Professor Mestre
- A naturalidade da professora deixou os alunos empolgados.
... A elegância de vestir-se de simplicidades.
E agora, Professor?
E agora, Professora?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que você se deparou
Com tanta gente opressora?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que te fazem salvador
De uma triste realidade?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que esperam de você
Muito mais que capacidade?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Ensinará o conteúdo
A quem não quer aprender?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Já soube que o mundo todo
Depende muito de você?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que descobriu a utopia
Que é a pedagogia?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que aprendeu que a teoria
não serve para a prática?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que precisar educar mentes
E barrigas extremamente vazias?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que descobriu que outros
seu trabalho, melhor, faria?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que você não tem valor
E nem tão pouco o respeito?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que fará com tanta dor
E com tanta decepção?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que o ano não acabou
Mas, você se esgotou?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que mataram os seus sonhos
E te fizeram de vilão?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que descobriu que seus méritos
Não são mais que obrigação?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que colocaram na sua conta
Toda a deseducação?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Como ensinará o amor
Em meio ao caos e opressão?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que diminuíram o seu valor
E te juntaram com pá e vassoura?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que te culparam por toda
Falta de vontade e querer?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Que escancararam para todos
O quanto errado tu és?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Vais apelar para o Senhor
Para a mamãe ou para o doutor?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
E agora, Professor?
E agora, Professora?
Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará, dizia o Mestre. Verdade é Realidade. E só enxerga a realidade que está despojado de preconceito. Pois o preconceito cega e não nos deixa ver nem ouvir direito.
O maior papel do professor talvez seja o de orientação; afinal, como dizia Sócrates, as pessoas são capazes de aprenderem por si mesmas...
Entretanto, por mais que o professor se dedique integralmente ao processo de ensino, nem sempre o aluno consegue alcançar resultados satisfatórios. O dedicado professor que assume parte da culpa, por resultados aquém do esperado, demonstra compreender que seu real compromisso é com o aprendizado do aluno. Assim, motivar, compreender as limitações e, muitas vezes, os traumas dos alunos são papéis igualmente importantes...
É preciso que os professores sejam melhor pagos, pois deste modo irá ocorrer uma real valorização desta profissão e a própria concorrência se encarregará de selecionar profissionais cada vez mais capacitados.
Não estás só nesta escola chamada Terra. Tem o melhor dos professores, Jesus o príncipe da Paz. siga-o.
José Luiz Lourenço, o Mestre Conga, é um dos dez filhos do lavrador e sanfoneiro Luiz Balduino Gonzaga e Dona Cacilda Lourenço. Nasceu em 2 de fevereiro de 1927, na cidade de Ponte Nova, Zona da Mata Mineira. Mudou-se para Belo Horizonte com 6 anos para morar no bairro Sagrada Família, à época, Vila Brasílina. Desde muito cedo, a forte tradição popular religiosa de Minas aguçou e despertou seu ouvido. Cresceu na congada, usando uniforme branco, enfeitado com fitas coloridas, levando amarrada logo abaixo do joelho uma correia com guizos presos aos tornozelos. É dessa época o apelido, pois o uniforme adornado era motivo de gozação entre os meninos da escola em que estudava o Grupo Escolar Flávio dos Santos. A Congada, o calango, a batucada, o samba rural, todo este rico acervo artístico