Professores
O tempo didático (para ensinar) é igual para todo professor e corresponde ao tempo da duração da aula, porém o tempo de aprendizagem é diferente e particular para cada aluno. Professores temos que respeitar isso!
Eis uma coisa generalizável sem pecado algum, todos os alunos da escola pública são iguais, não estudantes. Os piores maltratam os professores
Os CURSOS SUPERIORES alargam nossa visão de mundo. Apresentam "verdades", que norteiam os futuros docentes ou profissionais na sociedade, contudo percebemos um enorme distanciamento entre PROFESSORES da rede pública de ensino na rede básica com PROFESSORES universitários. As vezes, parece até mundos diferentes.
UMA VERDADE DEVE SER DITA: Provavelmente a educação no Brasil sentiria maior efeito se os PROFESSORES mestres e doutores começassem a ensinar na rede básica de ensino.
Que tempos são estes em que o Estado só se importa com a educação quando é para massacrar uma manifestação dos professores?
P ondo seus planos em ação
R ealizando sonhos e desejos
O bra de seu trabalho e dedicação
F acilitador de um aprendizado
E ncaminhando o crescimento
S edimentando o conhecimento
S olidifica o caminho da conquista
O pera o saber, o despertar da vida
R eflete sua luz, nos ensinamentos
E m cada conquista, um novo futuro
S empre lembrado com carinho!
Hoje fiquei pensando em quanto vale um professor, é ele quem leva inúmeras provas e diários para casa, se preocupa com aquele aluno que não aprende, se preocupa com aquele aluno indisciplinado que interrompe suas aulas diversas vezes e até chega a mandar "tomar naquele lugar, " me desculpem a expressão mas é isto que acontece em muitas de nossas escolas.
E o valor de um professor, qual é mesmo?
Que sociedade é essa que permite que educadores sejam tão maltratados e ignorados?
Que políticos são esses que levantam bandeiras e fazem discursos de uma educação melhor e de qualidade? Cadê as ações?
Quando o Brasil vai acordar e parar de mentir que diminuiu o índice de evasão e repetência se muitos de nossos alunos estão no 4º, 5º ano e ainda não estão alfabetizados?
Quando os professores serão reconhecidos, valorizados? Quando?
Natal Solidário? Não seria apenas uma forma de alimentar o próprio ego em vez de ajudar o próximo? Existe alteridade ou somos todos egoístas? Que bom seria se o Natal fosse todos os dias, e não apenas Jesus Nascesse em nossos corações, mas que conseguíssemos reconhecer Jesus Cristo no outro. Professores Humildes? Infelizmente é como se procurássemos uma agulha no palheiro.
O que se espera de um coordenador pedagógico não é que ele saiba profundamente todas as matérias para dizer como os professores devem ensiná-las, mas que os conforte com a segurança de que estão fazendo um bom trabalho. E se não que, pelo menos, seja-lhes oferecido o modelo correto da forma mais convincente. Parceiros não são inimigos.
Não podemos mentir para o magistério e a sociedade gaúcha: o Estado não tem condições de dar reajuste para os professores, mesmo reconhecendo que merecem."
[Secretário da Educação]
Mudaram minha vida, minha forma de pensar, mudaram o meu olhar sobre diversas coisas da vida! No processo de aquisição do conhecimento não foram negligentes nem omissos! Alguns mais chegados e outros mais reservados ,o que é normal, mas sou grata a todos por toda a bagagem que levo! Os senhores são especiais pra mim e para os meus colegas! Todos os dias é dia do professor, mas hoje é especial, pois é dedicado todos os Profissionais do Magistério. Desejo aos senhores, tudo que a vida possa oferecer de bom, todos os direitos atendidos e sim, mais respeito à profissão mais linda que existe (que base para todas as outras). Se ensinar é uma arte, os Senhores são os verdadeiros artistas!!!
Feliz dia dos professores!!
Hoje é o único dia que não me curvo diante dos mestres.
Eu me levanto para abraçá-los e dar os parabéns que merecem.
As crianças devem viver o momento presente aprendendo, por meio de educadores e da sociedade, valores para a vida. Aprender com o presente! Ser feliz hoje, ser feliz para sempre!
O que está acontecendo com o mundo?
Sinceramente, não compreendo...
Ligo a TV, encontro no noticiário, somente,
Notícias de pessoas matando pessoas.
Saio na rua, deparo-me com crianças abandonadas.
Vejo crianças sem educação, sem alimentos, sem amor.
Vejo crianças, sem visibilidade, perante à sociedade.
O futuro da nossa nação, está esquecido, está invisível.
Os professores estão ficando extintos,
Professores estão sendo maltratados
Maltratados pelo governo,
Maltratados pelo povo,
Maltratados por sua profissão.
Pessoas consideram um vencedor de reality, um heroi,
Heroi mesmo, heroi é o professor, heroi é o trabalhador,
As pessoas, deveriam investir na educação das crianças, mas,
Sustentam apenas algo desnecessário,
Acorda povo brasileiro, acorda!
Sem educação, sem professores, sem valores éticos,
Você espera que seu filho torne-se o que?
Alguém com responsabilidades? Com dignidade?
Jovens estão confusos e descontrolados, idosos desamparados,
Os adultos estão cegos, atropelados pela ganância.
Nós, crianças e adolescentes, somos o futuro.
