Orgulho de ser professor: frases para quem ama a docência

Hoje a professora brigou comigo de novo. Bateu em minha carteira com uma régua e pediu para que eu me concentrasse mais nos cálculos do que em meus pensamentos, mas eu não consegui. E não é só com cálculos, mas com tudo. Não consigo mais fazer pipoca sem causar um incêndio na cozinha e nem consigo mais assistir televisão sem cair no sono, pra poder sonhar com você. Tu me vem na cabeça o tempo todo, e fica grudado como chiclete nos cabelos. Isso chega a ser irritante, mas ai eu me lembro de que não é qualquer um, é você, e pensar em você me faz tão bem. Gosto de te relembrar sorrindo, fingindo estar com raiva, fazendo careta, sendo tão você… Eu amo você, amo mais do que ontem e amarei ainda mais amanhã. Eu amo você, mesmo zangado comigo, mesmo nem querendo me ver. Eu só penso em você, e está difícil até ir comprar pão na padaria da esquina, porque eu sei que vou esperar você lá, mesmo eu nem te chamando pra vir comigo. Eu só sei pensar em você, já nem sei mais porquê, só sei que você não sai daqui de dentro. Eu amo você, digo e repito, e pensarei em você a todo o momento, não importa o quanto reclamem. Pensarei em você sempre, meu amor. Sempre.

Inserida por clarismedeiros

Um professor faz por ele,pela escola,pelos pais e pela sociedade e ainda assim não recebe por um terço do que trabalha.

Inserida por NadiiAnne

Ser professor é um legado de paz num mundo regido por guerras

Inserida por NadiiAnne

SOU PROFESSOR!
E acredito na grandeza desta profissão.

Inserida por NadiiAnne

Quem gosta de ficar relembrando o passado é Professor de História.

Inserida por YasmiimWill

Uma classe chamada de PROFESSORES.

Através de várias situações que vemos em nosso dia a dia a respeito da educação, podemos de uma maneira geral constatar que a realidade é uma só.
A educação no Brasil esta sendo marcada por verdadeiros descasos, por um completo abandono e improvisações. Podemos ver que a classe de educadores esta sendo vilipendiada em muitos de seus direitos. Com isso estes educadores de certa forma são explorados em suas funções e atribuições, causando muitas vezes o abandono da profissão, o desinteresse, e até mesmo a decepção com sua carreira.
Não consigo ver e nem entender como uma sociedade e seu governo se tornam incompetentes para entender e compreender que a educação merece e deve ser a prioridade.
As lutas e reivindicações desta classe são para que haja a valorização do professor e por seus direitos.
Devemos ter em mente que estes profissionais são maltratados e mal remunerados em suas funções, temos de ter repúdio pela forma como muitas vezes são tratados.
E de certa maneira, esta luta destes professores por seus direitos, deve ser vista como uma luta de todos nós, por que disto? É simples a resposta!
Quem cuida da educação de seus filhos?
Sendo mal remunerado e sem estimulo em sua profissão, como podemos cobrar deste trabalhador da educação eficiência e um bom trabalho.
A verdade é uma só, os professores são mal pagos, desrespeitados, vilipendiados, impedidos por vários fatores de exercer com dedicação sua profissão, obrigados a atuar muitas vezes em duas ou três escolas para manterem suas próprias famílias. São impedidos de se atualizarem e tem seus direitos tolhidos por politicas e chefes que muitas vezes são da própria classe. Como é possível um professor em cargo de chefia que foi indicado por politica trabalhar contra a própria classe, vemos isso muitas vezes em vários lugares. Isto é só um dos problemas que se enfrenta hoje.
É na certeza que este profissional bem remunerado, incentivado e com condições de trabalho dignas é que penso que cada aluno possa ter a possibilidade de passar por uma professora ou um professor que seja visto mais que um “funcionário“ ou um simples trabalhador, que consigamos ver uma pessoa dedicada e comprometida, lutadora e disposta a ensinar muito mais do que o simples bê-á-bá. Mas sim um profissional que seja bem remunerado, capacitado, eficiente, onde que, por estas razões, ele se torne, respeitado pela sociedade.
Esta atitude é fundamental para que a educação melhore em todos os níveis.

