Professor Mestre
Quando somos jovens, não escolhemos nossos professores, mas quando somos adultos, escolhemos de quem aprenderemos e naquilo que creremos.
Ser professor tem de ser uma paixão - pode ser uma paixão fria, mas tem de ser uma paixão. Uma dedicação.
Tudo começa no município.
Alguns professores ensinam
Por apadrinhamento político
E não por verdadeiro mérito.
Brasil, adeus educação!
Os professores costumam discriminar os estudantes altamente criativos, rotulando-os como criadores de caso. Em reação a isso, muitas crianças aprendem depressa a seguir o roteiro, guardando suas ideias originais para si.
Cabe ao professor, especialmente ao educador, tirar os obstáculos entre a pessoa é o conhecimento, e que ela sinta, no professor e educador, como o conhecimento transformou aquela pessoa.
Sou professora há nove anos. Nesse período, muitas crianças tentaram me assustar de diversas formas, e sabe o que eu aprendi? Que eu sou muito mais corajosa do que as pessoas pensam. Incluindo eu mesma.
Quem tem o hábito contumaz de ler bons livros, frequentemente torna-se um bom mestre, um bom escritor e bom orador.
Todo mundo tem a bula da educação, todos querem ensinar o professor ensinar. Mas, ninguém sabe ensinar o aluno a aprender. E o aluno repreende o mestre dizendo que ele não pode dizer isso ou aquilo, se não sabe o que é ser aluno, vai saber o que é ser professor
O problema, querido professor, é que você queria alguém que pudesse se tornar inteligente, mas continuasse numa jaula e fosse exibido, quando necessário, para colher as honras que você busca. O problema é que sou uma pessoa.
PROFESSOR
Uma das profissões mais nobres e desafiadoras que existem, ainda assim, não valorizada quanto deveria. Desafios não faltam. Lidar com a diversidade cada vez maior, um reflexo da sociedade em que vivemos. Ensinar, manter o interesse em aprender vivo nos alunos, inovar e buscar novos métodos, respeitar a pluralidade de pensamentos e ideias, ser sensível aos anseios dos alunos e se adaptar ao desenvolvimento individual de cada criança, potencializando-o; muitas vezes deixando de lado algumas preferências pessoais para dar o seu melhor à profissão. Sinto profunda gratidão e admiração a todos os professores que passaram pela minha vida, grandes exemplos, e que ajudaram no meu desenvolvimento. Olhando para trás o que mais toca meu coração é o respeito que demonstraram por minhas convicções pessoais. Apesar de talvez não concordarem, me deram espaço para expressá-las. Não me obrigavam a realizar atividades que estivessem em desconformidade com minhas crenças, e até propondo atividades alternativas. Afinal de contas, o diferente faz parte do mundo em que vivemos e aprender a conviver com as diferenças e a tolerância foram grandes lições que eu aprendi pelos meus mestres. Lições tão vitais para os nossos dias. Mais uma vez expresso minha admiração a todos aqueles que se dedicam a ensinar e meu agradecimento a todos os professores.
Ivan F. Calori
O professor: a árvore do conhecimento, o guia no desenvolvimento, compartilhando a arte do ensinamento. A dedicação acarreta sabedoria, formando o mestre em poesia. Contudo, na construção do entendimento, encerro com um humilde merecimento, minha eterna gratidão.
O Mestre guia os discípulos, porém não lhes arrasta; lhes exorta a avançar e não lhes sufoca; abre caminho, mas não lhes leva a meta.
O maior presente que um técnico pode dar a um jogador, um professor a um aluno e um pai pode dar a um filho é a oportunidade de imaginar coisas grandiosas. Os sonhos de infância pavimentam o caminho do sucesso do futuro