constituiria, posteriormente, as bases do trabalho musical de mestre Conga. Assim, culturalmente equipado, logo descobriu na dança de salão os primeiros rudimentos que o conduziria ao reduto do samba de Belo Horizonte. Com base adquirida nas cerimônias dedicadas a Nossa Senhora do Rosário e motivado pelo sonho de uma vida melhor, em 1942, com apenas 15 anos, ele passou a freqüentar aulas de dança de salão. Aos 16 anos, com a morte do pai, foi trabalhar numa fábrica de calçados para ajudar no sustento da casa. A partir da proibição de desfiles e manifestações de rua, vigente durante a II Grande Guerra Mundial, os bailes de salão tornaram-se um fenômeno de publico, alcançando grande importância na capital mineira. Um dos mais tradicionais era o Original Clube do Barro Preto - praticamente restrito às classes populares -, um grande reduto de compositores e interpretes, passistas e belas mulatas assanhadas. Sem rodeios, vivo nos gestos, cheio de inventividade e molejo, sempre vestido com terno marrom impecável e um belo par de sapatos de couro com biqueira perfurada, o jovem Conga se tornou uma das figuras mais representativas e festejadas das rodas de samba, destacando-se como passista. Foi desses encontros que, aos 18 anos, pelas mãos de colegas de gafieira, Conga ingressou na bateria da inesquecível escola de samba Surpresa, remanescente da Pedreira Unida (Pedreira Prado Lopes), fundada em 1938 por Popó e Xuxu - Mário Januário da Silva e Jose Dionísio de Oliveira. Em 1946, aceitou o convite do maioral Ildeu Amario, o compadre Dórico, para dirigir a Remodelação da Floresta, uma dissidência da então escola de samba Unidos da Floresta. O reconhecimento oficial de seu trabalho deu-se em 1948, quando ganhou o título de ‘’Cidadão do Samba’’, eleito em concurso promovido pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand.
Conhecedor das formas antigas do samba, sobretudo no plano rítmico, o experiente batuqueiro sempre afirmou a si próprio que um dia montaria uma escola de samba. Toda aquela expectativa valeu a pena, pois, em 5 de dezembro de 1950, fundou o Grêmio Recreativo Escola de Samba Inconfidência Mineira, juntamente com Oscar Balduino (Kalu), Alírio de Paula, José Alvino, José Ferreira (Zé Preto), José Felipe dos Reis (Filipinho), Silvio e Luiz Porciano, Dona Olga, Eunice Felipe, Amintas Natalino e Madalena, além de Dona Lourdes Maria de Souza (Lourdes Bocão). A escola fez sua estréia em janeiro de 1951, participando das Batalhas do Galo, em que era eleita a rainha do samba com duas grã-duquesas, e a grande Batalha Real, que marcava o encerramento oficial do Carnaval. Em 1952, após conviver com cariocas, fazendo figuração para o filme ‘’Alvorada de Glória’’, de Gino Palmizzano (com José de Arimatéia e Henriette Morineau), Conga mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fixaria residência até 1954. Durante a temporada na cidade exerceu diversas funções dentre as quais a de sapateiro e de vez em quando descolava um bico no teatro amador de Solano Trindade, chamado ‘’teatro de Arte Popular’’. Conga freqüentou a noite carioca, deslumbrou-se com tudo à sua volta. Nessa ocasião, teve oportunidade de apreciar bem de perto um desfile carnavalesco. O acontecimento cintilou na cabeça; Conga percebeu que as escolas de Belo Horizonte precisavam firmar uma unidade temática - o samba de enredo era cantado às carreiras, ou seja, uma turma cantava um verso improvisado (uma quadra ou um dístico), e a outra respondia. Enfrentando incontáveis dificuldades, mas capaz de influenciar as pessoas com a força de sua argumentação simples e direta, ao retornar a Belo Horizonte no final de 1954, organizou a primeira ala de compositores de escola de samba da capital Mineira. Na noite de 14 de fevereiro de 1955, colocou na avenida Afonso Pena o primeiro samba-enredo inteiro, desfilando com vários carros alegóricos e tema inspirado em Tiradentes. A saída se deu com mais de meia hora de atraso, mas assim que o tamborim começou a soar, foi um frenesi. Na história do samba e do carnaval belo-horizontino, mestre Conga teve inúmeras facetas.
'' Eu tenho coragem para enfrentar todos os perigos. Mas nao sou lutador, nem mestre em artes márcias, simplesmente tenho fé.''
