Professor Mestre
Edifício do professor
Ser professor é uma arte muito difícil.
É difícil a arte, edifício é arte,
É difícil. É arte. É ensinar.
Há dias que me sinto edifício,
Há dias que me sinto arte,
Há dias que nem me sinto.
Em Minas sou fessor
Na Bahia dizem pró
E eu? Eu me sinto arte!
Arte que constrói seu edifício,
Que se destrói, mas é difícil,
Mas assim são os meus dias.
Em alguns planto palavras,
Noutros colho sonhos.
E há os que não colho nada.
Mas como eu disse antes,
Ensinar é uma arte, é difícil,
É também amor!
(Blog: Tg-Doxa)
SEU PAPEL É NECESSÁRIO
Um dos professores da minha filha apareceu no filme Momentos Decisivos, de 1986. O filme se baseia numa história verídica da equipe de basquetebol de uma escola de uma pequena cidade dos EUA e sua improvável escalada ao campeonato estadual de Indiana. Ele não tinha um grande papel, e nada dizia. Seu nome sequer apareceu nos créditos. Ele era simplesmente um das centenas de " extras " torcendo nas arquibancadas. Hoje, ele diz, jocosamente, que seu momento na " telona " é tão breve que a única maneira de vê-lo é apertar o botão de pausa.
Já encontrei muitos cristãos que tendem a ter visão similar sobre seu próprio papel na história de Deus. Eles podem acreditar que Deus tem um plano para sua vida ( Jeremias 29:11 ) e que possuem algum tipo de papel. Mas, no máximo, se veem apenas como " extras ".
Tristemente, as experiências de vida levaram um grande número de pessoas a pensar que o seu papel é marginal e trivial. Mas, não é assim que Deus vê ! Ao falar sobre os diferentes dons espirituais e serviços que o corpo de Cristo oferece, o apóstolo Paulo disse: " O fato é que as partes do corpo que parecem ser as mais fracas são as mais necessárias " ( 1 Coríntios 12:22 ).
Independente de nossa nacionalidade ou posição social, cada seguidor de Jesus desempenha um papel necessário no avanço do reino de Deus. Não importa se o efeito é muito abrangente ou se toca apenas alguns poucos: não existem partes inconsequentes ou " pontas " no serviço de Deus. Todas as partes são essências.
Nesta época do ano, quando celebramos a vinda de Jesus em forma humana e sua vida entre nós ( João 1:14 ), não se esqueça do seu papel em Sua contínua história. Renove o seu compromisso para descobrir e desempenhar a sua parte hoje.
O que você tem a oferecer é singular e muito necessário ! - Jeff Olson
Leia: 1 Coríntios 12:18-27
Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis ( v.18 ).
Examine: É ele quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado [...] por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor ( Efésios 4:16 ).
Considere: Quais dons espirituais e talentos Deus lhe deu para utilizar para Sua glória ? Você pode encorajar outras pessoas a fazer a parte delas na história de Deus ?
Posso citar grandes feitos do grandioso mestre Jesus, e...
você até olha e faz observações de seus feitos.
Porém diante da dificuldade se acovarda e o renega,
pois não suporta o insistente ego gritar por voláteis vaidades,
O mestre de si é a aquele que conduz sua vida buscando sua melhor versão, olhando diretamente para o seu interior e de costas para plateia.
"É preceito de sã pedagogia que o mestre ou educador, como representante do dever, incumbe envidar todos os esforços por se não mostrar a seus discípulos defeituoso modelo: se não tiver uma vida pura e ilibada, se todos os seus atos forem despidos daqueles predicados morais, únicos que podem atrair à sua pessoa a estima e o respeito; se como homem público e homem particular, como cidadão dum país livre, carecer daqueles quilates e primores que constituem o varão probo, vir probus; se como pai de família não for tido em conta de bom padrão de virtudes públicas e particulares, animando, em vez disso, a desordem no próprio lar, a incorreção, o desrespeito, o despudor e, muitas vezes, a dissolução, o desbragamento dos costumes e as mais flagrantes infrações da honestidade e do dever, como poderá ser mestre?"
Se por algum motivo não conseguires fazer o Mestrado ou Doutoramento, tenta ser Mestre ou Doutor no que fazes.
