Professores
Visite os Doutores, Professores e os homens bem sucedidos que adormece em um jazigo perpetuo, e ao lado dos homens e mulheres humildes da mesma comunidade nada mudou além de um corpo em decomposição.
Sou músico e escritor por opção e pedagogo por profissão... Burocratas engravatados e professores marionetes de cargos comissionados, não podem decidir o futuro educacional de uma geração.
Vem ai o dia 15 de outubro, dia especial , dia lindo!!!
Dia dos professores, verdadeiros heróis da educação e no entanto, tão esquecidos, embora estejam tão presentes na vida das nossas crianças. Mas parece que isso não significa muita coisa, "afinal professores ganham pra isso não é mesmo?"
Pensamento medíocre da nossa sociedade que ainda não aprendeu que professores são pessoas que estudaram, se formaram, passam horas do dia estudando e programando aulas, corrigindo provas e muitas vezes com inúmeros problemas pessoais que ficam sempre para depois, afinal a vida de muitos alunos estão em suas mãos e eles precisam aprender e muitos ainda não estão conseguindo, meu Deus o que fazer?
E assim, muitas vezes trabalham em dois turnos, duas escolas, realidades diferentes, ficam noites perdidos em internet, livros e pesquisas para melhorar as suas aulas, outras vezes, em meio a E V A, cola e tesoura o seu tempo passa e nem percebe que já é madrugada.
O sistema que cobra, o sistema que não compreende o que é educação, que impõe as suas regras, que faz calar a voz dos professores que gritam e ninguém ouve, pois um Brasil realmente educado pode custar muito caro, então melhor que não invista em melhorias na educação.
Acontece, que professores, amam o que fazem e os que fazem pelo dinheiro são pobres e infelizes, existem alguns rsrsrrs, mas a maioria são professores que amam educação, que lutam, que batalham, se dedicam e se sentem desvalorizados por nossa sociedade.
Eu faço um apelo as nossas famílias, que ensinem seus filhos a respeitar seus professores, que valorizem seus professores e ensinem isso para seus filhos, quando a família dá esse valor, consequentemente seus filhos imitarão. Precisamos de gente que valorize e respeite nossos professores e no dia 15 de outubro, que você possa abraçar o (a) professor (a) de seu filho, que você possa abraçar seu(a) professor (a)e que você possa sentir de perto como são belos os olhos de quem cuida de seus filhos, o riso incomparável de quem ensina, como é belo o coração que ama seu filho.
Professores amam e sentem um amor belo, um amor que não aprisiona, um amor que não segura, professores amam ver seus alunos voando cada vez mais longe, cada vez mais alto, pois é lá que o sucesso acontece e a cada sucesso, lá estão os professores aplaudindo e orgulhosos, afinal a vitória é sentida dentro do coração dos educadores e na maioria das vezes, eles não estão lá, nem são lembrados, mas podem ter certeza, estão felizes.
No dia dos professores, nosso maior presente, é o reconhecimento!
Ao mestre, aquele que desfaz as ilusões e faz brotar novos horizontes, a todos os professores assim como eu desejos que sejam iluminados em suas lidas.
Neste dia, dedicado a nos,como professores,educadores a lembranca de momentos unicos,impares,povoam nossas lembrancas e fica a certeza de que mesmo tendo sido tao trabalhoso,fi ao mesmo tempo gratifiicante,um aprendizado constante,uma troca magica de conhecimentos,vivencias e sentimentos acima de tudo.Hoje ja aposentada,fica a certeza que fiz tudo que podia e queria fazer,com amor e dedicacao .E a prova de que deu certo e ver hoje meus alunos ja adultos,como cidadaos integros,ja com suas familias formadas,com seus futuros encaminhados e lutando sempre.
Em minha memoria,serao sempre aqueles rostinhos,muitas vezes timidos, em fila,na chegada ou na saida,anciosos para o beijo que amorosamente compartilhavamos e o abraco, na certeza de que no dia seguinte estariamos juntos mais uma vez...
Nao existiria como PROFESSORA, sem meus ALUNOS,ou sem a participacao,confianca ,carinho e apoio da FAMILIA...
GRATIDAO,sempre!
Aos professores eu dedico essa homenagem e esse poema...
Que os descomportados reflitam à este poema, pra mim, já assim tão especial em mente! E a aqueles de outras profissões, que também ensinam de alguma forma, seus filhos, colegas, sobrinhos, crianças conhecidas e outras pessoas também incluídas.
