Profissional
Dos primórdios da civilização até quase os dias de hoje – e ainda hoje na China e no Japão – os pais têm sacrificado a felicidade de seus filhos no casamento ao decidir com quem se casarão, escolhendo quase sempre a noiva ou noivo mais rico disponível. No mundo ocidental (exceto em parte na França) as crianças libertaram-se dessa escravidão pela rebelião, mas os instintos dos pais não mudaram. Nem a felicidade nem a virtude, mas o sucesso material é o desejo de um pai médio para seus filhos. Ele quer que seja de tamanha relevância que ele possa se vangloriar dele para seus amigos, e esse desejo domina em grande parte seus esforços para educá-los.
Assim como uma semente precisa do sol para crescer, o mentor pode contribuir para sucesso pessoal e profissional florescer.
Algumas decisões exigem que você ignore o fato de que o chão à sua frente pode desabar no próximo passo. E mesmo sabendo desse risco, você decide não apenas caminhar, mas correr sobre ele!
Abraçar a própria essência e conquistar o patamar milionário é transcender o medo, abrindo caminhos para a plenitude da verdadeira autenticidade.
O conhecimento adquirido através da leitura é a maior riqueza que as pessoas podem obter gratuitamente. Investir em leitura é investir no seu crescimento intelectual, profissional, pessoal e acima de tudo é ser a sua prioridade! Priorize-se, invista mais você...
Ao Mesmo Tempo que crescemos profissionalmente, se alienamos a viver um mundo paralelo onde viver a vida se torna obsoleto...
É possível atrelar o treinamento com o entretenimento, pois quando saímos de uma apresentação arcaica para o lúdico, a assimilação de conteúdo é mais satisfatória!
As pessoas irão lembrar-se a longo prazo.
O desenvolvimento do capital humano é uma constante engrenagem que não pode parar em uma corporação, se não houver manutenção, as consequências podem ser irreparáveis.
Resolvendo Problemas
Quanto a capacidade pessoal em gestão problemas a primeira regra que precisamos conhecer é que o nosso foco não deve estar no nível do problema e sim no nível de nossa capacidade de resolução de problemas. Se temos um problema nível 5 e nossa capacidade de resolução for nível 3, de fato temos um problema, porém o nível do problema já está determinado e nesse caso nosso foco deve ser em aumentarmos nossa capacidade de resolução para um nível 6 ou maior e facilmente o problema será resolvido.
Quanto mais aumentarmos nossa capacidade de resolução mais facilmente resolveremos os problemas que surgirem, e uma coisa é certa, eles vão aparecer e voltarão a surgir durante toda nossa trajetória tanto como profissionais como pessoas.
Por outro lado se detivermos uma capacidade de resolução nível 10, um problema de nível 3 nem se quer será mapeado por nossa mente como problema e sim como apenas mais uma atividade a executarmos.
Aumentar nossa capacidade de resolução implica em aumentarmos nossa base de conhecimentos, porém conhecimento por si só pouco ajuda se não aumentarmos nossa experiência, nossa capacidade de aplicabilidade, de uso pratico dos conhecimentos que retemos.
E como já dizia o Mestre: "Tentar adquirir experiência apenas com teoria, é como tentar matar a fome apenas lendo o cardápio".
Se você possui cargo de chefia, gerência ou diretoria, não se iluda, tem alguns subordinados esperando uma oportunidade para tomar o seu lugar. Infelizmente isto é uma realidade da vida. Digo isto com toda propriedade pois durante grande parte da minha vida profissional convivi com esta situação. Fique atento principalmente com aqueles que sempre estão lhe elogiando e se passando por amigos fiéis. Na primeira oportunidade alguns deles irão lhe trair incondicionalmente.
Izzo Rocha
O medo faz parte da vida, nascemos com ele, na verdade é um mecanismo de defesa que todos seres vivos possuem, ainda bem que o temos. Mas nada pode ser em excesso, deixar que ele nos mobilize. Temos que encarar o medo, enfrentá-lo. Se não consegue enfrentá-lo precisa recorrer à alguém ou pedir ajuda a um profissional. Mas não fuja, não negue essa falha em sua formação humana, você precisa aprender o que lhe falta para lidar adequadamente com esse medo, para ele desaparecer. Força e coragem.