Um mestre conduz, conquista e cativa. Voluntariamente as pessoas se predispõem e são capazes de seguir cegamente o caminho traçado por ele por confiança.
"O tempo é o mestre da vida. É com ele que aprendemos a nos desapegar de coisas, pessoas e sentimentos. E é também conforme ele passa que vamos percebendo e comprovando que na verdade não precisávamos mesmo dessas coisas, dessas pessoas e desses sentimentos.
A vida sempre existiu para ser vivida, seja pela dor ou pelo amor. Seja na queda ou na subida. Mas isso a gente só descobre com o tempo... Que nada mais é do que uma sensação. Uma sensação que muda diante de um toque, de um olhar, de um abraço e de uma saudade.
E é assim, exatamente assim, que a vida ensina. Através do tempo que passa por nós e que outras horas nos ensina a passar também."
(Mozert)
Leia textos completos no blog: http://mozert-paz.blogspot.com.br/
O tempo é o mestre soberano de todas as coisas. Se hoje você chora por algo que nunca teve, amanhã sorrirá por algo que será eternamente seu.
Ser EDUCADOR, PROFESSOR, ENSINANTE, pode não ser um sacerdócio, uma vocação, um dom, mas com certeza é uma opção. A escolha feita sempre nos remeterá ao comprometimento com o peso da bagagem sociopolítica e cultural de cada um.
"Quem nada tem,nada pode dar. Eu só posso doar aquilo que tenho. Sou Professor e Educador. Sei que o outro precisa de mim, portanto preciso ter algo para doá-lo."
Amor verdadeiro
'... Um diálogo com o Mestre'A+ A-
Pedi para o Amor: Amor, por gentileza, você poderia me ensinar o que é o verdadeiro amor? O Amor fitou em mim seu olhar e começou a dizer com voz doce e suave:
Verdadeiro amor: É aquele que não se cansa, mas se renova sempre.
Verdadeiro amor: É o daquela mãe que levanta todos os dias antes do nascer do sol. Levanta despertada pelo coração que diz ao acorda-la: Hora de amar! Mas um dia para amar!
Verdadeiro amor: É o daquele pai que sai cedo para o trabalho, e que não tem como centro da sua vida o dinheiro, o prazer. Que não é capaz de encontrar satisfação em outra mulher, que conta as horas para voltar para casa e reencontrar a família.
Verdadeiro amor: É o daquele filho ainda pequeno e indefeso que com voz ainda imatura, mas com coração agradecido diz: Papai, mamãe, Eu te amo! Obrigado por terem cooperado com Deus para que hoje eu estivesse aqui.
Verdadeiro amor: É aquele amor que sempre esquece de si, que tem a sensibilidade de ver no outro aquilo que ele não demonstra mas tem, desde um olhar, um sorriso um afeto...
Verdadeiro amor: É aquele que não tem medo de demonstrar sua fraqueza, as suas limitações, não tem medo de revelar aquilo que verdadeiramente é.
Verdadeiro amor: É aquele que não tem medo de falar a verdade com misericórdia, não tem respeito humano porque só que o bem do outro.
Verdadeiro amor: É aquele que não tem medo de perder para o outro ganhar, pois se alegra sempre com a felicidade do outro, com o seu progresso.
Verdadeiro amor: É aquele que estremece, porém permanece sempre fiel e cada vez mais se torna mais forte, forte como um rocha.
Verdadeiro amor: É aquele que cava tempo para estar com o Amor, se preciso acorda de madrugada, e no silêncio da noite deleita seu coração, seu cansaço nos braços do Pai criador.
Verdadeiro amor: Sim verdadeiro amor, é aquele amor que nunca se julga pronto, mas tem a humildade de reconhecer que tem muito ainda que aprender sobre o que amar de verdade.
Verdadeiro amor: Concluiu o Amor! “É Aquele que morreu em uma cruz a fim de salvar a todos que ama”.
“Não há maior amor que dar a vida pelo irmão!”