O professor ensina e aprende. Ao ensinar, ele está dando seu aprendizado para pequenos aprendizes, que irão passando para filhos, sobrinhos e quem eles conhecem. Aprender? Aprendendo? Um professor é um aluno mais velho que vê, escuta e aprende a voltar a infância e a adolescência. Os engenheiros são pessoas que ensinam, como professores, tem colegas, como alunos. O médico e o veterinário, também estudaram, como qualquer pessoa, só troca a parte em que os trabalhadores se formam. Mas incluindo todas as profissões, todas ensinam algo, do melhor profissional, passa para aquele que não é tão bom, não tem tanto aprendizado, quem ensina alguma coisa, por menor que seja, merece ser chamado de chefe, ou professor. Mas os melhores professores que podem ter e existir é a sua família, quem te acompanhou desde à sua infância, até o seu crescimento! Os professores são a nossa chave! Os familiares são a nossa vida! Agradeço a todas as minhas professoras! E as mais especiais, as minhas familiares!
"O jovem, é verdade, rebela-se muitas vezes contra pais e professores, mas é porque sabe que no fundo estão do seu lado e jamais revidarão suas agressões com força total. A luta contra os pais é um teatrinho, um jogo de cartas marcadas no qual um dos contendores luta para vencer e o outro para ajudá-lo a vencer.
Muito diferente é a situação do jovem ante os da sua geração, que não têm para com ele as complacências do paternalismo. Longe de protegê-lo, essa massa barulhenta e cínica recebe o novato com desprezo e hostilidade que lhe mostram, desde logo, a necessidade de obedecer para não sucumbir. É dos companheiros de geração que ele obtém a primeira experiência de um confronto com o poder, sem a mediação daquela diferença de idade que dá direito a descontos e atenuações. [...] Para não ser devolvido, impotente e humilhado, aos braços da mãe, ele tem de ser aprovado num exame que lhe exige menos coragem do que flexibilidade, capacidade de amoldar-se aos caprichos da maioria - a supressão, em suma, da personalidade.
É verdade que ele se submete a isso com prazer, com ânsia de apaixonado que tudo fará em troca de um sorriso condescendente. A massa de companheiros de geração representa, afinal, o mundo, o mundo grande no qual o adolescente, emergindo do pequeno mundo doméstico, pede ingresso. E o ingresso custa caro. [...] Não é de espantar que o rito de ingresso no grupo, custando tão alto investimento psicológico, termine por levar o jovem à completa exasperação impedindo-o, simultaneamente, de despejar seu ressentimento de volta sobre o grupo mesmo, objeto de amor que se sonega e por isto tem o dom de transfigurar cada impulso de rancor em novo investimento amoroso. Para onde, então, se voltará o rancor, senão para a direção menos perigosa? [...] Numa cruel inversão, a culpa de suas humilhações não será atribuída àqueles que se recusam a aceitá-lo como homem, mas àqueles que o aceitam como criança. A família, que tudo lhe deu, pagará pelas maldades da horda que tudo lhe exige.
Eis a que se resume a famosa rebeldia do adolescente: amor ao mais forte que o despreza, desprezo pelo mais fraco que o ama."
AMÉRICA SELVAGEM
Não ofereço aos cães flores.
Eu como na mesa com os professores
da dor, dos desbravadores do sol
desvendadores da noite,
dos sem coberturas e dos sem cobertores.
Não faço ofoferenda a Deuses fúteis,
são barcos perdidos em uma nau frágil.
Não creio no crivo dos criadores de ruídos, sem se quer ouvir os silêncios,
eu sei da lâmina afiada e cega que norteia
A minha América selvagem.
Que esperança há para a escola, se o grito de socorro dos professores continuar sendo ouvido só depois deles serem surrados?
Se tivermos muitos alunos que ainda gostem dos seus professores, seria o ideal. Mas, infelizmente, eles nos detestam, e não fazem cerimônia alguma para demonstrar isso com apelidos, gritarias e violências mil. Por que devo aplicar esses sentimentos copiados de alunos para me vingar de colegas imitadores de aluno?
Eu ensino quem quer aprender, lançar pérola aos porcos é atitude de professores mercenários. Em nome do domínio de classe, o coordenador opina pelo o segundo ato dessa tragédia. Já desenhada no caderninho de planos, enfeitado e abençoado pelos deuses da pedagogia!
Antigamente até o velho clássico no futsal, entre professores e alunos, era uma extensão do massacre da sala de aula, hoje só os alunos ganham.
Nos momentos lúdicos, os professores devem manter-se leais ao ofício, e isso significa manter-se em desvantagem na partida.
O mundo e o tempo são dois velhos professores com disciplinas variadas q ensinam de acordo com o comportamento de cada aluno.
Eles brincam de professor, mas não querem ser professores de verdade! Os animais brincam de caçar, porque querem ser bons caçadores, entre eles o faz-de-conta tem objetivo... meus alunos desnaturados apenas brincam com minha profissão!
O professores quando escrevem na lousa, escrevem, porque já aprenderam. Assim escrevem os professores, assim escrevo eu.
- Relacionados
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 36 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Frases de filósofos e pensadores sobre professores
- Professores Fascinantes
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poesias para Professores
- Frases de Augusto Cury sobre Professores