VALORIZE VOCÊ
Hoje valorize e aprecie tudo que você tem, e principalmente você. Não importa se sua vida é modesta ou se você a considere insignificante, na vida nada acontece por acaso, tudo o que você é e tudo que você faz o universo precisa de você . O mundo precisa de você.
Somos parte de uma nação, estamos unidos por energias vitais, que não são visíveis aos olhos, mas elas existem, e você pode senti-la.
Hoje faça algo positivo, algo que você goste, dê esse presente para você, mas sem exageros, para ser feliz basta olhar para dentro de si mesmo.
Lembre-se: tudo o que você “tem” é o bem mais precioso que precisa para você “ser” o que deseja “ter” para sua vida pessoal e profissional.
Existem duas sensações comuns no ambiente de trabalho e um
sentimento: A sensação do dever cumprido e a de que nada foi
feito e o sentimento é você que escolhe. Qual sentimento você tem no seu trabalho e do seu trabalho?
Ambição e Ganância
O dicionário Aurélio define do seguinte modo as palavras citadas:
Ambição - S. f.: 1. Desejo veemente de alcançar aquilo que valoriza os bens materiais ou o amor-próprio (poder, glória, riqueza, posição social, etc.). 2. Desejo ardente de alcançar um objetivo de ordem superior; aspiração, anelo. 3. Aspiração relativamente ao futuro. 4. Desejo intenso.
Ganância - S. f.: 1. Ambição de ganho. 2. Ganho ilícito; usura. 3. P. ext. Ambição desmedida.
Ganância e ambição andam de mãos dadas. Enquanto a ambição é a mola propulsora do sucesso, a ganância sai “atropelando” tudo e todos para alcançar seus objetivos. Ter ambição é desejar ardentemente; é depositar a mente e a vontade focalizadas num objetivo e se esforçar para que ele se concretize. Entretanto, a ambição sem medida apresenta um caráter muito negativo, pois foge aos limites da ética e do bom senso.
Todos nós precisamos cultivar um pouco de ambição em nossas vidas. Sem ela não há como traçar metas que nos levem ao sucesso, pois não encontraremos motivos para lutar e vencer.
O ganancioso é uma pessoa muito negativa, porque não consegue colocar limites em seus desejos. Suas atitudes são antiéticas e seus caminhos não são motivados pelo respeito ao próximo.
Quando ele conquista algo, esse algo logo perde o valor já que foi apenas um objeto a ser conquistado e não a realização de sua alma. Para este, a busca pelo sucesso é apenas um objeto a mais a ser colecionado: casas, lojas, fábricas, etc.
O homem ambicioso tem grandes planos, mas ao contrário do ganancioso, ele busca realizá-los de acordo com o chamado de sua alma.
Dentro essa ótica, o profissional e a empresa ambiciosos desejam ardentemente vencer, mas usam estratégias limpas, sem precisarem burlar as leis do país, roubar, e praticar atos ilícitos.
Uma coisa você não deve esquecer nunca:
Torna-te aquilo que fazes para o BEM ou para o MAL.
Os sentidos da docência – como convivem com a identidade docente e o exercício paralelo da atividade liberal, o ingresso na carreira, a exclusividade pela docência, os fatores para manter-se na profissão e a participação em órgãos de classe.
Junto a escolha de uma profissão também definimos um modo de vida e de convivência com outras pessoas e isso interfere na identidade profissional, devendo ser levado em conta nas atividades de desenvolvimento profissional dos professores.
O Escavador não edita, cria ou altera o conteúdo exibido. Todo processo de coleta de dados é realizado automaticamente através de fontes públicas pela Lei de Acesso à Informação. Portanto, o Escavador não substitui as fontes originárias da informação, não garante a veracidade dos dados, não garante que os dados estejam atualizados e o sistema pode mesclar informações de homônimos.