Os professores têm medo dos alunos, os funcionários da limpeza têm medo dos alunos. Até as tias do lanche têm medo dos alunos! É só ligar a tevê para o medo aparecer. Está estampado! Não sei se esse medo é correto, talvez seja preconceito, mas quem vai dizer o contrário se o medo é nosso almoço de todos os dias? É difícil para eu sair da zona de conforto e empreender amizade com pessoas muito exóticas, estou compelida no meu mundo e até não que me seja explicado os porquês não mudarei! Nem posso! Tenho medo!
(MADALENA)
O velho e o aluno.
Aluno:
...
-Como faço para achar o caminho da sabedoria, óh! Grande mestre?
O velho sábio então responde:
- ouse caminhar pela senda onde TODOS rejeitam passar.
Aluno:
-Mas Tenho MEDO do desconhecido e da desaprovação dos outros.
O velho:
- Então, morrerás apenas com com este desejo, nada além do que isso...
2 de novembro de 2012 às 19:04 h
"A Educação para um professor deve ser algo que sopra como o vento.Que refresque como a chuva, que ilumine as noites como a lua,que da alma é o sustento".
(Rodrigo Juquinha)
Você é eletricista para consertar os problemas dos outros? Você é professor de matemática para resolver os problemas dos outros? Você é um armário para guardar os problemas dos outros? Mas você é um imã para atrair pessoas com tantos problemas.
Um diploma de filosofia significa que seus professores lhe deram (ou dizem ter dado) os conhecimentos mínimos indispensáveis para que você venha talvez a se tornar um filósofo -- não que você já seja um desde o instante em que recebe o diploma.
Afetividade de Zero a Três
Quando somos professores esquilos...
Criança pede afeto não só na hora do ninar no colo, mas também na hora da troca de fraldas, no gesto de dar o almoço e/ou quando auxiliamos durante as suas refeições. Elas pedem também na hora de agacharmos para falarmos firmes no momento em que temos que corrigi-los quando não controlam suas emoções.
Criança lê alma, olhares e também nossas intenções. Com essas leituras, ela sempre saberá quem os corrige com afeto ou não.
A maneira como nos posicionamos diante de uma criança com suas birras e imperfeições, afetarão esse ser em formação, de sua tenra idade até sua fase adulta, positivamente ou não.
Temos que refletir sobre nossas posturas, praticando a empatia. É tão fácil quando não esquecemos que um dia já fomos crianças, muitas vezes arteiras, com mudanças de humores e com nossas imperfeições.
Jamais devemos esquecer de uma verdade...
O exemplo somos "nozes"
Só sabemos que podemos, quando passamos pelo turbilhão que a mestre VIDA nos agraceia. E... embora a palavra esteja nos contrários.
Sairemos vitoriosos pelo simples fato da dor da experiência...
Deixe de ser criança!
Embora a essa altura você deva ser professor, você precisa de alguém para lhe ensinar. -
Hebreus 5:12
Escritura de hoje : Hebreus 5: 12-6: 1
Quando meus filhos eram crianças, minha esposa e eu demos leite a eles. À medida que envelheciam, nós os alimentávamos com alimentos macios. Eles pareciam tão felizes quanto os bebês gordos retratados nos potes de comida para bebê.
Nossos filhos são adultos agora. Quando eles vêm nos visitar, minha esposa prepara comida como bife e batatas. Eles cresceram.
Leite e comida para bebê são ótimos para bebês. À medida que amadurecem, no entanto, eles devem continuar com alimentos sólidos. O mesmo se aplica ao crescimento espiritual.
Amadurecer como cristão também pode ser comparado a se tornar pianista de concertos. De certa forma, você é pianista desde o momento em que toca sua primeira peça simples. No entanto, são necessários anos de prática para tocar bem o piano. Você nunca será pianista de concertos se não avançar além das composições fáceis.
O escritor de Hebreus estava preocupado com a falta de crescimento espiritual entre seus leitores. Ele escreveu: “A essa altura, você deveria ser professor.” Então ele observou: “Você precisa de leite e não de alimentos sólidos” (5:12). Ele os exortou a “prosseguir com perfeição” em sua fé (6: 1).
Os cristãos devem seguir para a maturidade espiritual. Devemos banquetear-nos com a carne da Palavra de Deus e colocar em prática as lições que aprendemos. É a única maneira de crescer.
