Professor Mestre
O espelho é um grande professor. Ele aponta nossos erros e acertos sem pudor. A cada manhã ao olhar-se no espelho você encontra um novo reflexo e reconhece as mudanças que as experiências do dia anterior causaram na sua alma! Nada como a honestidade de um espelho pra mostrar que estamos evoluindo diariamente…
É um baita adjetivo. Significa saudade, ensino de qualidade, respeito aos Mestres, generosidade, ética, amizade, convivência, cumplicidade, retorno às origens, aprendizado de vida. Ser Otoniel é ter moral, sem ser moralista, é ter liberdade de expressão sem ser inconsequente, é ter amores e não poder sentir seus sabores. Sou Otoniel porque meu pai escreveu na linha da minha vida: Vai ser Otoniel na vida, meu filho! Não estamos Otoniel, nós somos! Ser Otoniel é fazer de um encontro um espetáculo, um show de imagens , de fotos, de lembranças e até de apagões. Não é para qualquer um. Mas deveria ser para todos! É uma qualidade inenarrável ser Otoniel. Muitos de nós nos perdemos pelo tempo e agora o reencontramos. Estamos vivos, pulsando , vibrando, de novo. Ser Otoniel, então, é voltar a ser novo, é buscar incessantemente a fonte da Juventude. Desculpem-me os amigos que não são Otoniel. Não somos melhores que vocês. Mas temos este sentimento único que enche de orgulho o coração destes senhores juvenis. Obrigado Pai por me presentear com este caminho. Obrigado amigas e amigos por honrarem durante a vida esta adjetivação. Cá estamos novamente ! Otoniel SEMPRE!
Fico pensando se algum dia os professores ganharão os mesmos privilégios que recebem os magistrados e os parlamentares...
A educação atual requer que o professor seja avô, pai, babá, saco de pancadas, tudo menos professor! Que lastimável!
"Gente da gente, professora Glaucy Abdon Amadei!
mostrou que a educação faz valer a pena.
Ofereceu-me seus ombros e no seu abraço a certeza da vitória conquistada.
OBRIGADA! Deus abençoe nossa caminhada!"
Rita de Cássia Francelino Souza
Dar aula, não é apenas ser um bom professor, dar aula é fazer nascer um sorriso, no rosto de quem você realmente acredita que será o futuro. Sendo assim, quero meu futuro feliz!
Medo é amor, disse alguém, talvez a mãe, ou a professora, uma tia qualquer, havia tantas, deslumbrantes. Ficou sem entender e explicaram que quando a gente ama, arranca o coração e o entrega ao outro. Compreendeu menos ainda: Se arrancarmos o coração, morremos. amar é morrer. Acrescentaram e foi um susto.
Assombro do qual demorou a se libertar, se é que conseguiu. Por que se amar era bom, deveria significar a vida, e não a morte. Se amar é morrer, nunca vou amar, serei eterno.
Procuramos Mestres, que nos ensinem, nos cuidem, não nos julguem por ouvir línguas envenenadas pelo ódio ou pela frustração de seus próprios fracassos, que não nos diga que nunca poderemos chegar. Ele deve nos ensinar, o chegar dependerá tão somente da força de vontade e do querer impregnado no coração e na mente de cada um.
“Quando se está aprendendo, o professor atua apenas como uma agulha; o aluno é a linha. Como seu mentor, posso ajudá-lo, apontando-lhe a direção correta. Mas, como a agulha da linha, devo me separar de você no fim, porque a força, a fibra e a capacidade de juntar todas as partes devem ser suas.”
Aquele que não aceita o EDUCAR como componente de suas atividades de professor, não está totalmente apto a exercer o ofício dessa profissão."
É sensato seguir-mos a ideologia do nosso mestre, mas é sábio seguir a nossa consciência para perceber quando a sua ideologia está errada.