Professor Mestre
Professores excelentes ensinam para uma profissão.
Professores brilhantes ensinam para a vida.
E você... é um professor excelente ou brilhante?
O mestre não espera gratidão! O mestre não espera reconhecimento!
Deseja apenas que sua palavra não retorne vazia e que o discípulo seja verdadeiramente sincero ao curvar-se a frente ao receber um nobre ensinamento.
Encontrei a melhor resposta, quando me perguntam por que escolhi ser Professor (dentre tantas carreiras, pelo salário, obrigações fora da Escola, trabalhos excessivos e duradouros, etc.): O professor é o profissional mais sério, completo, competente e visionário numa sociedade alienante, com uma grande parte de desinformados, tolos e medíocres (minoridade intelectual).
No mundo das tecnologias, o papel do professor será mais valorizado, como formador na ética e na cidadania, o que nenhuma máquina pode fazer.
Bom dia 12/11/2016(sábado)
Um dia um sábio mestre com apenas uma frase explicou-me o porquê não temos que debater sobre quem criou o universo e todas as coisas que nele existem. Ele olhou nos meus olhos e disse: No principio, criou Deus o céu a terra e todas as coisas que nela existe. (e silenciou-se), “Se você ainda tem duvidas sobre isso, leia Gênesis”.
O Fogo
O mestre encontrou-se com os discípulos certa noite, e pediu que acendessem uma fogueira, para que pudessem conversar.
- O caminho espiritual é como o fogo que arde diante de nós - disse. - Um homem que deseja acendê-lo tem que se conformar com a fumaça desagradável, que torna a respiração difícil e arranca lágrimas do rosto.
Assim é a reconquista da fé.
- Entretanto, uma vez o fogo aceso, a fumaça desaparece, e as chamas iluminam tudo ao redor - nos dando calor e calma.
- E se alguém acender o fogo para nós? - perguntou um dos discípulos. - E se alguém nos ajudar a evitar a fumaça?
- Se alguém fizer isto, é um falso mestre. Que pode levar o fogo para onde tiver vontade, ou apagá-lo na hora que quiser. E, como não ensinou ninguém a acendê-lo, é capaz de deixar todo mundo na escuridão.
Um aluno pede ao seu mestre: "Você me ensina a luta mas fala sobre a paz. Como concilia os dois?" O mestre respondeu: "É melhor ser um samurai num jardim do que um jardineiro numa guerra."
Boa Tarde
Dúvidas rotineiras
Ouvi de um sábio mestre a seguinte frase, às vezes é melhor mesmo certo, fecharmos a nossa boca, refletindo sobre isso vi que grande coerência isso transmite. O silencio incomoda, irrita, chateia, não gasto a menor energia com isso discutindo, ofendendo e sendo ofendido, e o melhor ainda preservo minha serenidade.
O Brasil possui artistas sem palco, cientistas sem laboratório, professores sem escola e empreendedores sem recursos. Deem-se as condições e eles farão história.
Retribui-se mal um mestre quando se permanece sempre e somente discípulo.
O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome também é professora. Quem passa fome aprende a pensar no próximo, e nas crianças.
E a filosofia, como dizia o mestre Platão, nasce do espanto. Quem perde o espanto pelas coisas, perde a vida em grande parte. Se mantenho o gosto pela vida, apesar de não ser uma pessoa de temperamento alegre, é porque nunca perdi o espanto pela vida. E o espanto é o irmão gêmeo do encantamento.