Refletir e orar
Mais sobre Jesus, deixe-me aprender;
mais de Seus santos discernirão;
Espírito de Deus, meu professor seja,
Mostrando as coisas de Cristo para mim. —Hewitt
O novo nascimento leva apenas um momento; a maturidade espiritual leva uma vida. Haddon W. Robinson
O Mestre Pescador
Contudo, na tua palavra, decepcionarei a rede. - Lucas 5: 5
Escritura de hoje : Lucas 5: 1-11
Eu sou pescador. Eu sei como pegar a boca pequena, walleye e panfish que habitam o lago em nossa pequena cabana. Eu sei onde os peixes se escondem, seus hábitos alimentares e os melhores horários para pescar. Eu tenho minhas próprias iscas comprovadas e estratégias de sucesso. Por isso, reluto em seguir o conselho de alguém que rema e me diz como pegar o peixe no "meu" lago.
Para simpatizar com Pedro na leitura bíblica de hoje em Lucas 5. Ele sabia como pescar no mar da Galiléia. Era o lago “dele”, mas ele ficou fora a noite toda e não pegou nada. "Às vezes o peixe simplesmente não coopera", eu posso ouvi-lo dizer.
Então Jesus disse a ele: “Abaixe suas redes para pegar” (v.4). Pedro disse: “Mestre, trabalhamos a noite toda e não pegamos nada; todavia, com a tua palavra, decepcionarei a rede ”(v.5). Ele pegou tantos peixes que precisava de ajuda para trazê-los para a praia! Jesus então disse a Pedro: “De agora em diante, você pegará homens” (v.10). Jesus estava mais preocupado que Pedro aprendesse a pescar almas.
Quando se trata de pescar almas, o problema não é o quão bom somos em persuadir as pessoas. É se estamos obedecendo ao Mestre sempre que Seu Espírito nos instrui a compartilhar a história do evangelho. Hoje, "solte suas redes para pegar uma captura".
Refletir e orar
Se você quer pescar almas,
procure seguir os mandamentos de Cristo;
Deixe de lado objetivos indignos,
deixe-o guiá-lo pela mão dele. —Hess
A próxima pessoa que você conhecer talvez precise conhecer Jesus. David C. Egner
Estou partindo...
Eu fui o teu amigo,
eu fui o teu professor,
eu fui um aliado contra seus inimigos,
mas mesmo assim você não me deu valor!
Sempre foi eu quem lhe ajudou,
sempre foi eu quem "carregava sua bateria"
e quando tudo mudou...
era eu quem lhe dava alegria!
Estou lentamente partindo,
mas você é muito cego para perceber,
da sua vida estou saindo!
Eu fui o teu amigo,
eu fui o teu professor,
mas agora só lhe digo: Adeus meu ex amor!
As Mãos do Mestre
Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar o. . . poderoso. -
1 Coríntios 1:27
Escritura de hoje : 1 Coríntios 1: 26-2: 5
Um renomado violinista anunciou antes de um show que tocaria um dos violinos mais caros do mundo. Sua primeira composição foi tocada na perfeição, e o público ficou emocionado com a performance.
Depois de se inclinar, o músico de repente esmagou o instrumento, demolindo-o completamente. A platéia ficou horrorizada - isto é, até o violinista explicar que ele tocava um violino barato.
Então, pegando o instrumento caro, o virtuoso começou a puxar o arco pelas cordas. O som era bonito, mas a maioria das pessoas não sabia diferenciar a música do violino caro e o barato. A qualidade do instrumento era secundária à habilidade do violinista.
É algo assim em nosso serviço ao Senhor. O Mestre pode usar instrumentos comuns como nós. Se formos rendidos a Ele, Ele produzirá uma música bonita através de nós. O apóstolo Paulo disse que "Deus escolheu as coisas tolas do mundo para envergonhar os sábios" (1 Coríntios 1:27). Deus fez isso, “para que nenhuma carne se gloriasse em Sua presença” (v.29).
Como aquele violino barato, podemos ser instrumentos nas mãos do Mestre para engrandecer o Senhor e trazer bênçãos a outros.
Refletir e orar
Senhor, use-me como Seu instrumento
Para engrandecer Seu nome;
Que seu amor seja minha canção hoje,
minha vida, que sua graça proclame. —Sper
Deus pode usar instrumentos comuns para produzir um concerto de louvor. Richard DeHaan