é trazido por você. Portanto cultive sempre uma boa conduta doutrinária. Não se esqueça: “A Conduta Doutrinária é a tua segurança!” Procure ter consciência que você é uma criatura de Deus, um espírito milenar, repleto de valores. E em breve sentirá mudanças em sua vida.
As mudanças se fazem necessárias o progresso é uma ferramenta que vem auxiliar o desenvolvimento sócio econômico, politico e cultural de uma região, estes acontecimentos contribuíram para a formação de uma cidade, os pioneiros do passado devem ser reverenciados e nunca esquecidos pelas novas e futuras gerações, que seus feitos sejam a herança histórica e cultural para seus descendentes, e que os mesmos prossigam e nunca deixem de lutar e concretizar um ideal.
Valorizar fatos épicos de uma região é respeitar a memória de quem deixou suas marcas na história para que as mesmas possam ser narradas e servir de exemplo a todos no presente e no futuro.
Desenvolvimento
O desenvolvimento de uma região se faz necessário para que o progresso chegue, e com ele venha às novidades de novas tecnologias, para seguir amenizando as dificuldades do inicio da colonização, que os pioneiros tiveram que vencer para construir o seu sonho com sangue, suor e lagrimas na formação da região fronteiriça.
Quando uma pessoa visita uma cidade já formada com suas Ruas, Avenidas, Bairros e Vilas e novas frentes de trabalho, o comercio ativo, a industrialização, escolas, hospitais, não conhece histórico das dificuldades que tal município enfrentou para se crescer ao longo das décadas.
A economia seja ela gerado com a produção de grãos no campo, ou pela indústria alavanca o crescimento de uma cidade de uma região, ajudado no seu desenvolvimento sócio, político econômico e cultural, pois uma nova cidade prospera que incentiva quem acredita no seu potencial, serve de atrativo a novos migrantes e emigrantes de varias partes do país e do mundo, que junto com seu interesse em investir também traz sua cultura e costume que se misturam com os já existentes, exemplo os colonos gaúchos que migraram e continuam migrando para a região investindo povoando esta vasta terra.
Hoje as novas gerações desconhecem a historia de criação de seu munícipio, como o mesmo surgiu, muitas vezes pode se dizer que desconhece sua própria história, sua origem, como seus ancestrais pioneiros em seu tempo vieram e se instalaram nesta região, dando continuidade a sua família, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da cidade.
Resgatar fatos históricos e homenagear os pioneiros em seu tempo, e proporcionar as novas gerações o conhecimento de suas origens. Aos bravos em seu tempo o agradecimento por sua coragem.