Inserida por marcelo-martins

Enquanto nós professores não valorizarmos a nossa própria formação e a nossa profissão vamos continuar sendo uma subcategoria de trabalhadores.

Inserida por icguedes

''Se ao lhe ensina me chamas de professor logo és meu professor, pois me ensinas também''

Inserida por EmanuelAvelino

Em uma sala de aula havia várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora:

- Professora, o que é o amor?

A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.

As crianças saíram apressadas e, ao voltarem, a professora disse:

- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.

A primeira criança disse:

- Eu trouxe esta flor, não é linda?

A segunda criança falou:

- Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção.

A terceira criança completou:

- Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?

E assim as crianças foram se colocando.

Terminada a exposição, a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo. Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.

A professora se dirigiu a ela e perguntou:

- Meu bem, porque você nada trouxe?

E a criança, timidamente, respondeu:

- Desculpe, professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto, professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?

A professora agradeceu, pois ela fora a única criança que percebera que só podemos trazer o amor no coração.


“Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Todas as criaturas em desgraça têm o mesmo direito a ser protegido”. - São Francisco de Assis

Inserida por CarlosAlbert

Quem você menos espera pode ser seu melhor professor.

Inserida por gkbsa

''A escola só tem valor quando a própria educação é combustível de alunas e professores.''

Inserida por BrunnaRobertta

O diálogo nas relações humanas está morrendo. Quase se falam mais médicos e pacientes, professores e alunos, pais e filhos. Há uma grande preferência em ficar ligado na TV, plugado nas redes sociais e viajar pela internet. O problema de tudo isso é que, apesar de tantas coisas modernas ao seu alcance, o ser humano está cada vez mais só e depressivo.

Inserida por NelsonLocatelli

O professor(um bom professor) não é apenas um simples professor. Às vezes quando você precisa ele é seu amigo, seu companheiro, seu irmão, seu pai/mãe, seu conselheiro, confidente, sua consciência e até um anjo. Ele cobra de você, não por ser chato, e sim por querer o melhor pra ti. Ele percebe até quando você tá diferente, na maioria das vezes te conhece melhor que sua própria família. Professor passa por poucas e boas para te passar o melhor conhecimento possível. O professor tem toda a razão de ir em busca dos seus direitos. Professor não ensina só em sala de aula, mas também ensina na rua ou em qualquer outro lugar. Professor merece sim, um salário digno, uma boa condição de trabalho, merece o meu e o seu respeito.

Inserida por YasmiimWill

Ser professor é ter a capacidade de sair de cena sem sair do espetáculo.

