Professor Mestre
O Mestre deve estar invisivelmente presente em suas obras e visivelmente ausente de todas elas, porque ele age pelo seu Ser muito mais que pelo seu Fazer o Dizer.
Impor gera a desobediência, o mostrar gera o observar, o observar gera o imitar. Assim o mestre deve saber que o discípulo tende a desobedecer quando algo lhe é imposto, mas tende a imitá-lo quando apenas é observado. Forçar o criar discípulos gera anti-discípulos, não querer criar discípulo cria-os... esta é a lei da polaridade. Sabendo como funciona o princípio da polaridade ele o mestre não gera pressões, espera o fluir natural, aguarda o germinar da semente do exemplo. O Mestre planta e espera...
Aos Mestres e aos que caminham com honestidade de propósito, minha reverência até o solo; aos frequentadores hipócritas do Poder eu quebro, mas não vergo!
(Amante da Liberdade)
Sidney Poeta Dos Sonhos
Triste situação vivem os professores, votaram em massa nesse tal de beto e agora sofrem humilhados pelo sistema . Nossos MESTRES vítimas do próprio voto. Que triste!
Arita Damasceno Pettená (28 de junho de 1932) é uma poetisa, professora e política brasileira natural de Florianópolis e radicada na cidade de Campinas (São Paulo).
"Quer minha admiração?
Transforme-se em um desses: Médico, Professor, Artista em geral, inventor, ou um ser modesto desprovido de ganancia.
Se só tiver cargo alto e conta gorda, não passa de um mero concorrente meu do capitalismo."
(Lauro Silva)
Não tenho necessidades de roubar
Frases nenhuma, por que eu sei que sou
O grande mestre dos meus conhecimentos.
– Você é mestre de sua vida? – perguntou ele.
– Claro que sou! Eu, você e todos os outros. Mas nos esquecemos disso.
– Como eles fazem isso?
– Como quem faz o quê?
– Como os mestres mudam sua vida quando querem?
Sorri a esta pergunta.
– Com armas poderosas.
– O quê?
– Outra diferença entre mestres e vítimas é que as vítimas não descobriram as armas poderosas e os mestres as usam o tempo todo.
– Furadeiras elétricas? Serras circulares? – Ele parecia um náufrago em busca de socorro. Um bom professor o teria deixado descobrir a resposta sozinho, mas eu falo demais para um professor.
– Nada disso. 'Escolha'. A lâmina encantada com um fio que modela as existências. Se ainda assim temos medo de escolher outra coisa que não o que já temos, o que adianta escolher?
(Fugindo do Ninho)
Eu penso que o professor tem de ser remunerado de acordo com o trabalho que exerce - no caso ensinar, é muito difícil. Mas com a paciência e o carinho que exercem formam homens capazes,... Seja Presidente, Médico, Engenheiro, Cientistas, enfim..., foram formado por esses humildes dedicados homens que merecem mais do que o nosso apoio emocional, mas sim salarial.
Um professor não deve comer migalhas. Não deve pedir esmola (seja aos alunos, nem aos próprios encarregados de educação), não há sombra de dúvida que o baixo salário desmotiva o professor a formar futuros alicerces bem fundados e a recorrer a atos de corrupção.
A ordem do Mestre dos Mestres é não julgar ninguém... Cada um sabe de si, cada um sabe das sua dores, necessidades e limitações... Se não for p ajudar, não fale...Se for p duvidar, não se aproxime... Espere ser convidado para fazer qualquer juízo de valor sobre os problemas alheios e por fim, não receite para os outros, remédios que não usa para si. Tenha bom senso, suas atitudes falam bem mais do que as suas palavras.
"Prezados Professores,
Sou sobrevivente de um campo de concentração
Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver
Câmaras de gás construídas por engenheiros formados
Crianças envenenadas por médicos diplomados
Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas
Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades.
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação.
Meu pedido é, ajude seus alunos a tornarem-se humanos.
Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis.
Ler, escrever e a aritmântica só são importantes
Para fazer nossas crianças mais humanas."
(Mensagem deixada aos professores por um prisioneiro de um campo de concentração nazista)