Futuro? Confesso, temo-o muito,
Arrepia-me à alma, somente ao imaginá-lo.
A humildade que reside no coração de cada mestre os impede de cobrar o mínimo de gratidão, mas isso não significa que sejam menos merecedores.
Final do bimestre
Torturando-me estou,
me observando decair,
por meros conjuntos pontuais,
que toda manha são postas
ao que se nota, nada muda
e todos os alentos esmorecem dores
sempre iguais.
Tal uniformidade, se dá apenas
por tenebrosas situações,
que se apegam as mais complexas obras
e mais impetuosas ,dificilmente
incorrigíveis questões
Até que em parte sei agradecer,
por ser de meu o mal esforço que atina
na consciência,pois com ausência desse amigo
me pego sem palavras a escrever.
Como disse uma vez:
Não passo de libertino,
um mero vagabundo,
perambulando pelas classes
e corredores,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
vagando de vez em outro mundo.
Gabriel Silva Corrêa Lima
Respeito às idéias e agressões verbais de Olavo de Carvalho, mas como Professor Militante de Geopolítica há 32 anos, penso que sua presença em Salas de Aula, AQUI NO BRASIL E NÃO NOS EUA, seria a forma mais honesta dele praticar o que tanto prega aos seus Discípulos. Contestação por Contestação, qualquer um faz, mas vivenciar as realidades Sociais do Brasil e suas mazelas no dia-dia é trabalho de GIGANTES, professores muitas vezes anônimos que se espalham pelo nosso país, com salários miseráveis, mas mantém a dignidade de conflitar diretamente os problemas, demandas e pressões sociais locais. Não queremos nosso querido MESTRE vivendo no Palácio de Herodes em Jerusalém,desfrutando da hipocrisia,desta nação mentirosa,os Estados Unidos.Queremos nosso MESTRE aqui,no Mar da Galiléia, das favelas,dos alagados e palafitas do Nordeste e Amazônia,combatendo o avanço do agronegócio sobre nossas florestas e terras indígenas,inundando a Amazônia com seus lagos gigantescos,como Turucui e Belo Monte,procurando livrar com nossas palavras de incentivo,milhões de jovens que enfrentam a pobreza,a miséria e o mal maior dominante das drogas.Sim,o BRASIL TEM MUITOS IDIOTAS! Mas tem também HEROIS que anonimamente cada manhã percorre o caminho do silêncio perante as grandes mídias globais, e mergulham naquilo que os GRANDES VERDADEIROS E LEGITMOS MESTRES, como MILTON SANTOS, DARCI RIBEIRO, PAULO FREIRE, FREI BETO, nos deixou como legado, lutar pela Educação contra as mazelas deste país, estando presente. Você será muito bem vindo querido MESTRE, OLAVO DE CARVALHO, muito bem vindo. Professor Ciciliato!
Sempre nos disseram que a educação se faz pelo exemplo e creio que este é realmente o caminho. Mas é certo também, que é mais difícil trilhar, se o rastro não foi deixado. E a tal doutrina militarista rudimentar? Falível como toda imposição. CHEFIAR implica no direcionamento de ações suscetíveis ao favoritismo, LIDERAR com excelência exige paciência, disciplina, respeito, compromisso e acima de tu...do, faz-se necessário o trabalho da Inteligência Emocional, o autocontrole. Devemos nós, portanto, escolher cautelosamente as nossas lideranças. O barco afunda sem o leme, a não ser que sua estrutura tenha sido previamente bem preparada, a equipe conquistada. O desafio de gerir pessoas é abissal, esgueirar-se nas dificuldades e jogar a toalha, é aceitável se assim for feito com a humildade de abrir espaço para alguém que esteja preparado e faça o trabalho que deve ser feito. E a técnica do “Laissez-faire”, do “deixai fazer”?Funciona, quando isto é permitido. Especificamente falando, as nossas escolas, a fonte que aperfeiçoa opiniões, que desmascara, elucida, que tem à frente profissionais capacitados, caminha sim, faz a vereda, pois é graças a gente assim que zela pelo nome e lapida sua carreira a cada dia, que nossas crianças têm a educação merecida. O educador em sua sala de aula, rege-a da mesma forma, de A a Z, com o mesmo respeito e compromisso, independente da motivação externa ou da vara que o guia. Porém, eis a trave no olho, mas só quem tem o argueiro sente o incômodo...E NADA É FEITO , VISTO QUE EMUDECEMOS A TANTA MARMELADA!
A postura de alguns (alunos) assemelha-se à dos fiéis ante o sacerdote: exibem necessidade de certezas, de condução, e não de construção dialética de respostas possíveis ante a realidade e seus efeitos jurídicos.
O problema do Ensino público é que a pedagogia não responde o quesito de escola para todos.
A razão dos colégios particulares é a aprovação dos pais e não dos professores. A quem está certo? Uma educação não se constrói com capital; nem com assistencialismo, se faz com competência e habilidade de saber que o professor é um nada, apenas demanda de seus estudos variados pontos de vista; nunca se posicionando a favor de uma tese ou argumento, mas sempre levando os alunos a atividade do pensamento. O problema da educação no Brasil é que uma releva a pedagogia do miserável; e a outra do capital.
- Relacionados
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 36 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Frases de filósofos e pensadores sobre professores
- Professores Fascinantes
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poesias para Professores
- Frases de Augusto Cury sobre Professores