Inserida por lailatrizcris

Prece de professor
Por Maria Socorro Alencar
Senhor, todas as noites eu falo contigo.Peço, agradeço e tenho certeza de que me ouves.Mas hoje preciso falar-te bem ao pé do ouvido;conversa de pai para filho.Talvez esse não seja o momento mais adequado para isso; sei que nessa época do ano estás muito ocupado e a minha presença pode até ser inconveniente, mesmo assim insisto um pouquinho da tua atenção.Se eu falar demais ,desde já peço perdão.
Sabe senhor, neste fim de ano muitos ganharam o presente que gostariam; agradeceram,vibraram de felicidade; outros tiveram a decepção de serem esquecidos, de não terem seus desejos saciados.Eu não desejei um presente apenas para satisfazer o meu ego.O meu desejo seria nesse final de ano comemorar a superação de todos os problemas que afetam a educação e, que muito me afligem como educadora e como cidadã. Gostaria de ver os belíssimos discursos saírem do papel , a escola se tornar,de fato, um lugar acessível a todos e o ensino ser, realmente, de qualidade.
Olhando para o histórico da educação e os discursos de mudança percebo que são longos caminhos que não chegaram muito longe (ou a lugar nenhum),mas o ponto de partida,acredito,é um pouco de vontade política. Muito se fala em desenvolvimento e isso não será possível se não tiver a educação como ponto de partida pois é esse o meio mais eficiente para transformar a sociedade.
Ah,senhor, como estou triste! Minha missão é preparar para a vida; ajudar a formar cidadãos,mostrar ao educando o seu lugar no mundo...Como fazer isso se não tenho certeza do meu lugar, do meu futuro? Sim, porque a minha classe é desvalorizada, desacreditada...
Mas ainda resta-me uma arma valiosa, talvez a mais necessária em qualquer luta: o sonho.Sonhar mobiliza a razão e o coração frente ao novo que nos desafia a fazer parte, a construir...Talvez isso explique a razão de ser “professor.”
Sei que a falta de um projeto de vida pode levar a perda da identidade e das perspectivas de futuro.Um país em que as crianças não têm sonhos é um pais sem futuro.Não podemos abrir mão dessa luta,precisamos educar, cuidar de nossas crianças,preservar o nosso sonho de uma nação melhor no futuro.
Perdoa-me,pai! Talvez já tenha falado demais,eu precisava desabafar...E se não for pedir muito quero que essa conversa fique apenas entre nós,por que algumas pessoas poderão achar que estou querendo demais. É verdade,acham que tudo está as mil maravilhas.
Ah! Antes que eu esqueça , quero agradecer-te por tudo o que vivi neste ano... E pelo dom de poder sonhar que é o que me dá forças para continuar.
Obrigada!!!!!!!!

Inserida por msa041261

Em algum momento de nossas vidas somos alunos e professores. O importante é nunca deixarmos de aprender e ensinar algo.

Inserida por recollyer

Meu trabalho como professora consiste em despertar na aluna o que já existe dentro dela. O mérito do aprendizado é pra quem aprende e não pra quem ensina.

Inserida por Elen-Hanna

Se queres ensinar aprenda a viver: pois, a vida é a melhor professora e o mundo a melhor escola.

Inserida por CristinaDeutsch

O professor excepcional é aquele que cria constantemente desafios aos seus aprendentes, criando assim vínculos de respeito e confiança que fluem automaticamente, pois no momento que demonstro interesse pelo outro, é recíproco o sentimento.

Inserida por iaraschmegel

Ao professor se deve ao mínimo o superestimo.
O radicalismo é insano, egoísta? A violência endurece a racionalidade, pula etapa, cerceia a razão, corrompe valores morais e fere a dignidade. Houve época que o professor(a) era mais respeitado, mais digno e honrado, todos tinham como referência o Professor(a).
As forças palacianas deveriam servir com a finalidade de garantir os frutos desses sacrifícios e benefícios para a classe. O Professor(a) já tido como referência, padrão de estética da sociedade, tem sido visto como vilão, de demérito feito, representado pelo radicalismo sindical. São lutas travadas que provocam conquistas e deturpações da mais digna e respeitosa imagem social.
Salvem-se! Salve o professor(a) daquilo que possa parecer radical, insano, esquizofrênico! Almeja-se uma representação educativa para a classe, tão mediadora de conflito assim como o professor mediador de conhecimentos. A luta diária torna-se um conflito de interesses entre representante, representado e poder. Perdem-se diariamente os valores humanistas das conquistas.
“Ao professor se deve ao mínimo o superestimo”, como reconhecimento parcial da batalha cotidiana. Não esquecendo de que lutam contra os efeitos causados pela incompreensão de um ou outro dirigente. Aos professores se devem a empatia, carisma pela contribuição mediadora do conhecimento.
Amauri Valim.

Inserida por amaurivalim